Meio ano depois da última vez, o Sporting vai voltar a competir para a Liga dos Campeões e há um novo desafio para Rúben Amorim: promover mais estreias na prova milionária.
Avaliando o quadro geral de reforços para a presente temporada, saltam à vista meiaa dúzia de nomes que anseiam pela oportunidade de somar os primeiros minutos naquela que é a maior competição de clubes na Europa. Futebolistas como St. Juste ou Francisco Trincão acabam por estar fora desta equação, uma vez que já se estrearam na prova por Feyenoord (2017/18) e Barcelona (2020/21), respetivamente.
Desde o português Rochinha aos estrangeiros Morita, Alexandropoulos, Fatawu, Arthur Gomes e Franco Israel, as novas caras do plantel leonino vão tentar intrometer-se entre as principais escolhas de Rúben Amorim e, assim, evitar que sejam apenas 'rodados' pelas provas internas por força do calendário mais apertado.
Apesar de tudo, a tarefa não se avizinha fácil para alguns destes seis nomes, uma vez que há quem aparente estar bem seguro em determinadas posições do campo.
Rochinha
Após seis anos consecutivos a jogar em clubes da I Liga (dois anos e meio no Boavista e três anos e meio pelo Vitória), o avançado de 27 anos chegou a um dos três 'grandes' esta época e, contando já com várias oportunidades concedidas por Rúben Amorim, está agora à espreita de ouvir o hino da Champions pela primeira vez. É certo que só por uma vez jogou como titular, mas entrou sempre na condição de suplente utilizado e é provável que a estreia aconteça nesses moldes.
Hidemasa Morita
Foi um dos grandes destaques do campeonato na temporada passada, ao serviço do Santa Clara, clube onde jogou nas últimas duas épocas e, apesar de não registar grandes números a nível de golos e assistências, revelou ser preponderante para a ligação entre setores e não tardou em despertar o interesse do técnico dos leões. No Sporting, o médio japonês tem intercalado entre a titularidade e o banco de suplentes, mas depois do último jogo, frente ao Estoril (0-2), não será descabido sonhar com a estreia... a titular.
Soto Alexandropoulos
Um dos mais recentes reforços do Sporting ainda não somou mais do que apenas um minuto com a camisola dos leões - entrou aos 89' na última jornada, diante do Estoril -, mas reúne o talento suficiente para jogar na Champions, mesmo que não seja já no jogo desta quarta-feira, no reduto do Eintracht Frankfurt. O jovem grego chegou a Alvalade, oriundo do Panathinaikos, sendo que o selo da criatividade que traz consigo poder mesmo despertar a atenção dos tubarões europeus.
Fatawu Issahaku
O ganês de 18 anos tornou-se mais uma opção para a frente de ataque dos leões e, avaliando pelo que mostrou no pouco tempo que esteve em campo neste início de época, tem condições para ser um daqueles jogadores que entra a meio do jogo e 'baralha' as previsões dos oponentes mais diretos. Fatawu já conta com a experiência da CAN e, estando pela primeira vez num continente que não o africano, ainda terá o seu tempo para se adaptar ao futebol europeu.
Arthur Gomes
O avançado brasileiro chegou à I Liga na temporada passada e, após ter sido um dos destaques do Estoril, acabou mesmo por rumar a Alvalade nas últimas horas do mercado de transferências, que encerrou em Portugal na passada quinta-feira. Contando já com um golo esta época ao serviço dos canarinhos, o futebolista de 24 anos procura ainda somar os primeiros minutos com a camisola dos leões, algo que deverá acontecer no campeonato, mas não deverá tardar em jogar para a Liga dos Campeões.
Franco Israel
De todos, aquele que provavelmente tem a tarefa mais complicada. 'Tapado' por Adán, dono e senhor das redes da baliza leonina desde 2020/21, Franco Israel foi tendo algumas oportunidades ao longo da pré-época, mas desde o arranque da temporada que ainda não somou qualquer minuto. Apesar da ideia passar por jogar eventualmente nas provas internas, principalmente nas taças nacionais, o uruguaio de 22 anos ainda anseia 'fintar' a lógica e ultrapassar o experiente guardião na corrida pelo lugar.
Leia Também: FC Porto e Sporting já conhecem os árbitros para a ronda inaugural