As notas do Chéquia-Portugal: Laterais a marcar pontos antes do Qatar

Diogo Dalot aproveitou castigo de João Cancelo para marcar e brilhar numa noite em que Mário Rui também justificou a aposta de Fernando Santos.

Notícia

© Diogo Pinto/FPF

Francisco Amaral Santos
25/09/2022 08:03 ‧ 25/09/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Foi uma noite praticamente perfeita aquela vivida pela seleção nacional em Praga no sábado. A formação das quinas visitou e goleou a Chéquia (4-0) num jogo de sentido único e em que a vitória portuguesa nunca esteve em causa. Para melhorar o cenário, a Espanha foi derrotada em casa, ficando o caminho aberto para que Portugal possa, de facto, marcar presença na final four da Liga das Nações. 

Numa noite com quatro golos, dois deles da autoria de Diogo Dalot, a exibição portuguesa foi quase imaculada e merecedora de um resultado tão avolumado. De resto, foi mesmo a vitória mais folgada de Portugal no histórico de confrontos com os checos. 

Mas, agora sim, vamos aos protagonistas. 

A figura 

O protagonista da noite em Praga foi apenas e somente Diogo Dalot. Chamado ao onze para suprimir a ausência de João Cancelo, que estava castigado, o lateral direito do Manchester United transformou-se num... goleador improvável. Abriu o ativo na Chéquia, após um lance que o próprio iniciou, e na segunda parte 'abriu o livro' com um grande golo fora da grande área. Estreou-se a marcar e logo em dose dupla na noite em que cumpriu a 6.ª internacionalização na seleção principal. Um golo de pé direito e outro de pé esquerdo. 

A surpresa

Mário Rui foi o escolhido para alinhar na lateral esquerda, ganhando a corrida a Nuno Mendes, e acabou por dar uma boa resposta, ficando diretamente ligado ao segundo golo. O lateral do Napoli assistiu Bruno Fernandes e foi muito certinho na hora de defender. 

A desilusão 

Patrik Schick regressou às opções dos checos e era apontado como a maior ameaça para a defesa portuguesa. No entanto, o avançado do Bayer Leverkusen foi facilmente anulado pela dupla de centrais formada por Danilo e Rúben Dias, ao mesmo tempo que desperdiçou uma grande penalidade à beira do intervalo. Noite para esquecer. 

Os selecionadores 

Jaroslav Silhavy

Na antevisão da partida, o selecionador checo deixou em aberto que o empate era um resultado que interessava mas, a bem da verdade, a Chéquia foi tudo menos perigosa. Num jogo de sentido único, o momento de maior perigo foi mesmo o lance do penálti... desperdiçado. 

Fernando Santos 

Após uma semana marcada pela surpreendente renúncia da Rafa Silva, o selecionador nacional respondeu às críticas da melhor forma: com uma vitória categórica. Portugal ganhou e ganhou bem na Praga. Não foi uma exibição deslumbrante, mas não deixou de ser bastante competente. Um bom indicador quando no horizonte já está o Mundial'2022. 

O árbitro 

Srdjan Jovanovic não teve uma noite complicada entre mãos, mas teve o mérito de conseguir controlar o jogo sem ser necessário mostrar qualquer cartão. Deixou o jogo fluir e apitou apenas quando necessário. 

Leia Também: Cristiano Ronaldo ficou com o nariz neste estado após choque com Vaclík

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As imagens da festa de Arthur Cabral com dois ausentes de peso

Fotogaleria

As imagens da festa de Arthur Cabral com dois ausentes de peso

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Santa Clara3150
6Vitória SC3048
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3033
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche lança edição limitada do 911 inspirada nos anos 70 e 80

Porsche

Porsche lança edição limitada do 911 inspirada nos anos 70 e 80

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas