Fernando Santos lançou neste sábado o confronto que Portugal tem agendado frente à Suíça para este domingo, em Genebra.
O selecionador nacional desdramatizou a ausência de três jogadores, entre eles Cristiano Ronaldo. Justificou-o com a gestão que já tinha anunciado e lançou o duelo frente a um adversário que vai querer corrigir os erros do último jogo e mostrar-se na sua casa.
Fernando Santos
Ausências: É uma questão de gestão normal que foi pensava ao longo deste percurso. Não fazia sentido termos 26 a viajar se só podemos ter 23. São escolhas e retirei estes jogadores.
Mudanças na Suíça: Como disse na antevisão do primeiro jogo, e não altero, a Suíça foi das seleções que mais cresceu. Desde 2016, aumentou a qualidade, tem jogadores de altíssimo nível, está sempre nas fases finais. Uma equipa muito consistente, teve um jogo anormal em Portugal, mas com período de altíssima competitividade. Acho que o que vão fazer é o que eu vou fazer, vão analisar o confronto e o porquê de ter estado por baixo em momentos do jogo. Parece que está corrigido porque manteve o posicionamento contra a Espanha. Na segunda parte desse jogo, a equipa esteve muito agressiva e o posicionamento do Shaqiri foi diferente. No jogo connosco, esteve atrás do avançado, agora jogou do lado direito, mas ele é bom em todo o lado. As mudanças são um sinal. Vamos esperar um jogo contra uma Suíça fortíssima, a querer mostrar-se na sua casa, e nós vamos lá para mostrar que também somos bons.
Alterações: Não sei se é seis, mas vou ter algumas. Na questão da gestão, o Nuno Mendes já ia jogar este jogo, era algo definido por mim. Já têm duas novidades, o resto da gestão fica para depois. Como têm visto, essa gestão tem sido feita desde o início do jogo, como durante o jogo. Não está em causa a qualidade dos jogadores, o que é bom é que tenho essa capacidade de escolher. Eles têm correspondido e têm alegria e prazer de estar aqui. Os portugueses podem estar com orgulho e contar com estes jogadores.
Rúben Neves
Ausências: São 26 jogadores preparados para jogar. Todos preparadíssimos.
Suíça: Acho que, como todas as equipas, vão fazer alguns ajustes, vendo o jogo de Alvalade, como nós vamos fazer. Nem todos os jogos são iguais. Jogar na Suíça é sempre muito difícil, vamos com a perceção de que temos de estar a 100% para vencer.
Cristiano Ronaldo de fora: Quando cá chegámos, o mister disse que éramos 26 jogadores preparados para jogar e que ia fazer essa gestão. Como é óbvio, o Cristiano é o melh9r do mundo e é sempre bom jogar com ele, mas estamos preparados e vamos jogar para trazer os três pontos.
Disputa de posição com Palhinha: O Palhinha é um excelente jogador, por isso é que também é convocado para a seleção. Cabe ao mister ver quem tem as características para determinados jogos.
Antevisão
Fernando Santos fala neste sábado à comunicação social. O selecionador nacional vai fazer a antevisão da partida entre Portugal e Suíça, a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações.
Pode acompanhar o discurso de Fernando Santos aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Duas baixas de peso no último treino antes do jogo com a Suíça