'Dilúvio' de 45 minutos afoga Sp. Braga. Sporting está na final four

Em noite encharcada em Alvalade, os leões garantiram o bilhete com destino a Leiria.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
19/12/2022 22:08 ‧ 19/12/2022 por Tiago Antunes

Desporto

Taça da Liga

O Sporting venceu nesta segunda-feira o Sp. Braga por 5-0, em jogo dos quartos-de-final da Taça da Liga. Debaixo de alguma chuva, os leões deram um recital em casa e assinaram da melhor forma a passagem à 'final four' da prova.

Gonçalo Inácio, Paulinho, Pedro Gonçalves, Trincão e Marcus Edwards foram os autores dos golos que arrumaram a questão logo na primeira parte. O Sp. Braga quis reagir, mas não teve capacidade. Artur Jorge ainda trocou dois jogadores à meia hora de jogo, mas sem efeito.

Na segunda parte, apesar das tentativas de responder por parte dos minhotos, a partida foi dos leões. O controlo do resultado, juntamente com a rotatividade da equipa, deixou o Sporting ligado ao jogo até ao apito final.

Com este resultado, o Sporting segue em frente na Taça da Liga e vai estar em Leiria. Moreirense ou Arouca, um deles será o adversário do leão nas meias-finais.

Filme do jogo

Onde estava este leão quando era preciso? O Sporting voltou da 'pausa' para o Mundial com um fôlego completamente diferente e com uma nota artística que não se via há uns tempos em Alvalade.

Numa noite encharcada em Lisboa, o início dos leões não podia ter sido melhor. Um autêntico dilúvio foi o que se deu no reino do leão, desenhado desde cedo na partida. Antes do quinto minuto de jogo, já a equipa da casa vencia. Gonçalo Inácio leu bem o lance e, onde ninguém esperava, apareceu e abriu a contagem.

O momento do Sporting tem sido bom e prova disso foi a forma como a equipa não tirou o pé do acelerador, sempre em busca de mais. Aos sete minutos, Trincão e Paulinho brilharam contra a antiga equipa e levantaram as bancadas de Alvalade. Enquanto extremo fez um passe tremendamente açucarado, o ponta de lança deu o seu toque especial ao picar a bola sobre Matheus Magalhães, mostrando a confiança conquistada com as recentes exibições.

O Sp. Braga não estava em jogo, irreconhecível em Alvalade, mas sentiu a exigência do momento ao olhar para o banco e ver Artur Jorge mal-humorado. O técnico dos arsenalistas não estava a gostar e não precisou de dizer uma palavra para se fazer percetível. Foi aí que a equipa do Minho cresceu e ameaçou as redes de Adán. Contudo, com pouco brilhantismo como o do adversário.

Numa jogada que parecia inofensiva, Tormena deitou tudo a perder. O brasileiro perdeu a bola a meio campo e deixou Edwards correr desalmado rumo à sua baliza. Já dentro da grande área, sem muito a fazer, fez falta e abriu caminho para o terceiro golo do Sporting, confirmado da marca dos 11 metros por Pedro Gonçalves.

A equipa minhota não baixou guarda, até porque não tinha nada a perder. À entrada dos últimos cinco minutos da primeira parte, o Sp. Braga estava por cima, mas não soube colocar-se no campo e gerir a força do adversário. Num lance de ataque, o Sporting ganhou a bola, lançou Nuno Santos no ataque e viu Trincão fazer o quarto do encontro.

O quinto golo ainda surgiu antes do intervalo. Novo erro da defesa, ainda que duvidoso, deu em nova grande penalidade. Desta vez, calhou a Edwards decidir a 'sorte' da bola, que acabou no fundo da rede.

Ao intervalo, imagina-se, o ralhete no balneário do Sp. Braga deverá ter sido de tom sério e zangado. Ainda assim, Artur Jorge gastou o seu latim em vão. A equipa não se limitou a defender, é claro, mas também não conseguiu fazer Adán tremer. O espanhol só sujou o equipamento uma vez e sem necessidade, depois de um remate cruzado sem perigo por parte de Banza.

Amorim foi assegurando que a equipa se mantinha ligada no jogo, mas não evitou fazer alterações. O Sporting acabou a defender, mas sempre com o resultado mais que controlado, sendo preciso uma enorme tragédia para que os verdes e brancos não fossem a Leiria jogar a próxima fase da prova.

A partida desta segunda-feira significou a passagem do Sporting às meias-finais da Taça da Liga. Mas não só. Significou ainda a confirmação de uma teoria que já se construía por aí: o melhor Sporting está à vista de todos. Ainda que careça de um calendário mais pesado em qualidade, os números que os leões conseguiram na Taça da Liga dizem muito da categoria das exibições do emblema verde e branco, que espera de saber, de Arouca e Moreirense, quem se segue na última paragem antes da final.

Momento do jogo: O golo de Pedro Gonçalves, de grande penalidade. Não foi o mais bonito, mas o mais decisivo do jogo, deitando por terra a réstia de moral que o Sp. Braga mantinha em campo. Foi com o terceiro golo que o Sporting 'arrumou a questão', podendo chegar ainda aos cinco golos antes do intervalo.

Onzes iniciais

Sporting: Adán; Matheus Reis, Coates, Inácio; Porro, Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Edwards, Paulinho.

Sp. Braga: Matheus; Fabiano, Tormena, Paulo Oliveira, Sequeira; Castro, Al Musrati, Ricardo Horta, Infande; Vitinha, Banza.

Antevisão

Sporting e Sp. Braga defrontam-se nesta segunda-feira, em jogo dos quartos-de-final da Taça da Liga. Leões e minhotos vão em busca, no relvado de Alvalade, de um passaporte para as meias-finais da prova.

A final está a poucos passos de distância, tendo sido mais fácil para o Sporting chegar à grande decisão. Os leões continuam a defender o título conquistado na época passada, procurando até um terceiro título seguido. Já os arsenalistas, que venceram a prova em 2019/20, querem vencer para voltarem a Leiria.

O Sporting-Sp. Braga tem apito inicial marcado para as 20h15, no Estádio de Alvalade, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Sp. Braga: Um prato forte para abrir o apetite da Taça da Liga

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

João Neves recebeu quatro atletas do Benfica na passagem do ano em Paris

França

João Neves recebeu quatro atletas do Benfica na passagem do ano em Paris

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lancia Delta conduzido por Carlos Sainz encontra-se à venda

WRC

Lancia Delta conduzido por Carlos Sainz encontra-se à venda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas