A seleção nacional realiza, esta quinta-feira, o último teste de preparação para o Mundial'2022. A equipa das quinas vai defrontar a Nigéria, comandada pelo português José Peseiro, naquele que será um ensaio geral antes da viagem para o Qatar.
Cristiano Ronaldo, que se encontra debaixo de todas as atenções, é baixa confirmada para este jogo em Alvalade, devido a uma gastrite, situação explicada ontem pelo selecionador Fernando Santos.
De resto, Diogo Costa marcou presença no último treino, depois de ter falhado os anteriores por gestão física, e Fernando Santos terá todos os restantes jogadores à disposição.
O pontapé de saída está agendado para as 18h45 e o Estádio de Alvalade terá casa cheia, tal como a Federação Portuguesa de Futebol já anunciou, ainda no dia de ontem.
Selecionadores em discurso direto
Fernando Santos
Mudança de chip: "Os jogadores mudaram logo o chip. Estão totalmente focados e entraram em modo seleção. Foi isso que notei nestes dois treinos. O foco deles é total. Já o sentia antes e continuo a sentir."
Nigéria: "A única comparação... Não é hábito que as seleções europeias defrontarem equipas de continentes diferentes. Na fase de grupos isso vai acontecer: três equipas de continentes diferentes. Esta equipa tem essa particularidade. O futebol evoluiu muito. Há vários jogadores, da Nigéria e do Gana, que jogam na Europa. Sim, a Nigéria tem alguma coisa a ver com o Gana. Jogadores rápidos que exploram a velocidade do jogo. Nesse aspeto, sim. De resto, não. Normalmente em jogos que já vi jogam em 4x4x2. Não havia um leque muito alargado de equipas para jogar e tínhamos que fazer um jogo. O Peseiro também mostrou muita disponibilidade para jogar aqui em Portugal, que era a nossa prioridade."
José Peseiro
Bom teste: "Acho que é bom para as duas seleções. Portugal e o Fernando Santos quererão testar algumas dinâmicas, ideias ou alguma relação que queira estabelecer na equipa, talvez por ter Gana no grupo e esta Nigéria ter capacidade, jogadores e potencial para desafiar Portugal. Para nós, queremos estar no top de África e o desafio é ganharmos a próxima Taça das Nações Africanas."
Ronaldo de fora: "Podemos fazer um bom jogo, o Cristiano Ronaldo não joga, assim como não joga o Victor Osimhen, grandes jogadores. Queremos que o Ronaldo esteja a top para a nossa seleção, é um dos melhores jogadores de todos os tempos, o melhor marcador português de todos os tempos, um batedor de recordes, podíamos estar aqui a contar todos os recordes que ele bateu. Portugal é uma equipa muito forte sem o Cristiano e ainda mais forte com o Cristiano."
Últimos resultados
Portugal: DVDVV
Nigéria: DDVDV
Últimos onzes
Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira, Nuno Mendes, Rúben Neves, Bruno Fernandes, William Carvalho, Bernardo Silva, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo.
Nigéria: Bankole Iyanu, Chidiebere Nwobodo, Daniel Bameyi, Afeez Nosiru, Dominion Ohaka, Daniel Wotlai, Paul Samson, Qudus Akanni, Edidiong Enobong, Ejeh Isaiah, Evans Ogbonna.
Ausentes
Portugal: Cristiano Ronaldo (doente).
Nigéria: -