No aniversário do 'rei', FC Porto dá espetáculo e volta a ameaçar Benfica

Em dia de festa de Pinto da Costa, dragões golearam o Arouca e reaproximaram-se, à condição, da liderança da I Liga

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
28/12/2022 23:04 ‧ 28/12/2022 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

O FC Porto venceu nesta quarta-feira o Arouca por 5-1, em jogo da 14.ª jornada da I Liga. Em dia de festa, o dragão deu a Pinto da Costa um belo presente de aniversário, seguindo com tudo na corrida pelo topo da tabela do campeonato.

Otávio abriu as contas aos 23 minutos de jogo, seguindo-se três golos golos de Taremi, aos 18, 34 e 50 minutos. Opoku ainda marcou na própria baliza após cruzamento do iraniano, sendo de Bruno Marques o último golo do encontro, o golo de honra do Arouca.

Com este resultado, o FC Porto chega aos 32 pontos, ficando, à condição, a cinco pontos do Benfica. Já o Arouca volta a perder na I Liga e segue com 19 pontos no 10.º lugar da tabela do campeonato.

Filme do jogo

Melhor presente de aniversário Pinto da Costa não podia pedir. O FC Porto deu espetáculo em casa no regresso à I Liga e manteve a boa forma na temporada. 85 anos de vida, 40 de presidência, mereciam grande recompensa e foi isso que aconteceu.

A entrada do FC Porto em campo não podia ter sido melhor. Aos 23 segundos de jogos, enquanto alguns ainda procuravam o seu lugar nas bancadas do Estádio do Dragão, Otávio aproveitou uma bola perdida para marcar o primeiro encontro.

Um golo madrugador costuma arrumar desde cedo a questão, mas o FC Porto não tomou o ditado como garantido. A equipa de Sérgio Conceição não tirou o pé do acelerador e procurou sempre o segundo golo. Marcou-o por Taremi, numa jogada que descreve o campeão nacional: rápido, pragmático e letal.

O terceiro golo acabou por aparecer no pior momento do FC Porto na partida. Já com algum perigo criado junto à baliza de Diogo Costa, com Alan Ruiz a fazer o papel de irrequieto que normalmente pertence a Mújica, o Arouca acabou por mostrar alguma fraqueza na defesa. A dormir quando não devia, a linha defensiva dos arouquenses deixou Taremi ganhar a frente e, na cara do golo, o iraniano não tremeu.

O intervalo de pouco serviu ao Arouca, que voltou para campo praticamente derrotado. A confirmação surgiu ao minuto 50, quando Taremi voltou a fazer das suas. Novamente perante uma defesa de farrapos, o iraniano chegou ao hat-trick. Minutos mais tarde, forçou o quinto golo ao cruzar para o centro da grande área. Opoku tentou cortar e fez autogolo.

No momento em que não devia, pelo momento que passava, o FC Porto sofreu um golo. Bruno Marques estreou-se a marcar na I Liga com um remate de longe, deixando Sérgio Conceição furioso. A verdade é que o grito do técnico fez a equipa tremer, permitindo ao avançado brasileiro voltar a ameaçar.

Os tremeliques passaram depressa, com o Dragão em plena festa em homenagem a Pinto da Costa. São 32 pontos, menos cinco que o Benfica, que, espera o Dragão, pode escorregar frente ao Sp. Braga e animar mais a luta pelo título da I Liga.

Momento do jogo: O golo de Otávio, aos 23 segundos. Tirou o Arouca temporariamente da partida, permitindo aos dragões dilatar a vantagem.

Onzes iniciais

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Wendell; Uribe, Grujic, Otávio, Galeno; Veron, Taremi.

Arouca: Arruabarrena; Milovanov, Basso, Opoku, Quaresma; Sylla, Soro, David Simão; Bukia, Alan Ruiz, Dabbagh.

Antevisão

O FC Porto vai receber nesta quarta-feira o Arouca, em jogo da 14.ª jornada da I Liga. No regresso da competição, os dragões procuram encurtar distâncias para o Benfica, que segue destacado na liderança.

São oito pontos de diferença para o topo da tabela, os quais o FC Porto perdeu com duas derrotas e dois empates. Já o Arouca, que tem vindo a crescer na classificação da I Liga, é 10.º coloado e poderá colocar pressão sobre Desp. Chaves, Portimonense e Rio Ave caso pontue na casa do campeão nacional.

O FC Porto-Arouca tem apito inicial marcado para as 21h15, no Estádio do Dragão, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Arouca: Correr atrás do prejuízo é ordem de Conceição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

FC Porto

Adjunto de Vítor Bruno despede-se do FC Porto: "Fica um título..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1947
2Benfica1941
3FC Porto1941
4Sp. Braga1937
5Santa Clara1932
6Casa Pia1930
7Vitória SC1926
8Estoril1924
9Famalicão2024
10Rio Ave1923
11Moreirense1923
12Gil Vicente1922
13Arouca1919
14C.D. Nacional1919
15AVS1918
16Estrela1917
17Farense1915
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Cruise Control

Há um botão que ajuda a poupar quase 20% de combustível

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas