Notas do Portugal-Gana: Ronaldo fez história, Bruno Fernandes liderou

Tarde de emoções fortes no Qatar terminou em vitória portuguesa e com a liderança do grupo H.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/11/2022 07:12 ‧ 25/11/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Foi sofrer a bom sofrer. Portugal estreou-se no Mundial'2022 com uma vitória suada diante do Gana (3-2) e dormiu na liderança do grupo H. A equipa das quinas foi colocada à prova pela seleção africana e apenas uma ponta de sorte não evitou um empate ao cair do pano. 

Ainda assim, a verdade é que a seleção nacional foi a mais competente dentro de campo, pese embora as evidentes falhas defensivas. Os dois golos sofridos são de deixar qualquer treinador à beira de um ataque de nervos, mas nem tudo correu mal a Fernando Santos em Doha. A equipa teve capacidade para ter bola e não faltam soluções para lançar a meio do jogo a partir do banco, tal como ficou comprovado. 

Cristiano Ronaldo abriu as contas no Estádio 974, tornando-se no primeiro jogador a marcar em cinco edições diferentes do Campeonato do Mundo, mas há mais protagonistas. Vamos a eles. 

A figura

Bruno Fernandes esteve sempre ligado à corrente e foi dos poucos que não perdeu a paciência perante o bloco baixo do Gana. Isolou Ronaldo aos nove minutos e assistiu para os golos de João Félix e Rafael Leão. Comportou-se como um verdadeiro líder da equipa, sendo tão importante na circulação da bola, como na comunicação constante com os colegas, nomeadamente naqueles minutos finais absolutamente frenéticos. 

A surpresa

João Félix convenceu Fernando Santos em Alvalade e confirmou que pode ser um trunfo no Qatar. Tentou sempre fugir à teia defensiva dos ganeses e ficou diretamente ligado aos três golos de Portugal. Exibição categórica. 

A desilusão 

Os laterais de Portugal estiveram em noite não e além dos erros defensivos, Rapahel Guerreiro destacou-se pelo pouco critério no ataque. Lentidão e falta de qualidade nos cruzamentos. Tem o lugar em risco para o duelo com o Uruguai. 

Os selecionadores

Fernando Santos 

Optou por uma equipa bastante criativa no meio-campo, mas teve alguma dificuldade em lidar com o bloco demasiado baixo do Gana. Inteligente, porém, ao lançar Rafael Leão logo após o golo do empate. A partir desse momento, a defesa dos ganeses ficou completamente 'rasgada'. 

Otto Addo

Na primeira parte o Gana não conseguiu entrar na grande área portuguesa com a bola nos pés. Ao intervalo, Otto Addo mudou o 'chip' e o Gana entrou com vontade de fazer estragos. Quando restabeleceu o empate, tirou dois jogadores importantes e tudo se desmoronou. 

O árbitro 

O norte-americano Ismail Elfath acumulou decisões erradas ao longo de todo o jogo. O penálti sobre Cristiano Ronaldo é discutível e para trás ficaram outros tantos lances nos quais quase sempre decidiu de forma errada. 

Leia Também: Cristiano Ronaldo orgulhoso: "Único jogador a marcar em cinco Mundiais"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas