O jornal inglês The Times adiantou na noite desta segunda-feira que a Ucrânia pode juntar-se à candidatura ibérica de Portugal e Espanha para organizar o Mundial 2030.
A mesma publicação indica que a proposta terá sido feita pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e acolhida com agrado pelos governos duas nações ibéricas. A decisão deverá ser tornada pública esta quarta-feira.
O The Times esclarece ainda que o país que foi invadido pela Rússia se prepara para receber um dos grupos da competição agendada para dentro de oito anos.
Os ucranianos acreditam que em 2030, dentro de oito anos, a guerra com a Rússia já estará terminada e que o país estará a atravessar um processo de reconstrução e crescimento, pelo que esta competição desportiva poderá ser altamente benéfica para ajudar nesse processo.
Portugal e Espanha, recorde-se, já apresentaram a candidatura conjunta ao Mundial'2030. Na próxima quarta-feira, haverá uma conferência de imprensa conjunta promovida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), a partir das 14 horas, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, na qual pode ser anunciada a organização tripartida do Mundial'2030.
A decisão sobre quem será o anfitrião do Campeonato do Mundo de 2030 será tomada dentro de dois anos, num congresso da FIFA marcado para 2024. Em 2022 o Mundial vai decorrer no Qatar e em 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México.
Leia Também: "Mundial'2030 em Portugal e Espanha? Para mim é uma licitação vencedora"