O FC Porto regressou às vitórias, este sábado, depois de visitar e derrotar o Gil Vicente (2-0), em jogo da 5.ª jornada da I Liga. Menos de uma semana depois da derrota em Vila do Conde, os dragões apresentaram-se em Barcelos de espírito renovado e com várias alterações no onze, assinando uma primeira parte muito competente.
Mehdi Taremi (41') e Galeno (44') foram os marcadores de serviço, garantindo mais três pontos ao campeão nacional, que agora soma 12 e que se mantém no 3.º lugar da tabela classificativa, a um ponto do Sp. Braga e a três do líder Benfica.
Na próxima quarta-feira, refira-se, o FC Porto inicia a aventura na Liga dos Campeões, com a visita ao Atlético de Madrid.
Filme do jogo
O FC Porto apresentou-se em Barcelos com um onze com várias alterações. David Carmo, Wendell, Eustáquio, Galeno e Toni Martínez foram apostas de Sérgio Conceição e o espanhol até foi sinónimo de perigo bem cedo no encontro. Aos 17 minutos meteu a bola no fundo das redes, mas o lance foi prontamente anulado por indicação do árbitro auxiliar, e aos 35' voltou a fazer o mesmo, mas desta feita com o VAR a intervir para anular o golo.
Os dois golos anulados não tiraram, porém, o fôlego aos dragões que em três minutos construíram uma vantagem confortável para levar para o intervalo. Mehdi Taremi abriu, de vez, as contas do marcador aos 41 minutos, com um belo remate de primeira, e Galeno ampliou as contas apenas dois minutos depois, após ser servido de bandeja por Eustáquio.
⌚️Intervalo: GVFC 0-2 FCP
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 3, 2022
🇨🇦Stephen Eustáquio nunca tinha feito um bis de assistências na sua carreira.
⏪Em 4 minutos, na sua estreia como titular nos dragões, deu o último toque para golos de Taremi e Galeno. pic.twitter.com/loh8CQWqhg
O FC Porto regressou, assim, aos balneários com uma vantagem folgada e mais do que justa, face àquilo que aconteceu nos primeiros 45 minutos da partida.
Na segunda parte registou-se uma reação do Gil Vicente perante um FC Porto mais relaxado e sem necessidade de estar constantemente a meter o pé no acelerador. Ivo Vieira fez quatro alterações logo no arranque do segundo tempo com as entradas de Kevin, Tiba, Danilo e Tomás Araújo e a equipa ganhou mais critério e foi criando mais problemas aos dragões.
Sérgio Conceição percebeu que a equipa estava a perder o controlo do jogo e também foi operando algumas mexidas, refrescando, sobretudo, o setor mais adiantado no terreno de jogo. As alterações surtiram efeito e garantiram, pelo menos, que o marcador se mantivesse inalterável até ao apito final.
Feitas as contas, o FC Porto regressa às vitórias, ao passo que o Gil Vicente não vence há quatro jogos consecutivos no campeonato. Os dragões ocupam o terceiro posto, com 12 pontos, enquanto os gilistas contabilizam cinco e correm o risco de perderem o 12.º posto ainda no decurso desta 5.ª ronda.
Momento do jogo: O segundo golo do FC Porto, apontado por Galeno, dois minutos após o primeiro, colocou um ponto final na história do jogo ainda antes... do intervalo.
Equipas iniciais
ONZE DO GIL VICENTE: Andrew; Hackman, Rúben Fernandes, Lucas Cunha, Adrián Marin; Vítor Carvalho, Fujimoto, Aburjania; Boselli, Bilel e Fran Navarro.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Pepê, David Carmo, Pepe, Wendell; Uribe, Eustáquio, Otávio, Galeno; Toni Martínez e Taremi.
Antevisão
O FC Porto visita, na noite deste sábado, o Gil Vicente em mais um jogo da 5.ª jornada da I Liga. Após as vitórias dos rivais Benfica e Sporting, a equipa de Sérgio Conceição procura retomar o caminho dos triunfos, após o tombo protagonizado em Vila do Conde no passado domingo.
Do outro lado estará um Gil Vicente capaz de causar problemas e já com vários jogos nas pernas nesta nova temporada por conta da fase de qualificação para a Liga Conferência, que acabou por não ser conseguida.
O pontapé de saída está agendado para as 20h30 com João Pinheiro a ser o árbitro nomeado para apitar a partida em Barcelos.
Siga aqui, em direto, o relato da partida entre Gil Vicente e FC Porto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Gil Vicente-FC Porto: Dragões visitam Barcelos em busca de vingança