Da liderança a uma posição de Liga Europa. O Sporting voltou a ser derrotado pelo Olympique Marseille (0-2), esta quarta-feira, num jogo com algumas parecenças ao jogo de Marselha (4-1).
Numa entrada algo 'morna', o jogo não tardou em aquecer, embora pelos piores motivos para os adeptos leoninos. Esgaio cometeu uma grande penalidade e acabou por ver o segundo amarelo, abrindo caminho ao golo inaugural do adversário, que ainda chegou ao segundo festejo num lance validado pelo VAR.
Os leões procuraram reagir na segunda parte, mas uma nova expulsão provocada pelos dois amarelos consecutivos mostrados a Pedro Gonçalves acabaram por sentenciar qualquer hipótese de inverter o resultado em Alvalade.
Onde é que já vimos este filme?
Apesar de já poder contar com Pedro Porro, Rúben Amorim preferiu manter praticamente o mesmo onze que jogou em Marselha (4-1), com exceção para a troca forçada de Adán por Franco Israel e ainda a entrada de Coates para o lugar de St. Juste.
O Sporting não entrou propriamente com iniciativa e apresentou-se mais expectante, pelo que acabou por ver o adversário trocar a bola com relativa segurança na procura de espaços até à baliza.
Contudo, o que Rúben Amorim não esperava é que a equipa voltasse, à semelhança do jogo da terceira jornada da prova, a ficar em inferioridade numérica ainda dentro do primeiro tempo. Aos 19 minutos, Esgaio chegou tarde e derrubou Harit dentro da grande ára, tendo visto o segundo amarelo no encontro e consequente expulsão. Na cobrança do castigo máximo, Guendouzi não tremeu e abriu o ativo.
Numa altura em que o Sporting procurava reagir para chegar ao empate, uma jogada de poucos toques da equipa francesa acabou por ser suficiente para voltar a mexer com o marcador. Harit fugiu à defesa leonina, descobriu Alexis Sánchez solto no interior da grande área e, apesar de ter visto o assistente anular o lance, o chileno acabou mesmo por festejar a validação do golo por parte do VAR à passagem da meia hora de jogo.
Rúben Amorim não esperou mais tempo e lançou Marsà e Sotiris para substituir Coates e Edwards, respetivamente, embora o jogo tenha seguido para intervalo sem qualquer alteração no marcador.
Reação travada por novo vermelho
No regresso dos balneários, Nazinho rendeu Francisco Trincão e, pouco depois, Pedro Porro ocupou o lugar de Nuno Santos, mas qualquer estratégia criada no balneário terá caído por terra com... nova expulsão. À passagem da hora de jogo, Pedro Gonçalves viu dois amarelos em cinco segundos - um pela falta, o outro por palavras - e deixou a equipa reduzida a nove unidades.
A partir daí, o Sporting deixou praticamente de existir no processo ofensivo e apresentou-se mais recuado com a missão de evitar que o adversário começasse, gradualmente, a ampliar as contas.
Até é verdade que o Olympique Marseille ainda dispôs de três ocasiões para mexer com o marcador, mas a defesa do Sporting foi dando conta do assunto na medida do possível, bem como Franco Israel.
Com este resultado, o Sporting é ultrapassado pelos franceses, que passam a somar os mesmos seis pontos, sendo que a liderança pertence agora ao Tottenham, após ter derrotado o Eintracht Frankfurt por 3-1.
Momento do jogo: Inevitavelmente, a expulsão de Ricardo Esgaio e consequente penálti. O lateral do Sporting pecou dentro da grande área e, já com um amarelo três minutos antes, acabou por ver o segundo e consequente expulsão, num lance que possibilitou ao Olympique Marseille abrir o ativo em Alvalade aos 19 minutos.
Pré-jogo
19h45: Equipas recolhem ao balneário.
19h40: Bancadas do Estádio de Alvalade começam a compor-se e vamos ter coreografia antes do apito inicial.
19h30: Leões fazem exercícios em pontapés de canto. Recorde-se que um dos quatro golos sofrido em Marselha surgiu, precisamente, numa má saída de Franco Israel (logo após ter rendido Adán) na sequência de um canto.
19h25: Olympique Marseille responde e entra praticamente logo a seguir.
19h22: Equipa do Sporting inicia os habituais exercícios de aquecimento.
19h20: Desta vez é o oposto. Adeptos leoninos assobiam a entrada dos guarda-redes da equipa adversária, enquanto os fãs afetos ao Marseille aplaudem efusivamente os seus guardiões.
19h15: Trio de guarda-redes do Sporting sobe ao relvado para fazer os habituais exercícios de aquecimento e, apesar dos aplausos do público leonino, os adeptos do Marseille fazem-se ouvir com um enorme coro de assobios.
19h00: O Desporto ao Minuto já se encontra no Estádio José Alvalade para acompanhar o reencontro entre Sporting e Olympique Marseille, sensivelmente uma semana após o duelo em França, que terminou com um triunfo gaulês por 4-1.
Equipas iniciais
Sporting: Franco Israel; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis; Esgaio, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Nuno Santos; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Marcus Edwards.
Marseille: Pau López; Bailly, Balerdi, Mbemba; Nuno Tavares, Veretout, Rongier, Clauss, Guendouzi, Harit; Alexis Sánchez.
Antevisão
O Sporting prepara-se para receber o Olympique Marseille, esta quarta-feira, sensivelmente uma semana depois de ter perdido por 4-1 em França.
Apesar do desaire, os leões continuam na liderança do grupo D, fruto dos triunfos frente a Eintracht Frankfurt (0-3) e Tottenham (2-0), estatuto que vão querer manter com recurso à lei da 'revange', leia-se vingança, uma vez que os dois adversários que derrotou encontram-se logo atrás com quatro pontos.
Já a equipa francesa viaja para Portugal depois de ter sido derrotada no campeonato, na receção ao AC Ajaccio (1-2), mas a verdade é que, na Champions, está a apenas três pontos do adversário.
Num jogo em que Franco Israel vai render Adán na baliza (expulso em Marselha), o conjunto de Rúben Amorim sabe que tem intercalado entre a glória e o inferno nos últimos jogos, pelo que procurará assentar novamente com dois triunfos consecutivos, perante um Estádio de Alvalade praticamente cheio.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas, será ajuizado pelo espanhol Alejandro Hernández e poderá acompanhar as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Marseille: Depois das lamentações, leão está nas mãos de Israel
Leia Também: O onze provável (com Israel na baliza) do Sporting contra o Marseille