O Benfica recebeu e goleou, este sábado, o Desportivo de Chaves, por 5-0, em jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga.
Neres, Grimaldo, Gonçalo Ramos, Petar Musa e Rafa Silva anotaram os cinco golos deste encontro.
Filme do jogo:
Roger Schmidt tinha dito na antevisão a esta partida que as portas do onze inicial estava abertas a todos os jogadores, mas a verdade é que o técnico fez apenas uma mudança na equipa inicial em relação ao duelo ante a Juventus, colocando Neres no lugar de Florentino Luís.
E as águias não pediam ter pedido melhor início de jogo, uma vez que aos dez minutos de jogo já vencia por 2-0 e graças a dois grandes golos. O primeiro deles aconteceu logo aos dois minutos. Após passar por vários adversários, Neres atirou um golaço para o fundo das redes de Paulo Vítor. Alex Grimaldo não quis ficar atrás do internacional brasileiro e respondeu-lhe com um livre direto cobrado de forma irrepreensível.
A equipa do Benfica carregava e podia ter chegado ao terceiro golo da partida ainda antes da meia hora de jogo. Aos 24 minutos, Rafa Silva apareceu numa posição muito perigosa, mas o remate do português embateu num defesa do Desportivo de Chaves. Depois, aos 29', Gonçalo Ramos desperdiçou uma grande oportunidade para marcar após um belo lance de David Neres.
O Desportivo de Chaves respondeu bem a este ritmo elevado dos encarnados e testou a atenção de Vlachodimos pouco depois da meia hora. Aos 33', João Mendes atirou à figura do guarda-redes grego. Depois, e após uma asneirada de Enzo Fernández, Hector apareceu na cara do guardião do Benfica, mas o helénico fez uma enorme parada. João Mendes voltou a ameaçar o golo em duas ocasiões, mas Vlachodimos resolveu bem as situações.
Ainda assim, o Benfica acabaria por responder a este período positivo do clube de Trás-os-Montes com um golo de Gonçalo Ramos aos 37 minutos. Aursnes apareceu junto do limite da grande área e cruzou a meia altura para a área. Paulo Vítor abordou mal o lance e o avançado português não perdoou. O quarto golo esteve à beira de acontecer aos 41'. João Mário tocou de calcanhar para Grimaldo, o espanhol devolveu de calcanhar para o camisola 20 das águias, mas o remate do português foi por cima da trave.
O início do segundo tempo começou com um golo anulado a Enzo Fernández. O argentino, que tinha atirado um pouco ao lado na cobrança de um livre direto aos 49 minutos, fez mais um golaço na Luz, aos 54', mas o remate certeiro do médio sul-americano foi anulado por fora de jogo de Aursnes.
Após este remate certeiro, o ritmo de jogo foi baixando e Roger Schmidt aproveitou para fazer descansar alguns jogadores tendo em vista o duelo da Liga dos Campeões diante do Maccabi Haifa. Ainda assim, houve tempo para o Benfica chegar a mais dois golos. Aos 87 minutos, Enzo Fernández serviu Petar Musa, que recebeu e rematou o fundo das redes. Já nos descontos, o Benfica acelerou e anotou o quinto por Rafa Silva 90+3'.
Com este resultado, o Benfica mantém a liderança do campeonato com 31 pontos e aumentou para oito a distância para o segundo classificado FC Porto. Já o Desportivo de Chaves é 10.º com 15 pontos.
Momento do jogo: Grande golo de Grimaldo na cobrança de um livre direto logo no início do encontro.
Equipas iniciais
Onze do Benfica: Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Aursnes, Enzo, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos.
Suplentes: Helton Leite, Gilberto, Diogo Gonçalves, Chiquinho, Miahilo Ristic, Brooks, Musa, João Victor e Florentino
Onze do Desp. Chaves: Paulo Vítor; João Correia, Steven Vitória, Nélson Monte e João Queirós; João Mendes, Guima e João Teixeira; Jonny Arriba, Héctor Hernández e Abass.
Suplentes: Rodrigo Moura, Euller, Luther Singh, Juninho, Edu, Ponck, Morim, Benny e Jô Batista.
Antevisão
O Benfica recebe, este sábado, o Desportivo de Chaves, em jogo a contar para a 11.ª jornada da I Liga.
Após ter assegurado a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões durante a semana, com um triunfo na Luz sobre a Juventus (4-3), os encarnados recebem a formação flaviense, que esta época já foi a Alvalade surpreender o Sporting com uma vitória por 2-0.
Este será também um teste à equipa de Roger Schmidt, que procura aumentar o registo de jogos sem qualquer derrota em 2022/23. À beira está o 21.º jogo sem sofrer desaires, mas pela frente está um emblema que tem jogado um bom futebol nesta temporada e que costuma fazer a vida difícil aos adversários.
A esta dificuldade acrescida, junta-se o facto do Benfica ter menos tempo de descanso do que o adversário. No jogo com a Juventus, o Benfica apresentou-se em grande nível, mas acabou com alguns problemas a nível físico, pelo que Roger Schmidt deverá proceder a algumas mexidas no onze inicial.
O Benfica-Desportivo de Chaves tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar, em direto, as principais incidência do encontro na página do Desporto ao Minuto.