A pausa das competições de clubes durante o Mundial do Qatar não se aplicou à Taça da Liga e o Sporting aproveitou para alcançar quatro triunfos com a particularidade de não ter sofrido qualquer golo, um registo defensivo que igualou o recorde de Rúben Amorim enquanto treinador.
A verdade é que não se trata de um cenário inédito (mas antes de uma 'second round') na presente temporada, uma vez que a formação leonina alcançou igual marca no passado mês de setembro. Se puxarmos a fita atrás, o jovem treinador dos leões já havia atingido registo semelhante em Alvalade noutras duas ocasiões. Mas vamos por partes.
Após um mês de outubro mais 'turbulento', o Sporting entrou em novembro com uma derrota diante do Eintracht Frankfurt (1-2), que ditou a queda da Liga dos Campeões para a Liga Europa, mas reagiu com seis triunfos consecutivos, tendo terminado os últimos quatro com a baliza a zeros, diante de Farense (6-0), Rio Ave (0-2), Marítimo (5-0) e Sporting de Braga (5-0).
Se recuarmos até ao passado mês de setembro, verificamos que a equipa de Alvalade atravessou momento semelhante na resposta a uma onda de resultados mais negativa. Após o mau arranque de época, os triunfos do Sporting diante de Estoril (0-2), Eintracht Frankfurt (0-3), Portimonense (4-0) e Tottenham (2-0) apenas foram travados pela derrota no Bessa, diante do Boavista, por 2-1, barrando a hipótese de chegar à mão cheia de jogos sem sofrer.
Época do título também teve 'second round'
Curiosamente, é preciso recuar até à época 2020/21, que consagrou o Sporting como campeão nacional, para assinalar as outras duas ocasiões com quatro jogos sem golos sofridos, sendo de realçar que essa 'fortaleza' foi fulcral para atingir um objetivo que fugia ao emblema de Alvalade há 19 anos.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, os leões bateram o Sporting de Braga na final da Taça da Liga e, de seguida, derrotaram Boavista (0-2), Benfica (1-0) e Marítimo (0-2), até que voltaram a sofrer golos, no triunfo frente ao Gil Vicente (1-2).
Já na reta final dessa mesma época, repetiu-se a mesma história. O Sporting sorriu em Braga (0-1) e derrotou ainda o Nacional (2-0), o Rio Ave (0-2) e o Boavista (1-0), precisamente o jogo do título, antes de somar aquela que foi a primeira e única derrota na I Liga, na deslocação à Luz, frente ao Benfica (4-3).
Com Amorim no comando técnico, o Sporting nunca conseguiu superar o registo quatro duelos sem sofrer, mas volta a ter a oportunidade de chegar à mão cheia de jogos na próxima quinta-feira, diante do Paços de Ferreira, para terminar o ano de 2022 com um recorde na mão.
🦁Sporting é a primeira vez que soma quatro jogos sem golos sofridos na Taça da Liga: 2022/23 Sporting, 18-0 golos em 4 jogos.
— Playmaker (@playmaker_PT) December 19, 2022
O recorde da prova numa edição são 5 jogos sem sofrer: 2013/14 Benfica, 6-0 golos em 5 jogos#AllianzCup #SportingCP #SCBraga #TacaDaLiga pic.twitter.com/ppaOivgqwJ
Leia Também: Quem vai ao ar perde o lugar? Suplentes do Sporting bem tentaram...
Leia Também: Leão alcança dado histórico na Taça da Liga e segue-se adversário temível