Um triunfo 'Juste' na reação que se pedia. As notas do Estoril-Sporting

Central neerlandês estreou-se a titular de leão ao peito, e marcou o golo que abriu o caminho à vitória no António Coimbra da Mota.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
03/09/2022 08:03 ‧ 03/09/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting colocou, ao final da noite desta sexta-feira, um ponto final numa série de duas derrotas consecutivas, diante de Desportivo de Chaves e FC Porto, ao visitar e bater o Estoril, no estádio António Coimbra da Mota, por 2-0.

Um embate que começou a ser construído logo à passagem dos 13 minutos, quando Jeremiah St. Juste, principal surpresa promovida por Rúben Amorim no onze inicial, deu o melhor seguimento possível a um cruzamento certeiro de Pedro Gonçalves.

O avançado ex-Famalicão voltaria a dizer 'presente' apenas oito minutos depois, ao deixar a bola nos pés de Marcus Edwards, que fintou o guarda-redes Dani Figueira e colocou a bola no fundo das redes, selando, desta maneira, o resultado final.

No segundo tempo, os canarinhos ainda tentaram reagir, mas era já tarde demais para evitar aquela que foi a segunda derrota da temporada, isto depois de, na passada jornada, terem saído da Capital do Móvel com uma confortável vitória, por 3-0.

Com este triunfo, o Sporting passa a somar sete pontos e 'cola-se', não só ao Estoril, como também, provisoriamente, ao Desportivo de Chaves (que recebe o Rio Ave, no fecho da ronda) e ao Casa Pia (que mede forças com o Arouca), na quinta posição da tabela.

Figura

Pedro Gonçalves assinou uma partida, praticamente, imaculada, sendo o principal dinamizador da frente de ataque do Sporting, e assistindo para os golos de Jeremiah St. Juste e Marcus Edwards. Ainda 'assustou' por duas vezes, ao apresentar queixas físicas, mas acabou por 'sobreviver' até aos 88 minutos, quando deu o lugar a Abdul Fatawu.

Surpresa

Jeremiah St. Juste começa, por fim, a justificar os motivos pelos quais o Sporting investiu quase dez milhões de euros no seu passe. O neerlandês foi ‘imperial’ na defesa (ainda que com alguns ‘deslizes’) e demonstrou, também, grande acerto no jogo de pés, quebrando com facilidade a primeira linha de pressão do Estoril.

Desilusão

Mais uma partida, mais uma oportunidade desperdiçada por Francisco Trincão, a mais mediática aquisição do Sporting no mercado de transferências de verão, justificar o potencial que lhe é reconhecido. O internacional português passou por completo ao lado do jogo, ficando, uma vez mais, muitos furos abaixo dos companheiros de ataque, Marcus Edwards e Pedro Gonçalves.

Treinadores

Nélson Veríssimo: Exibição muito fraca do Estoril. A equipa, desde cedo, abdicou de pressionar a saída de jogo do Sporting, um cenário que só alterou já no segundo tempo, quando tinha uma desvantagem de dois golos no marcador, tornando-se, desta maneira, ‘presa fácil’ perante os seus próprios adeptos.

Rúben Amorim: À imagem do que sucedeu na derrota com o Desportivo de Chaves, o Sporting dominou, por completo, a primeira parte. A diferença, desta vez, é que foi eficaz nas oportunidades de que dispôs, construindo uma vantagem que lhe permitiu encarar, desde cedo, o jogo com outra tranquilidade.

Árbitro

Noite que começou tranquila, mas que se complicou, para Manuel Oliveira, cujo único lance de maior polémica foi resolvido bem e sem grandes alaridos. Logo aos 12 minutos, Nuno Santos caiu na grande área e pediu grande penalidade, mas o árbitro da Associação de Futebol do Porto decidiu nada assinalar. Já no segundo tempo, o jogo acabou por 'descambar' do ponto de vista disciplinar, com uma autêntica 'chuva' de cartões amarelos.

Leia Também: Assim foi o primeiro golo de St. Juste com a camisola do Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1820
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14Arouca1816
15C.D. Nacional1716
16AVS1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas