Às portas das últimas quatro jornadas, os clubes que seguem na segunda metade da tabela classificativa ainda não têm presença confirmada na próxima edição da I Liga e, por isso, não é de admirar que a calculadora seja usada (e abusada), nos próximos tempos.
Das nove equipas dentro da luta pela manutenção, há a certeza de que ainda nenhuma será condenada na jornada seguinte, mas há quatro que podem ficar a salvo: Moreirense (10º, 35 pontos), Rio Ave (11.º, 33), Arouca (12.º, 33) e Nacional (13.º, 32).
Logo atrás, seguem Gil Vicente (29), Estrela da Amadora (26), AVS (24), Boavista e Farense (ambos com 21), todos eles com a certeza de que vão entrar na antepenúltima ronda do campeonato, pelo menos, com (muitas) contas por fazer.
A calculadora
Moreirense garante manutenção se:
- vencer o Nacional.
- empatar ou perder frente ao Nacional, desde que o AVS não derrote o Benfica.
- empatar, caso o Estrela da Amadora não pontue frente ao FC Porto.
Rio Ave garante manutenção se:
- vencer o Vitória SC, desde que o AVS não ganhe ao Benfica.
- empatar em Guimarães, caso o AVS perca na Luz.
Arouca garante manutenção se:
- vencer o Santa Clara.
- empatar nos Açores, desde que o AVS não ganhe ao Benfica.
- perder frente ao Santa Clara e o AVS sair derrotado da Luz.
Nacional garante manutenção se:
- vencer o Moreirense, desde que o AVS não derrote o Benfica.
- empatar em Moreira de Cónegos, caso o AVS perca na Luz.
Para estas equipas, toda acima da mítica barreira dos 30 pontos, poderá ser uma questão de tempo até poderem respirar de alívio, porém, para as restantes, a história é outra.
Em zona puramente vermelha, no fundo da classificação, o Boavista recebe o campeão Sporting, e o Farense mede forças com o Gil Vicente, enquanto o AVS, em zona de playoff, vai até ao estádio do Benfica, pelo que os dois candidatos ao título poderão dificultar, ainda mais, dois dos 'aflitos' do campeonato.
Caso Boavista e Farense saiam derrotados dos seus jogos, a descida direta até poderá ser confirmada na jornada seguinte, embora, para isso, seja necessário o AVS surpreender o Benfica. São, para já, muitos cenários à prova de uma calculadora que terá de ser resistente para aguentar com tantas contas numa reta final, no mínimo, empolgante.
Leia Também: Noitada vale processo disciplinar a quatro jogadores do FC Porto