Esta sexta-feira é dia de Clássico no Estádio do Dragão. O FC Porto recebe o Benfica, em jogo de abertura da 10.ª jornada da I Liga, e em causa está a luta pela... liderança. Separados por apenas três pontos, as águias, que ainda não perderam qualquer jogo nesta temporada, apenas precisam de pontuar para continuar no primeiro lugar da tabela classificativa.
Na antevisão desta partida, Sérgio Conceição e Roger Schmidt trocaram elogios, mas deixaram algumas garantias. O treinador do FC Porto acredita que o rival está melhor face ao passado, mas frisou que "ninguém é campeão à 10.ª jornada". Por seu turno, o técnico alemão do Benfica fez questão de colocar a "pressão" do lado dos azuis e brancos.
Se olharmos para o histórico de confrontos, o FC Porto parece ter um ligeiro favoritismo. Num total de 250 embates entre dragões e águias, a formação portista venceu 100, ao passo que o clube lisboeta arrecadou 88 triunfos. Pelo meio registaram-se, ainda, 62 empates.
No entanto, já se sabe, quando se trata de Clássicos ou dérbis, a estatística pouco ou nada conta e quem pode resolver o encontro são os jogadores escolhidos para ir para dentro do relvado. Nesse sentido, o FC Porto dificilmente terá Pepe, lesionado, mas Galeno e João Mário ainda tentam correr contra o tempo para serem opção de Sérgio Conceição. Do outro lado, David Neres recuperou e Schmidt contará, pela primeira vez, com todos os jogadores disponíveis para este duelo de rivais no Dragão.
O pontapé de saída, recorde-se, está agendado para as 20h15 desta sexta-feira e João Pinheiro é o árbitro nomeado para ajuizar o encontro no Dragão.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
Preparado para o Clássico: "Temos que estar preparados para aquilo que é o jogo. Também estávamos numa fase fantástica quando ganhámos aqui ao Sporting e depois fomos a Vila do Conde e foi o que foi. Os últimos resultados fazem parte do passado. Acredito que à décima jornada ninguém é campeão, independentemente do resultado de amanhã. Mas também sabemos que temos uma responsabilidade muito grande e que temos de ganhar o jogo."
Raio-X ao Benfica: "Olho de uma forma positiva e a prova disso é que ainda não perderam esta época. É uma equipa que me parece completa, no sentido de perceber todos os momentos do jogo. Uma equipa diferente quando não tem a bola, tendo em conta o passado recente. Sempre com a mesma capacidade de chegar ao último terço e criar situações de golo. É uma equipa recheada de bons jogadores, tal como nós. Espero um jogo equilibrado, num Clássico, onde vão estar as duas melhores equipas. Espero que corra tudo pelo melhor e que haja espetáculo dentro de campo. Aproveito já para mandar uma mensagem a todos os adeptos e sócios. Precisamos deles antes e durante o jogo. Conheço o trânsito do Porto e sei que não é fácil."
Roger Schmidt
Elogios ao rival: "Obviamente que o FC Porto é uma excelente equipa com grandes individualidades. Eles têm o mesmo treinador há quatro anos e isso trouxe-lhes imensa estabilidade. É uma equipa muito completa e que consegue muitos golos. Falamos de uma equipa que está sempre a competir a alto nível e que atravessa um excelente momento."
Pressão do lado do FC Porto: "Nós estamos três pontos à frente e claro que se ganharmos passamos a ter uma vantagem de seis pontos, o que é importante mas não decisivo. Ainda falta muito campeonato e estamos numa fase muito inicial. Agora, claro que eles têm maior pressão por estarem três pontos atrás. E é sempre melhor estar três pontos à frente."
Últimos resultados
FC Porto: VVVVV
Benfica: EEVEE
Últimos onzes
FC Porto: Cláudio Ramos; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell; Otávio, Marko Grujic, Bruno Costa; Gabriel Veron, Danny Namaso e Toni Martínez.
Benfica: Helton Leite; Gilberto, John Brooks, António Silva, Álex Grimaldo; Enzo Fernández, Florentino Luís, Fredrik Aursnes; João Mário, Julian Draxler e Rodrigo Pinho.
Ausentes
FC Porto: Pepe (lesionado); João Mário e Galeno (em dúvida).
Benfica: -
Leia Também: 'Mago' das Arábias contra o 'Feiticeiro'. Quem leva a melhor no Clássico?