Naquele que foi o último compromisso do ano para ambas as equipas, Lucas Silva, Pité e Leonardo marcaram para o conjunto de Mafra, enquanto Idrissa Dioh, Luís Silva e Nené faturaram para a formação de Vila Franca de Xira.
O Vilafranquense entrou a todo o gás, com linhas de pressão altas, e, ainda no primeiro minuto, Umaro Baldé só não marcou ao segundo poste porque Renan estava atento e fez uma excelente defesa.
Respondeu o Mafra aos seis minutos, mas com êxito: o defesa Ousmane Diomandé lançou Lucas Silva em desmarcação, com o avançado a não dar hipóteses a Pedro Trigueira e a inaugurar o marcador.
Quando os ribatejanos tentavam responder, eis que surgiu o segundo tento para os mafrenses. Pité recupera uma bola a meio do meio-campo ofensivo e, após vários ressaltos ganhos, só parou quando colocou a bola por baixo das pernas do guarda-redes vilafranquense.
Todavia, se o resultado parecia estar a compor-se para a formação comandada por Ricardo Sousa, tudo mudou ainda antes do intervalo.
Aos 31 minutos, o defesa esquerdo do Vilafranquense, Eric Veiga, viu o seu livre direto, à entrada da área, ser intercetado pela barreira, mas na recarga Idrissa Dioh desferiu um remate rasteiro junto ao poste direito, sem hipóteses para Renan.
Pouco mais de dez minutos depois, Luís Silva, de fora da área, atirou potente e rasteiro para o fundo das redes, igualando o marcador e relançando a incerteza no desfecho final.
Na etapa complementar, o conjunto visitante entrou melhor e voltou a adiantar-se no placard num lance algo atabalhoado dentro da área da equipa comandada por Rui Borges e que, refira-se, foi protagonizado por dois jogadores que na última época alinhavam pelos 'piranhas do Tejo'.
Aos 53 minutos, o guarda-redes Pedro Trigueira hesitou no momento de agarrar a bola, tendo a mesma sobrado para Ença Fati, que assistiu Leonardo para o terceiro golo dos forasteiros.
Para os minutos finais, todavia, estava reservado o momento da noite: Nené, na cobrança de um livre direto, atirou forte para o empate, deixando o guarda-redes Renan sem reação.
Com este resultado, o Vilafranquense sobe provisoriamente ao terceiro lugar, com 22 pontos, enquanto o Mafra permanece em 12.º lugar, com 17 pontos conquistados em 14 jornadas.