O Sporting fechou o estágio no Algarve, na terça-feira, da melhor forma. Depois de dois empates seguidos, é caso para dizer que, 'à terceira, foi de vez'.
Os leões apresentaram-se no seu tradicional 3x4x3 com um ataque dito fluído. Sem Paulinho, foi Edwards quem ocupou a posição e deu mobilidade à equipa.
A equipa verde e branca entrou dedicada a dominar a partida, mas os primeiro 20 minutos foram complicados nesse aspeto. A AS Roma tomou conta das rédeas da partida, aproveitando algum nervosismo da defesa leonina.
Para compensar, a frente de ataque ia causando estragos à linha de três defesas do emblema italiano, deixando boa impressão aos olhos de Rúben Amorim.
Pedro Gonçalves marcou o primeiro da partida, de grande penalidade, Gonçalo Inácio deu o empate à AS Roma, através de um autogolo. O mesmo jogador garantiu a reviravolta no marcador já na segunda parte, uma vantagem que durou até ao pontapé indefensável de Pellegrini. Tabata foi o autor do golo da vitória dos leões.
Foi a única vitória do Sporting neste estágio no Algarve. Os leões partem já nesta quarta-feira rumo a Lisboa para seguirem a preparação dos primeiros jogos da época, começando com o Troféu Cinco Violinos no dia 24 de julho.
Reforços à lupa
Franco Israel
Segurou os postes dos leões na primeira parte e até deixou boas impressões. Logo no início do jogo, por volta do minuto quatro, saiu de forma destemida da pequena área e ganhou amplitude perante Tammy Abraham, impedindo o golo do inglês. Sofreu um golo na partida numa jogada em que não poderia fazer melhor, já que o espaço que tinha dava-lhe pouco tempo para reagir. Contudo, esteve bem a controlar a equipa desde a baliza, tendo gritado algumas vezes para os colegas a dar indicações. Bons indícios do uruguaio.
Rochinha
Apareceu muito solto na frente de ataque. Ajudou, por vezes, a fechar espaços a nível defensivo, mas também atacou bem. A grande parte das jogadas foram feitas pelo lado direito, onde estava Pedro Gonçalves, mas o jogo sem bola de Rochinha foi notável. Arrastou marcações, abriu espaços para os colegas aparecerem e teve um rasgo de magia ao fazer um túnel a um adversário, tendo sofrido falta a seguir. Tem dado boas indicações nesta pré-época e promete lutar para ser titular.
Francisco Trincão
Saltou do banco no arranque da segunda parte, precisamente para o lugar de Rochinha. Ainda nem o 'speaker' tinha acabado de dizer o primeiro nome e já se ouvia uma grande ovação vinda das bancadas. Dentro do campo, Trincão voltou a dar cartas. A partir do lado direito para o centro, teve imprevisibilidade, poder de explosão e técnica a seu favor e deixou a defesa da AS Roma tremida por várias vezes. Rúben Amorim vai ter dores de cabeça a escolher os três homens da frente de ataque.
Hidemasa Morita e Fatawu Issahaku
O primeiro estava na ficha de jogo, mas não saiu do banco, até porque Rúben Amorim mexeu pouco nesta partida. O segundo fez parte do lote de jogadores que ficou de fora.
Jeremiah St. Juste
Segue de fora das opções dos leões enquanto recupera de uma lesão.
Outros jogadores que deram nas vistas
Que pré-época está Pedro Gonçalves a realizar neste verão. Parece-se mais com o jogador que se apresentou em Alvalade em 2019/20. Voltou a estar nos golos os leões: no primeiro, foi responsável pela jogada que culminou em grande penalidade, tendo sido o próprio a convertê-la. No golo de Gonçalo Inácio, é Pedro Gonçalves que faz a assistência. Começou a nova época com o pé direito.
Na defesa, destaque para Sebastián Coates. O uruguaio é um capitão autêntico, dos pés à cabeça. Nos momentos de maior desconforto da defesa do Sporting, foi ele quem colocou água na fervura e organizou a equipa. Chamou os colegas à atenção, bateu palmas, pediu atitude e acertou. De resto, comandou a linha mais recuada, esteve bem a cortar as tentativas da ofensiva da AS Roma, foi à frente para finalizar. A cada época que passa, Coates está melhor para bem do Sporting.
Palavra ainda para Bruno Tabata, que, num momento em que parecia que o empate era sentença do jogo, entrou em campo, mexeu com o jogo e fechou o marcador em 3-2. O brasileiro mostra que quer passar de vez de uma opção de banco para titular dos leões, mesmo que o reforço deste verão lhe complique a tarefa.
Leia Também: Sporting bate AS Roma e dá pontapé na 'saga dos empates'