Suíça e Portugal defrontam-se, este domingo, a partir das 19h45, no Stade de Genève, na cidade helvética de Genebra, num duelo relativo à quarta jornada do Grupo 2 da Liga das Nações.
A seleção nacional chega a este encontro com sete pontos somados, fruto de um empate e dois triunfos. Se os pupilos de Fernando Santos moram na liderança do grupo, já os suíços transportam a lanterna vermelha, fruto de três derrotas em outros tantos jogos, um dos quais diante de Portugal, em Alvalade, por 0-4.
Recordar que, para este encontro, o selecionador nacional não vai poder contar com Raphael Guerreiro, Cristiano Ronaldo e João Moutinho, dispensados da convocatória.
Treinadores em discurso direto
Murat Yakin
Erros defensivos: Cometemos muitos erros na defesa e, a este nível na Liga das Nações, não podemos cometer. Temos de mostrar mais eficiência nas nossas ocasiões. Melhorámos muito contra a Espanha, mas claro que [contra Portugal] não vamos conseguir controlar os 90 minutos.
Análise ao que já vai de competição: Não posso fazer um resumo agora [da Liga das Nações]. O objetivo é o próximo jogo, temos de melhorar muito e vamos apresentar uma equipa diferente do jogo em Portugal. Claro que temos de fazer uma análise correta, mostrar o que fizemos de positivo e negativo. Mais uma vez, vamos tentar ter mais sorte
Fernando Santos
Ausências: É uma questão de gestão normal que foi pensava ao longo deste percurso. Não fazia sentido termos 26 a viajar se só podemos ter 23. São escolhas e retirei estes jogadores.
Mudanças na Suíça: Como disse na antevisão do primeiro jogo, e não altero, a Suíça foi das seleções que mais cresceu. Desde 2016, aumentou a qualidade, tem jogadores de altíssimo nível, está sempre nas fases finais. Uma equipa muito consistente, teve um jogo anormal em Portugal, mas com período de altíssima competitividade. Acho que o que vão fazer é o que eu vou fazer, vão analisar o confronto e o porquê de ter estado por baixo em momentos do jogo. Parece que está corrigido porque manteve o posicionamento contra a Espanha. Na segunda parte desse jogo, a equipa esteve muito agressiva e o posicionamento do Shaqiri foi diferente. No jogo connosco, esteve atrás do avançado, agora jogou do lado direito, mas ele é bom em todo o lado. As mudanças são um sinal. Vamos esperar um jogo contra uma Suíça fortíssima, a querer mostrar-se na sua casa, e nós vamos lá para mostrar que também somos bons.
Alterações: Não sei se é seis, mas vou ter algumas. Na questão da gestão, o Nuno Mendes já ia jogar este jogo, era algo definido por mim. Já têm duas novidades, o resto da gestão fica para depois. Como têm visto, essa gestão tem sido feita desde o início do jogo, como durante o jogo. Não está em causa a qualidade dos jogadores, o que é bom é que tenho essa capacidade de escolher. Eles têm correspondido e têm alegria e prazer de estar aqui. Os portugueses podem estar com orgulho e contar com estes jogadores.
Últimos onzes
Suíça: Sommer; Rodríguez, Cömert, Akanji, Widmer; Aebischer, Xhaka, Freuler, Shaqiri, Embolo e Zuber.
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo e Raphael Guerreiro; William Carvalho, Rúben Neves e Bernardo Siva; Gonçalo Guedes, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.
Ultimos resultados
Suíça: D-D-D-E-D
Portugal: V-V-E-V-V
Ausências
Suíça: -
Portugal: Cristiano Ronaldo, Raphael Guerreiro e João Moutinho.
Leia Também: Fernando Santos: "Ausências? É uma questão de gestão normal"