A seleção nacional visitou e derrotou, este sábado, a Chéquia (4-0), em jogo da penúltima jornada da Liga das Nações. Portugal assumiu, assim, a liderança do grupo 2, com 10 pontos, e está a um pequeno passo de garantir uma vaga na final four da competição cujo título já conquistou em 2019.
Diogo Dalot foi a grande figura da noite em Praga ao completar um improvável bis. Bruno Fernandes e Diogo Jota apontaram os outros golos da equipa das quinas.
Já na terça-feira haverá lugar a duelo ibérico com Espanha em Braga. Portugal apenas precisa de vencer ou empatar para seguir em frente para a final a quatro.
Filme do jogo
Para a noite em Praga Fernando Santos apostou num trio de ataque formado por Bernardo Silva, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo, ao passo que Danilo ocupou a vaga do dispensado Pepe. Por seu turno, Diogo Dalot foi o escolhido para colmatar a ausência do castigado João Cancelo.
O jogo até começou com alguns lances de perigo, junto das duas balizas, mas o primeiro grande momento chegou aos 13 minutos, altura em que Cristiano Ronaldo foi derrubado pelo guarda-redes checo. O árbitro, porém, nada assinalou, porque o avançado português estava em fora de jogo. Ronaldo não se livrou de uma mazela bem evidente no nariz e teve mesmo de ser assistido, regressando para dentro de campo poucos minutos depois.
Aos 22 minutos, a Chéquia também sofreu um revés, mas que obrigou mesmo a uma troca na equipa. Brabec começou a coxear e foi substituído pelo compatriota Kúdela.
Depois, sim, apareceram os golos. Diogo Dalot (33') foi o responsável por inaugurar o marcador. O lateral do Manchester United pegou na bola, iniciou a manobra ofensiva e apareceu, segundos depois, para finalizar a jogada após assistência de Rafael Leão.
⌚️35' CZE 0-1 POR
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 24, 2022
🇵🇹DiogoDalot estreia-se a marcar ao 6.º jogo pela Seleção A.
O defesa não marcava um golo desde março 2021 quando representava o 🇮🇹AC Milan (vs Hellas Verona) pic.twitter.com/00g5FzFgIC
Portugal assumiu, assim, a dianteira do marcador, ficou mais confortável em Praga e deixou os checos... à beira de um ataque de nervos. Ainda antes do intervalo, Bruno Fernandes (45'+2), também ele jogador dos ingleses do United, assinou o segundo golo da noite na Eden Arena, ampliando a vantagem lusa em solo checo.
Os checos tiveram, ainda assim, uma clara oportunidade para reduzir a desvantagem antes do referido regresso aos balneários. Cristiano Ronaldo meteu a mão na bola, o VAR vislumbrou a falta, o árbitro foi ver as imagens e apontou para o castigo máximo. No entanto, Patrik Schick não teve pontaria afinada e meteu a bola na bancada atrás da baliza à guarda de Diogo Costa.
⌚️45' CZE 0-2 POR
— playmakerstats (@playmaker_PT) September 24, 2022
️HISTÓRICO!!! É a primeira vez que 🇵🇹Portugal tem penáltis falhados de forma consecutiva:
vs 🇹🇷Turquia, Dragão - Diogo Costa
vs 🇨🇿Chéquia, Praga - Diogo Costa
Foi o 6.º penálti falhado frente à Seleção Nacional A pic.twitter.com/r8nU1gFQlu
Portugal ia, assim, para intervalo com uma vantagem de dois golos e que, diga-se, refletia bem aquilo que se havia passado durante os primeiros 45 minutos.
A segunda parte deu seguimento ao domínio português em Praga à boleia de um goleador improvável: Diogo Dalot. Aos 52 minutos, o lateral direito português assinou o melhor golo da noite através de um grande remate fora da grande área.
O terceiro golo sentenciou, de uma vez por todas, a partida e a partir daí a seleção nacional entrou em modo gestão, com Fernando Santos a tirar Bernardo Silva e Rafael Leão para lançar para dentro de campo Diogo Jota e Ricardo Horta aos 67 minutos.
Dez minutos depois foi a vez de Bruno Fernandes e William Carvalho deixarem o relvado para darem o lugar a Matheus Nunes e João Palhinha, numa altura em que ambas as equipas já só esperavam pelo apito final.
Ainda assim, o quarto golo da noite acabaria por chegar e novamente com sotaque português. Na sequência de um canto batido por Ricardo Horta, Cristiano Ronaldo fez um primeiro desvio e Diogo Jota (82') fixou o resultado final em Praga.
Feitas as contas, Portugal soma agora 10 pontos e na terça-feira recebe a Espanha, em Braga. Apenas uma derrota evitará que a formação das quinas esteja presente na final four da Liga das Nações. Os espanhóis perderam, também nesta noite, na receção à Suíça (1-2) e ficaram com os mesmos oito pontos.
Momento do jogo: O penálti desperdiçado por Patrik Schick a segundos do intervalo custou caro aos checos. A oportunidade de ouro foi lançada, literalmente, às bancadas e uma eventual reação foi por água abaixo.
Classificação atual do grupo 2 da Liga A
- Portugal, 10 pontos
- Espanha, 8 pontos
- Suíça, 6 pontos
- Chéquia, 4 pontos
Equipas iniciais
ONZE DA CHÉQUIA: Vaclík; Jamelka, Brabec, Zima; Coufal, Soucek, Král, Zeleny; Barák, Patrik Schick e Hložek.
Team news #NationsLeague
— Czech Football National Team (@ceskarepre_eng) September 24, 2022
🇨🇿 Vaclík – Zima, Brabec, Jemelka – Coufal, Souček ©️, Král, Zelený – Barák, Schick, Hložek.
🇵🇹 Diogo Costa - Dalot, Rúben Dias, Danilo, Rui - Carvalho, Fernandes, Neves - Ronaldo ©️, Leão, Silva. pic.twitter.com/lM2Ko48yJb
ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Rúben Dias, Danilo, Mário Rui; William Carvalho, Rúben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo.
All eyes on us. 🇵🇹 Senhoras e senhores, é este o nosso 𝗫𝗜 𝗜𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮𝗹 para hoje! #VesteABandeira
— Portugal (@selecaoportugal) September 24, 2022
Ladies and gentlemen, this is our 𝗦𝘁𝗮𝗿𝘁𝗶𝗻𝗴 𝗫𝗜 for today! #WearTheFlag pic.twitter.com/RYtZDrZlNc
Antevisão
A seleção nacional disputa, este sábado, um duelo com a Chéquia, em Praga, em jogo da penúltima jornada da Liga das Nações. A equipa das quinas ainda luta por uma vaga na final four da prova, que já conquistou em 2019, mas não pode perder sob pena de deixar fugir a Espanha, que também esta noite recebe a Suíça.
Siga em direto, a partir das 19h45, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Chéquia-Portugal: Ganhar em Praga para manter pressão nos espanhóis