Várias dezenas de adeptos de futebol morreram, este sábado, na Indonésia na sequência de um confronto com a polícia no relvado, após o jogo entre Arema FC e Persebaya Surabay (2-3). A CNN garante que estão confirmados, para já, 127 mortos, sendo que dois deles são polícias.
Tudo aconteceu após os adeptos da casa ficaram insatisfeitos com a derrota e invadiram o relvado. A polícia entrou em ação para conter a multidão e recorreu ao gás pimenta, o que provocou o pânico.
— BNO News (@BNONews) October 1, 2022
A Liga indonésia já informou, em comunicado, que o campeonato está suspenso após os trágicos acontecimentos.
"Estamos preocupados e lamentamos profundamente este incidente. Partilhamos as nossas condolências e esperamos que esta seja uma lição valiosa para todos nós", afirmou Akhmad Hadian Lukita, presidente da Liga.
PT LIB Menghentikan Kompetisi BRI Liga 1 2022/2023 Selama Sepekan https://t.co/LUiKgBTslz
— PT Liga Indonesia Baru (@pt_lib) October 1, 2022
Nas redes sociais são inúmeros os vídeos partilhados que mostram a violência dos confrontos entres adeptos e polícia no relvado, sendo que várias infraestruturas do estádio também foram danificadas.
Penampakan mobil polisi yang rusak akibat kerusuhan Arema vs Persebaya di Stadion Kanjuruhan Malang. (Video Istimewa) #BreakingNews #ElshintaUpdate pic.twitter.com/9QpvEPzJEg
— Radio Elshinta (@RadioElshinta) October 1, 2022
Refira-se que a equipa da casa conta com dois jogadores ligados ao futebol português: Sérgio Silva (ex-Oliveirense e Feirense) e também Abel Camará (ex-Belenenses).
[Notícia atualizada às 00h06]