A Federação Russa de Futebol (RFU) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, esta terça-feira, que "não estará presente no sorteio da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, que vai realizar-se a 9 de outubro, em Frankfurt".
"A razão está relacionada com a decisão tomada pela UEFA, em fevereiro, de suspender a participação das seleções e clubes russos nas competições por si organizadas, por defeito, até 'anúncio em contrário'", pode ler-se na nota.
"A decisão foi contestada pela RFA, no Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), em Lausanne, que rejeitou o recurso, em julho. A Federação aguarda o texto completo da decisão do CAS, após o qual estudará uma decisão quanto aos passos seguintes ao nível da proteção legal", completa.
Na base da decisão do organismo que rege o futebol europeu está a invasão levada a cabo pelas forças militares russas à Ucrânia, que, recorde-se, também já tinha levado ao afastamento da seleção dos playoffs de qualificação para o Campeonato do Mundo deste ano.
Leia Também: Rússia não estará no Euro'2024, garante presidente da Federação ucraniana