O FC Porto alcançou, este sábado, um empate na visita ao Estoril-Praia (1-1), em jogo da sétima jornada da I Liga, numa partida na qual os azuis e brancos chegaram à igualdade apenas nos descontos do segundo tempo.
Tiago Gouveia abriu o marcador no final da primeira parte e Mehdi Taremi igualou a contenda nos descontos do segundo tempo.
Filme do jogo:
Após o desapontante desaire europeu no início da semana diante do Club Brugge, Sérgio Conceição promoveu muitas mexidas no onze inicial. Saíram João Mário, Pepe, Otávio e Galeno em relação ao duelo com os belgas e entraram Fábio Cardoso, Taremi, André Franco e Rodrigo Conceição, estes últimos em estreia no onze inicial.
Depois de minutos iniciais equilibrados na Amoreira, eis que a formação de Nélson Veríssimo criou a primeira oportunidade de perigo aos 21 minutos. Rodrigo Martins aproveitou algum espaço que teve e rematou colocado à baliza de Diogo Costa, com a bola a passar perto do poste. O FC Porto respondeu por Evanilson. Após um lançamento de Zaidu, o brasileiro procurou a bola lançada pelo nigeriano, mas Dani Figueira saiu bem dos postes e sacudiu para fora das quatro linhas.
O Estoril-Praia procurava surpreender o campeão nacional e esteve perto de o fazer em duas ocasiões à passagem da meia hora de jogo. Primeiro foi Erison a atirar para boa defesa de Diogo Costa e depois foi Tiago Gouveia que, com a baliza vazia, atirou com estrondo ao poste da baliza portista. O mesmo jovem emprestado pelo Benfica rematou cruzado, aos 31 minutos, mas Diogo Costa respondeu com uma boa defesa.
Pouco depois, o FC Porto viu serem-lhe anulados dois golos. Primeiro, Pedro Álvaro colocou a bola no fundo da própria baliza, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Eustáquio. Depois, Zaidu também colocou a bola no fundo das redes de Dani Figueira, mas o nigeriano estava em posição irregular.
O Estoril-Praia continuava a apostar nos contra-ataques para surpreender o FC Porto e a verdade é que o conseguiu ao minuto 41. Joãozinho fez um lançamento largo na direção de Tiago Gouveia, que entrou na área pela direita e, mesmo pressionado por Zaidu, rematou rasteiro para o fundo das redes, com a bola a passar por baixo da mão direita de Diogo Costa.
No reatamento da partida, o FC Porto entrou com tudo à procura do empate. Primeiro foi Evanilson, aos 47 minutos, a fazer um cruzamento à procura de Taremi, mas a bola saiu com muita força do pé do brasileiro. Depois, o iraniano atirou à barra da baliza estorilista, num lance em que Dani Figueira estava completamente batido.
A equipa da casa respondeu bem e esteve muito perto do 2-0 aos 55 minutos. Rodrigo Martins cruzou de trivela a partir da esquerda, mas Francisco Geraldes, com tudo para finalizar, demorou muito para atirar para o fundo das redes e Diogo Costa fez bem a mancha ao remate do português.
Já com Galeno em canto, o FC Porto carregava à procura do empate. Aos 63', Taremi recebeu um passe do ex-Sporting de Braga e rematou contra as pernas de Joãozinho. Depois, Eustáquio rematou contra o corpo de Bernardo Vital e Evanilson, após cruzamento na esquerda de Galeno, cabeceou um todo ou nada ao lado da baliza de Daniel Figueira.
Depois de muitas alterações em ambos os lados, eis que surge o lance de maior sururu do segundo tempo. Mor Ndiaye tem uma entrada mais dura sobre Gabriel Veron e acaba expulso. Luís Godinho foi ao VAR analisar um possível vermelho direto, mas manteve a decisão. E na sequência desta falta, o FC Porto atirou uma bola ao poste. Eustáquio bateu um livre descaído para a direita, Veron adiantou-se a um defesa e atirou de cabeça ao ferro.
Os azuis e brancos desesperavam por um golo e voltaram a estar perto de o alcançar nos dez minutos finais. Desmarcado por Uribe, Toni Martínez surgiu no interior da área a rematar para defesa de Dani Figueira. Depois, Uribe recolheu a bola em zona frontal e rematou na direção da baliza, mas viu a bola desviar num defesa e sair por cima.
E foi já nos descontos do segundo tempo que o FC Porto chegou ao empate na Amoreira. Pouco depois de ter sido levantada a placa com o tempo adicional, Luís Godinho foi chamado pelo VAR Artur Soares Dias para a analisar uma possível grande penalidade por um desvio com o braço de Joãozinho, isto depois do juiz eborense ter assinalado fora de jogo ao ataque dos portistas.
Após largos minutos a analisar as imagens, Luís Godinho mudou a decisão e apontou para a marca do castigo máximo, uma decisão que gerou muita polémica junto da equipa da casa. Chamado a converter, Taremi igualou o marcador e impediu que a sua equipa saísse da Amoreira com a segunda derrota da semana. Os portistas ainda tentaram a remontada no marcador, mas o Estoril fechou bem os caminhos para a sua baliza.
Feitas as contas, o FC Porto segura a terceira posição da tabela classificativa com 16 pontos. O Estoril-Praia ocupa a sexta posição com 11 pontos.
Momento do jogo: O penálti assinalado por Luís Godinho nos descontos da segunda parte mudou aquilo que podia ser uma derrota para o FC Porto. Um lance que promete fazer correr muita tinta.
Equipas iniciais
Onze do Estoril: Dani Figueira, Tiago Santos, Bernardo Vital, Pedro Álvaro, Joãozinho, Francisco Geraldes, João Carvalho, Ndiaye, Tiago Gouveia, Erison e Rodrigo Martins.
Suplentes: Pedro Silva, Lucas Áfrico, Serginho, Marqués, Benchimol, Tiago Araújo, Gonçalo Esteves, Dele e Léa Siliki.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu, Pepê, Uribe, Eustáquio, André Franco, Taremi e Evanilson.
Suplentes: Cláudio Ramos, Marcano, Wendell, Bruno Costa, Grujic, Galeno, Veron, Danny Namaso e Toni Martínez.
Antevisão
Estoril Praia e FC Porto medem forças, este sábado, em duelo a contar para a sétima jornada do campeonato português, uma partida que acontece após a derrota dos portistas com o Club Brugge no Dragão, em jogo para a Liga dos Campeões, naquela que terá sido uma das piores noites europeias da sua história.
A juntar a este desaire, o pós-jogo com o Brugge trouxe uma situação anormal para o técnico dos azuis e brancos. Após o desaire europeu, o carro da família de Sérgio Conceição foi apedrejado por um conjunto de adeptos, situação que fez com que o técnico não fizesse a habitual antevisão a este encontro.
Com três derrotas nos últimos cinco jogos, o FC Porto quererá, certamente, que o chip mude para o campeonato e que os jogadores deem sequência às vitórias sem sofrer golos diante de Gil Vicente e Desportivo de Chaves.
Ainda assim, e apesar do recente histórico positivo dos dragões nos duelos com os estorilistas, do outro lado está uma equipa que tem estado bem neste início de campeonato, apesar do Estoril já ter perdido frente ao Sporting. A equipa de Nélson Veríssimo chega a este jogo após uma vitória em Vizela.
O jogo entre Estoril Praia e FC Porto tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.