O inferno de Rafa 'Dante'. Benfica assusta-se, mas voa para os 'oitavos'

O inferno de Dante Alighieri deu, esta terça-feira, lugar a um novo bestsellere... o inferno de Rafa. O português bisou, deu show na Luz e até podia ter chegado ao 'poker'.

Notícia

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
25/10/2022 21:52 ‧ 25/10/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica vestiu o melhor fato diante da Juventus e cegou a vecchia signora com uma Luz que a deixou petrificada. As águias venceram por, 4-3, nas asas de António Silva, João Mário e Rafa, num encontro que permitiu aos pupilos de Roger Schmidt voar até aos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.

Os encarnados tiveram apenas ‘olfacto’ apontado à trincheira rival, e cedo começaram a esfolar a barreira rival. Aos 18 minutos, na sequência de um cruzamento com conta, peso e medida de Enzo Fernández, António Silva cabeceou para o primeiro golo do conjunto anfitrião.

Três minutos volvidos, e com recurso ao VAR, Vlachodimos faz duas defesas e a bola acaba por entrar dentro da baliza do Benfica. Vlachovic fez um primeiro remate e Moise Kean confirmou o golo em cima da linha. Aos 27 minutos, o Benfica voltou novamente à vantagem, de grande penalidade, com João Mário, após uma mão de Cuadrado, a sinalizar o 2-1 na Luz. O momento premium da noite, digno de uma estrela Michelin, chegaria aos 35 minutos, quando Rafa, servido por João Mário, desvia de calcanhar para o fundo do cofre bianconero.

Na etapa complementar voltou à tona o talento de Rafa, com o internacional português, aos 50 minutos,  a picar a bola sobre Szczesny, após um passe de Grimaldo, e a bisar no bastião das águias. Instantes depois, o guardião polaco negou o golo a Gonçalo Ramos para, na jogada imediatamente a seguir, António Silva cabecear ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza da Juve. O desperdiço do Benfica não acabou aqui e, aos 75 minutos, Rafa desperdiçou à boca do 'pecado' o hattrick. 

Lá diz o ditado que quem 'não marca, sofre' e a verdade é que o Benfica, no espaço de dois minutos, sentiu a amargura do limão. Primeiro Milik, de primeira, reduziu para 4-2, para, logo depois, McKennie colocar o marcador na diferença mínima. Aos 85 minutos, Rafa, após uma corrida vertiginosa, e diante do guarda-redes rival, atirou ao poste, mas não se livrou de uma enorme ovação quando abandonou a Luz no minuto seguinte.

Este resultado permite às águias manterem-se, a par de Paris Saint-Germain, na liderança do Grupo H, com 11 pontos, mais oito pontos que Juventus e Maccabi Haifa. Recordar que esta terça-feira, no outro jogo do grupo, o campeão gaulês derrotou o conjunto israelita por 7-2.

Momento do jogo: O toque de calcanhar de Rafa, ao minuto 35, e que resulta no 3-1 para o Benfica é um hino ao futebol em qualquer parte do mundo. 

Pré-relato

20h00: Termina aqui o relato do pré-jogo Benfica-Juventus.

20h00: Dentro de instantes vai rolar a bola no anfiteatro vermelho e branco.

19h58: Já se ouve o hino da Liga dos Campeões no Estádio da Luz.

19h56: Entram as duas equipas no tapete verde dos encarnados.

19h54: Ouve-se agora o hino do Benfica.

19h50: Já se assiste ao voo da águia no Estádio da Luz.

19h45: Recolhem as duas equipas ao balneário.

19h30: Mais de 25 mil espectadores no Estádio da Luz, a meia hora do início do encontro, numa altura em que há milhares de adeptos ainda no exterior do bastião encarnado.

19h22: A equipa do Benfica entra agora para os habituais exercícios de aquecimento.

19h19: Entra a equipa da Juventus para o aquecimento

Onzes

Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Florentino, Enzo Fernández; Rafa Silva, João Mário, Aursnes; Gonçalo Ramos.

Juventus:  Szcesny; Danilo, Bonucci, Gatti; Cuadrado, McKennie, Locatelli, Rabiot, Kostic; Kean e Vlahovic.

Antevisão

Benfica e Juventus defrontam-se, esta terça-feira, a partir das 20 horas, num duelo relativo à 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

As águias entram para este encontro sabendo que em caso de triunfo qualificam-se, desde já, para os oitavos de final da Liga dos Campeões. Um empate pode também ser suficiente para atingir esta meta e, para isso, basta o Maccabi Haifa não sair do Parque dos Príncipes, casa do PSG, com os três pontos.

Os pupilos de Roger Schmidt somam até ao momento oito pontos, em igualdade pontual com o campeão gaulês, já a Vecchia Signora e os israelitas arrecadam, para já, três pontos. Recordar que, em Turim, o Benfica venceu por 2-1, com remates certeiros de João Mário, de grande penalidade, e David Neres.

Leia Também: Benfica-Juventus sem tecnologia de linha de golo devido a obras na Luz

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas