A derrota da Bélgica diante de Marrocos, em jogo da segunda jornada do grupo F do Mundial'2022, terminou este domingo em confusão nas ruas de Bruxelas, a capital do país, entre adeptos belgas e marroquinos.
Os incidentes, que causaram ferimentos num jornalista, começaram a meio da segunda parte do jogo, quando 150 jovens atearam fogo a um contentor, lançaram petardos e em seguida danificaram veículos que estavam estacionados, segundo a televisão pública belga RTBF.
Imagens difundidas pelos meios de comunicação social locais mostraram vários adeptos a destruírem uma viatura, alguns envergando a bandeira de Marrocos, e trotinetas incendiadas. Várias estações de metro e ruas foram encerradas à circulação.
A polícia belga teve de fechar partes da cidade, usar canhões de água e disparar gás lacrimogéneo para dispersar as pessoas que estavam a obstruir as ruas da capital. As imagens publicadas nas redes sociais mostram um cenário de grande destruição.
O presidente da câmara de Bruxelas Philippe Close já reagiu a esta situação, condenando os confrontos na capital belga.
"Condeno veementemente os incidentes desta tarde. A polícia já interveio e aconselho os adeptos a não irem para o centro da cidade. A polícia está a fazer tudo para manter a ordem pública", afirmou, citado pelo jornal belga HLN.
Os distúrbios circunscreveram-se ao centro de Bruxelas, uma vez que noutras zonas da cidade, onde vive uma importante comunidade marroquina, a celebração da vitória da seleção de futebol de Marrocos por 2-0 frente à da Bélgica tem decorrido sem incidentes.
Leia Também: Marrocos surpreende com vitória e adia festa da seleção belga
Confira o vídeo acima: