Portugal apanha susto, mas arranca Mundial'2022 com vitória (e liderança)

Segunda parte com cinco golos acabou por sorrir à equipa das quinas. Cristiano Ronaldo entrou na história ao ser o primeiro jogador a marcar em cinco edições do Campeoanto do Mundo.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
24/11/2022 17:56 ‧ 24/11/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Mundial'2022

Portugal sofreu, mas venceu, esta quinta-feira, o Gana (3-2) entrando com o pé direito no Mundial'2022. A equipa das quinas apanhou um pequeno susto depois de chegar à vantagem, mas rapidamente recuperou a dianteira e acabou mesmo por triunfar em Doha, assumindo a liderança do grupo H. 

Cristiano Ronaldo (65'), João Félix (78') e Rafael Leão (80') foram os marcadores de serviço no Estádio 974, dando, também, a Portugal uma vitória no arranque do Campeonato do Mundo, algo que não acontecia desde... 2006. Do lado do Gana, Ayew (73') e Bukari (89') foram os autores dos tentos. 

Pelo meio, Cristiano Ronaldo entrou para a história ao tornar-se no primeiro jogador a marcar em cinco edições do Campeonato do Mundo. 

Filme do jogo

A primeira parte foi palco do domínio português, mas sem grandes resultados práticos. Portugal tinha bola, sabia circular a mesma, mas esbarrava sempre na muralha defensiva dos ganeses. Com um bloco baixo e linhas muito juntas, o Gana tinha entrado em campo com a lição bem estudada e apenas iria atacar quando apanhasse Portugal em contra pé. 

Ainda assim, a seleção nacional teve oportunidades para quebrar o nulo. Cristiano Ronaldo ficou na cara do guardião Zigi, mas não foi o mais rápido, e logo de seguida foi ao ¡primeiro andar¡ para dar um golpe de cabeça que, porém, não levou a direção certa. 

O Gana, por seu turno, só se aproximou da baliza de Diogo Costa aos 38 minutos, na sequência de uma bola parada, e apenas quatro minutos depois conseguiu operar o primeiro lance de ataque organizado. 

O nulo ao intervalo não constituía, assim, qualquer surpresa em Doha e a responsabilidade de fazer mais e melhor nos segundos 45 minutos era de Portugal.

Na segunda parte as coisas mudaram. O Gana entrou com maior vontade de pegar no jogo, empurrou Portugal para o seu meio-campo e o comando da partida ficou dividido. Os golos surgiram depois.

Primeiro foi Cristiano Ronaldo a desfazer o nulo, através de uma grande penalidade, aos 65 minutos. A resposta ganesa não se fez esperar e chegou pouco depois, aos 73 minutos, através do capitão Andre Ayew.

O golo ganês abanou a equipa portuguesa e Fernando Santos não perdeu tempo: tirou Rúben Neves e meteu Rafael Leão em campo. A vantagem no marcador voltou a ser portuguesa. João Félix (78') deu novamente a dianteira à equipa das quinas, com toda a classe, e Rafael Leão, com um pequeno toque, assinou o terceiro golo português, apenas dois minutos depois. 

O Gana não atirou, porém, a toalha ao chão, e voltou a bater Diogo Costa. Após novo lance de total confusão na grande área lusa, eis que Bukari apareceu para marcar (89') e deixar tudo e todos à beira de um 'ataque de nervos' nos minutos finais da partida. 

O jogo, ainda assim, ficou resolvido e Portugal agarrou mesmo em Doha a primeira vitória no Mundial'2022, saltando para a liderança do grupo H, uma vez que Uruguai e Coreia do Sul não foram além de um nulo. O próximo jogo da equipa das quinas está agendado para as 19h00 de segunda-feira, diante do Uruguai. 

Momento do jogo: O golo de Rafael Leão veio dar maior tranquilidade, ainda que o resultado não tenha ficado selado. 

Classificação atualizada do grupo H

  1. Portugal, 3 pontos
  2. Uruguai, 1 ponto
  3. Coreia do Sul, 1 ponto
  4. Gana, 0 pontos

Equipas iniciais 

ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo, Raphael Guerreiro; Rúben Neves, Otávio, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, João Félix e Cristiano Ronaldo. 

ONZE DO GANA: Zigi; Amartey, Seidu, Djiku, Salisu; Rahman, Abdul Samed, Partey, Kudus; Williams, Ayew.

Antevisão

Acabou a espera. A seleção nacional entra em ação esta quinta-feira no Mundial'2022 para defrontar o Gana no Estádio 974, em Doha. Ao quinto dia do Campeonato do Mundo disputado no Qatar, a formação das quinas tenta evitar uma surpresa logo a abrir e já há exemplos que servem de alerta. 

No último treino, Fernando Santos teve todos os jogadores à disposição, pelo que terá total liberdade para montar o onze que entrará em campo. Por seu turno, o Gana é uma seleção que apenas por uma vez se cruzou com Portugal, no Mundial'2014, e numa vitória portuguesa sem sabor, uma vez que a seleção nacional ficou eliminada ainda na fase de grupos

Além disso, Portugal vai tentar algo que não consegue desde 2006: arrancar um Campeonato do Mundo com uma vitória. 

O pontapé de saída está agendado para as 16h00 (hora de Portugal continental) e poderá acompanhar todas as incidências desta partida em direto no Desporto ao Minuto. O árbitro será o norte-americano Ismail Elfath.

Leia Também: Portugal-Gana: Hora de contrariar a história e começar com o pé direito

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ricardinho ficou sem clube e já reagiu: "Hora de descansar e pensar..."

Futsal

Ricardinho ficou sem clube e já reagiu: "Hora de descansar e pensar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas