O Sporting arranca, de forma oficial, a nova temporada neste domingo frente ao Sp. Braga. Os leões procuram um começo positivo para fazerem frente aos rivais desde a primeira jornada da I Liga.
Rúben Amorim tem um bom pacote de caras novas, com destaque para Morita, que impressionou na pré-temporada, e Francisco Trincão, jogador que o técnico do Sporting ansiava por ter. Contudo, ainda terá de perceber como funciona, em prova, sem João Palhinha e Pablo Sarabia, as grandes saídas deste verão.
Do lado dos minhotos, também foram algumas as mudanças. Desde logo, no comando técnico, com a saída de Carlos Carvalhal, que foi rendido por Artur Jorge, passando pelo setor defensivo, que recebeu dois reforços aparentemente para o onze inicial. A pré-época dos arsenalistas foi satisfatória, mas a I Liga será um contexto competitivo diferente e que colocará à prova o Sp. Braga.
A partida que arranca de forma oficial a época dos dois emblemas está marcada para as 18h00 deste domingo, no Estádio Municipal de Braga. Poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Artur Jorge
Arranque da época: "É um jogo que perspetivo que possa ser equilibrado. Vão estar duas boas equipas em confronto, com ambições altas para a próxima temporada. Temos respeito pelo Sporting, sabemos da sua valia, mas temos noção do que podemos fazer, esse é o nosso foco, saber o que podemos fazer enquanto equipa. Vamos procurar ganhar o jogo, como em todos os jogos da temporada".
Preparação da nova época: "Estamos na máxima força, a equipa vai depender das minhas opções e decisões para poder atacar o jogo e vencer".
Objetivos da época: "Vamos ser seguramente uma equipa ambiciosa ao longo o campeonato. Parece-me prematuro, nesta altura, determinar metas para o que queremos atingir, temos é que ser competitivos e competentes em todos os jogos para atingir o objetivo que temos internamente".
Reforços: "São quatro reforços que eu próprio escolhi. Tive a oportunidade de ver muitos jogadores, foi-me facultada uma base de dados para percebermos que posições e jogadores queríamos. Acredito muito nesses quatro jogadores, têm uma margem de progressão muito interessante".
Ideias de jogo: "Aquilo que fizemos na pré-época foi importante para a assimilação das ideias que temos para a próxima temporada. Tivemos rendimento desportivo, assim como crescimento individual e coletivo. O que fizemos deixa-nos confortáveis, sem poder dizer que está tudo feito porque vamos precisar de ter uma resposta muito capaz e competente já na primeira jornada para podermos arrancar da forma como queremos".
Rúben Amorim
Objetivos da nova época: "São de acordo com a grandesza do clube. Vamos para o terceiro ano de trabalho. Vamos lutar pelos títulos, especialmente em Portugal. Estamos na Liga dos Campeões, mas queremos passar o grupo. É assim que temos de pensar, mas vamos lutar pelos títulos nacional. Temos de pensar jogo a jogo. Tivemos uma pré-época complicada, mas a equipa está preparada".
Pré-época e arranque frente ao Sp. Braga: "Acima de tudo, foi pensar apenas no Sp. Braga. Vamos logo preparando o primeiro jogo na pré-época, é o jogo logo a seguir. É um início de campeonato difícil, mas também sabemos que pode ser um início bom. Temos capacidade para vencer qualquer equipa em Portugal e, portanto, se nos focarmos naquilo que temos de fazer em cada jogo e não pensarmos no que temos de fazer no segundo ou no terceiro jogo, penso que vmaos dar boa resposta. Olhando para o calendário, aquilo que pensei é que pode ser um início de um excelente campeonato".
Favorito à conquista do título: "Em relação ao início de temporada, ainda não vi os rivais. Foquei-me muito no que estamos a fazer na preparação dos jogos e muito naquilo que o Sp. Braga estava a fazer. Obviamente que sabemos dos resultados, que o Benfica está bem, está a marcar muitos golos, e o FC Porto é o FC Porto, é sempre um candidato muito forte, é o campeão nacional e, portanto, obviamente, os três clubes partem mais ou menos em igualmente, sabendo que uma equipa é campeão, a outra já não vence há algum tempo, nós não ganhamos o campeonato há um ano e queremos voltar a vencer. É dessa forma que olhamos para o campeonato, depende do início, tudo pode mexer com esta início. Há três candidatos ao título, sabendo que o FC Porto é o campeão, portanto, é o que parte um bocadinho à frente".
Adán de regresso: "Em relação ao Adán, já vai para a convocatória. Recuperou rapidamente, também faz todos os possíveis para jogar, é um jogador especial nesse aspeto, forçou muito para estar na convocatória e para ser opção. FOi isso que aconteceu, deu todos os sinais de que estava apto para ir a jogo e, portanto, foi convocado com naturalidade. Em relação ao Franco Israel, por tudo o que vi na pré-época, acho que acertámos. Também temos de ver que ele só tem um mês de trabalho com o Jorge Vital [treinador de guarda-redes] e, se ele já demonstra esta capacidade, com um ano de trabalho com o Vital ele certamente vai ser um guarda-redes para nós. É o presente o futuro do Sporting".
Restantes ausências da partida: "O Bragança ainda vai demorar um bocadinho a voltar. O Ugarte também está apto, vai para a convocatória. Não podemos contar com o Neto que está castigado. Serão essas a únicas baixas".
Últimos resultados
Sp. Braga: V-D-V-V-V
Sporting: E-D-D-V-E
Últimos onzes
Sp. Braga: Matheus; Victor Goméz, Niakaté, Tormena, Sequeira; Al Musrati, André Horta, Ricardo Horta; Iuri Medeiros, Djaló, Banza.
Sporting: Franco Israel; Inácio, Coates, Matheus Reis; Pedro Porro, Morita, Matheus Nunes, Nuno Santos; Trincão, Pedro Gonçalves, Paulinho.
Ausentes
Sp. Braga: [Nada a registar]
Sporting: Luís Neto (castigo) e St. Juste (lesão)
Leia Também: Italianos insistem no possível regresso de Cristiano Ronaldo ao Sporting