Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
Hoje
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

FC Porto não muda o chip e sofre nova 'bicada' na luta pelo título

Dragões podem terminar a jornada a oito pontos do líder, o Benfica, depois do empate na visita ao Santa Clara.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
29/10/2022 17:25 ‧ 29/10/2022 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O FC Porto voltou, este sábado, a marcar passo na luta pela revalidação do título de campeão nacional, ao não conseguir ir além de um empate a uma bola na visita ao Santa Clara, três dias depois da goleada sobre o Club Brugge, que valeu os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Fábio Cardoso marcou, logo ao terceiro minuto de jogo, o golo que desfez o nulo, em Ponta Delgada, mas, já à beira do apito final, Kennedy Boateng marcou, de cabeça, o golo que selou o resultado final.

‘Traição’ desfez o nulo

O FC Porto estava empenhado em deixar para trás o resultado registado no Clássico, o que se traduziu numa entrada forte e num golo… aos três minutos. Após cruzamento de Bruno Costa, Fábio Cardoso desviou a bola, de cabeça, marcou à antiga equipa, à qual pediu desculpa.

Os insulares reagiram bem ao arranque adverso, protagonizando algumas boas investidas pelo ataque, com cruzamentos relativamente perigosos. Aos nove minutos, ficaram mesmo perto de marcar, mas o remate de Pierre Sagna ‘rasou’ a barra.

Daí em diante, o FC Porto voltou a tomar as rédeas do jogo. Aos 29 minutos, Gabriel Batista negou o que parecia um golo certo a Evanilson, com uma grande defesa. E, aos 34, foi a vez de Otávio atirar a centímetros do poste, após uma jogada ensaiada.

À beira do intervalo, os homens da casa voltaram a carga e ‘ameaçaram’ mesmo o golo em duas ocasiões distintas. Primeiro, Gabriel Silva acertou mal na bola e esta passou ao lado do alvo. E, depois, Diogo Costa disse ‘presente’ e desviou um remate cruzado de MT.

Desta vez, ‘são Diogo Costa’ não chegou

Já no segundo tempo, o Santa Clara partiu para cima do FC Porto e aproximou-se, progressivamente, da baliza adversária, ficou mesmo à beira do golo, aos 68 minutos. Valeu Diogo Costa, que ‘voou’ para defender um remate de Gabriel Silva.

Os azuis e brancos ignoraram os avisos… e, aos 83 minutos, sofreram mesmo. Kennedy Boateng aproveitou a passividade da defesa adversária e foi às alturas para, de cabeça, ‘responder’ a Fábio Cardoso, selando, assim o resultado final.

Feitas as contas, o FC Porto passa a somar 23 pontos, pelo que arrisca, não só perder o segundo lugar para o Sporting de Braga (que vai visitar o Gil Vicente), como ver o líder, o Benfica aumentar o ‘fosso’ para a liderança para os oito pontos.

O Santa Clara, por sua vez, passa a somar nove pontos ao cabo de 11 jornadas e iguala, provisoriamente, o Gil Vicente na 15.º posição do campeonato português, imediatamente acima da ‘linha de água’.

Momento do jogo: Tantas vezes o cântaro foi à fonte… que, inevitavelmente, lá deixou a asa. Aos 83 minutos, Kennedy Boateng materializou o ascendente dos insulares num cabeceamento ‘letal’ e selou o 1-1 final.

Onzes

Santa Clara: Gabriel Batista; Pierre Sagna, Boateng, Tassano, MT; Adriano, Bobsin, Bruno Almeida; Gabriel Silva, Ricardinho e Tagawa.

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu; Bruno Costa, Uribe, Otávio, Galeno; Taremi e Evanilson.

Antevisão

Santa Clara e FC Porto medem, ao início da tarde deste sábado, forças, em São Miguel, numa partida que colocará, frente a frente, duas equipas que atravessam momentos diametralmente opostos, ainda que com um desejo em comum: o de conquistar os três pontos.

Os dragões vivem um momento de festa, graças à goleada imposta ao Club Brugge, a meio da semana, por 4-0, que valeu o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, mas não podem 'embandeirar em arco', já que o líder, o Benfica, segue a uma distância de seis pontos.

Os insulares, por sua vez, conquistaram, na última jornada, a primeira vitória ao cabo dos seis últimos encontros, pelo que o objetivo passará por dar continuidade à recuperação e, assim, afastar-se, de uma vez por todas, dos lugares de despromoção.

O Santa Clara-FC Porto irá disputar-se no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, vai contar com a arbitragem de Artur Soares Dias, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 15h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Santa Clara-FC Porto: Após apuramento europeu, foco está no campeonato

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Taça de Portugal

Geovany Quenda foi ao baú e aplaudiu estreia de João Simões no Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas