Diogo Costa é, sem sombra de dúvidas, uma das figuras em maior destaque na participação do FC Porto na edição deste ano da Liga dos Campeões. As grandes exibições que o guarda-redes apresentou na prova milionária contribuíram de forma significativa para que os azuis e brancos carimbassem o apuramento para os oitavos de final da competição.
Mais do que as intervenções, o jovem, de 23 anos, está a destacar-se pela excelência na hora de defender grandes penalidades. Foram já três os penáltis que o guardião luso defendeu na presente edição da Liga dos Campeões. Se há uma semana já se tinha tornado no guarda-redes com mais penáltis defendidos na história do FC Porto, num total de quatro, Diogo Costa assinou nova página de ouro na curta carreira como futebolista profissional.
Diogo Costa tornou-se no primeiro guarda-redes da história da Liga dos Campeões a defender três penáltis na mesma edição da prova, depois de já o ter conseguido nos jogos com Leverkusen, frente a Patrik Schick e Kerem Demirbay. A mais recente foi na quarta-feira quando parou um castigo máximo de Lang - isto depois, numa primeira ocasião, ter defendido o remate de Vanaken, que o árbitro mandou repetir.
‼️ RÉCORD HISTÓRICO ‼️
— MisterChip (Alexis) (@2010MisterChip) October 26, 2022
Diogo Costa (@FCPorto) es el PRIMER PORTERO en TODA la historia de la #UCL que para TRES PENALTIS (sin contar repeticiones) en una MISMA TEMPORADA.
Y hace sólo 14 días se convirtió en el primer portero con penalti parado y asistencia en un mismo partido.
As exibições de Diogo Costa não têm passado despercebido ao crivo dos analistas da UEFA e prova disso é que Diogo Costa foi eleito para o onze ideal da Liga dos Campeões pela terceira jornada consecutiva, depois de mais uma grande exibição diante do Club Brugge.
Mas se pensa que guarda-redes tem sido um 'muro' de milhões apenas na Liga dos Campeões, está redondamente enganado. Segundo dados recolhidos pela plataforma Goalpoint, o internacional português está no topo da Europa no que diz respeito aos guarda-redes que defenderam mais penáltis nesta época, recorde que o luso partilha com o alemão Manuel Riemann (Bochum).
REI DO PENÁLTI ️
— GoalPoint (@_Goalpoint) October 27, 2022
🟡 Diogo Costa 🇵🇹 e Manuel Riemann 🇩🇪 são os únicos GRs que já defenderam 3 penáltis nesta época
🟡 43 GRs já defenderam pelo menos 1 penálti, nas principais 6 Ligas + UCL + Liga Europa
🟡 Antecessor Marchesín tb já defendeu 2 (em 4) pic.twitter.com/CdDymMtvzM
Valor de mercado disparou e avizinha-se recorde de venda
Depois de algumas épocas como sombra, primeiro, de Casillas, e, depois, de Marchesín, Diogo Costa agarrou a titularidade da baliza do FC Porto na época passada e, desde então, que o seu valor de mercado tem subido em flecha. De acordo com o portal especializado Transfermarkt, o guarda-redes português passou de estar avaliado em 5 milhões de euros no verão de 2020 para um valor atual de 25 milhões de euros, subida que se explica pelas exibições de encher o olho que o jovem, de 23 anos, tem vindo a realizar.
O guarda-redes tem-se tornado numa autêntica muralha na baliza do FC Porto e os tubarões europeus já o têm debaixo de olho. Com contrato com os azuis e brancos até 2026, Diogo Costa está protegido por uma cláusula de rescisão avaliada em 60 milhões de euros, valor que certamente poderá ser batido pelos clubes mais endinheirados do futebol europeu.
Caso alguma destas equipas milionárias bata a cláusula de rescisão, Diogo Costa saltará para o livro dos recordes em diversos capítulos dentro e fora de portas. Em primeiro lugar, o guardião passará para o topo das vendas no FC Porto e também se tornará o guarda-redes vendido por um valor mais elevado pelos azuis e brancos, a longa distância dos 9,5 milhões de euros que o Barcelona pagou para contratar Vítor Baía aos dragões, em 1996.
Ainda em solo nacional, se Diogo Costa for vendido por 60 milhões de euros, o internacional português passará a ser o guarda-redes vendido por um maior valor dentro do campeonato nacional, suplantando o valor que o Manchester City pagou ao Benfica pelo brasileiro Ederson. E por falar em clubes europeus, o atleta, de 23 anos, saltará para o top3 dos guarda-redes mais caros de sempre, apenas atrás de Kepa Arrizabalaga e Allison.
A menos de um mês do arranque do Mundial'2022, Diogo Costa será presença certa na competição e defenderá as cores nacionais. Caso se exiba em grande nível na prova que vai decorrer no Qatar, o guarda-redes do FC Porto verá o seu valor de mercado disparar ainda mais, sendo quase certo que os azuis e brancos não o conseguirão manter para lá do próximo verão.
Leia Também: "Espero que Diogo Costa não saia do FC Porto em janeiro"