O Sporting regressa aos relvados nesta sexta-feira, em casa, frente ao Gil Vicente. Os leões aproveitaram a paragem das seleções para organizar a casa, mas não conseguiram acelerar todas as recuperações de lesão.
Entre os casos mais preocupantes estão Coates, Luís Neto e Pedro Porro. Estes quatro nomes ainda fazem parte do boletim clínico do emblema de Alvalade, do qual saiu St. Juste na última quarta-feira, ainda que com muita vigilância. Para já, perspetiva-se um regresso à competição sem estes jogadores.
Feitas as contas, sobram poucas opções para Rúben Amorim na linha defensiva. A falta de profundidade do plantel do Sporting vai obrigar a um tremendo improviso.
Adaptações nem sempre são seguras
Riscados os quatro nomes supramencionados, o Sporting pode contar ainda com Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Ricardo Esgaio para o centro da defesa. Os dois últimos são completas adaptações feitas por Amorim que, se em certos casos já deu jeito, noutros, acabou por correr mal.
Esgaio, Matheus Reis e Gonçalo Inácio devem jogar no centro da defesa frente ao Gil Vicente© Getty Images
Matheus Reis reune consenso na posição de defesa central. O brasileiro chegou a Alvalade com o rótulo de lateral esquerdo, mas a agressividade a defender, a rapidez e a boa saída a jogar levaram-no ao centro da defesa, onde costuma jogar mais com a camisola verde e branca. Por outro lado, Ricardo Esgaio, que chegou para ser suplente de Porro, já foi chamado para o lugar dos centrais e acabou por ficar mal visto.
Por duas vezes, contra Desp. Chaves e Boavista, o defesa de 29 anos ficou associado aos desaires do Sporting, não tendo apresentado a sua melhor versão a jogar no centro da defesa. No último, no Bessa, Esgaio foi mesmo preferido, em vez de José Marsà, defesa espanhol pleno de pontos de interrogação.
Marsà. Afinal, o que se passa?
Depois de confessado por Rúben Amorim o cansaço de alguns jogadores do Sporting, entre eles de Gonçalo Inácio, questionou-se no núcleo sportinguista o seguinte: afinal, por que razão não joga José Marsà?
José Marsà ainda não jogou qualquer minuto na equipa principal do Sporting nesta época© Getty Images
A questão não tem uma resposta direta, estando essa ao encargo do treinador do Sporting. Contudo, é curiosa a falta de minutos de jogo do espanhol, que já leva quatro jogos na equipa B dos leões, nos quais utilizou a braçadeira de capitão.
Marsà chegou do Barcelona com rótulo de promessa, mas, em 5580 minutos possíveis de jogar desde que chegou a Alvalade, esteve em campo por apenas... 11 minutos.
Formação pede oportunidades
O Sporting mudou o plano para esta temporada no que toca à constituição do plantel. De forma a manter o seu núcleo duro e não ter de vender para contratar, Rúben Amorim preferiu encurtar as opções em cada posição e, assim, abrir espaço à formação.
Ora, se em caso de aperto há que arranjar uma solução rápida, Amorim poderá encontrá-la mais depressa do que pensa nas camadas jovens dos leões. Estão inscritos em prova Chico Lamba, Jesús Alcantar, Gilberto Batista, Gonçalo Braga e Diogo Travassos.
Gilberto Batista tem treinado com a equipa principal. Leva 316 minutos de jogo© Getty Images
Os primeiros três são defesas centrais. Desses, apenas Chico Lamba espera por oportunidade para jogar nesta época. Alcantar já representou por três vezes a equipa B, Gilberto Batista fê-lo por quatro vezes, tendo jogado ainda dois jogos da Youth League.
Os restantes nomes são opções para o lado direito da defesa, que poderá ficar despida com a provável adaptação de Esgaio ao centro da defesa. Gonçalo Braga, que chegou ao Sporting na época passada proveniente do Sp. Braga, leva um jogo na equipa B e outro nos sub-23, enquanto Diogo Travassos leva três na equipa B e dois na Youth League.
Diogo Travassos jogou os 90 minutos de todas as cinco partidas desta época© Getty Images
A poder 'arriscar' e lançar um destes jovens já na próxima jornada da I Liga, prevê-se uma surpresa no lado direito da defesa, ficando a equipa menos exposta do que estaria se entrasse um novo central. Ainda assim, e tal como já fez noutra ocasião, Arthur Gomes poderá descer no campo e jogar pela ala inteira, não mostrando a sua vertigem rumo à baliza adversária, mas dado velocidade à equipa na posição.
É com estas questões que Rúben Amorim terá de lidar até sexta-feira, dia em que o Sporting regressa à prova frente ao Gil Vicente, em Alvalade, às 19 horas.
Leia Também: Sporting coloca três jogadores na lista dos mais promissores do mundo