Vítor Pereira foi apresentado nesta terça-feira como novo treinador do Flamengo. O técnico português aproveitou a eventualidade para explicar toda a polémica em torno da saída do Corinthians, sobre a qual diz que foram ditas mentiras.
"Estive calado este tempo todo, muita coisa foi dita por quem não me conhece. Só eu conheço a verdade. Há um ano, não tinha essa perspectiva de vir ao Brasil. Aceitámos o convite para virmos um ano, percebermos a realidade do futebol brasileiro, se havia qualidade ou não. Esse ano de contrato foi cumprido na íntegra, com responsabilidade, dedicação e sofrimento, muitas noites sem dormir. Foi assim que estive sempre até o último dia de contrato. De facto, eu sempre disse que acabaria a temporada e iria para casa porque, infelizmente, há muitas famílias por esse Brasil que lidam com alguma situação familiar séria. Por isso, pelo desgaste que eu sei que essa situação provoca, eu fui dizendo sempre que iria para casa apoiá-los", começou por dizer na conferência de apresentação.
O técnico luso explicou ainda a sua chegada ao Flamengo, um projeto que afirmou não poder ignorar.
"Depois disso, surge um clube da dimensão do Flamengo com uma abordagem diferente. Era uma proposta profissional muito boa. Vamos ter um ano de muitos desafios, um plantel de muita qualidade, e acho que, no ponto de vista profissional, todos os treinadores iriam pensar. Fiquei a pensar, sabendo do meu problema familiar. A minha família entendeu que poderíamos lidar com a situação, o desafio profissional seria importante para minha carreira, então tive de tomar uma decisão diferente. Isso é tão verdade que meu staff não conseguiu acompanhar-me porque ficaríamos apenas um ano", disse ainda.
Sobre os planos concretos para a temporada, Vítor Pereira falou sobre o tipo de jogo que quer implementar para chegar a grandes triunfos.
"Eu gosto de um jogo agressivo, de pressão, de posse e de domínio, e essa também foi uma ambição que me trouxe ao Flamengo. Uma das razões fortes de eu aceitar foi a forma ambiciosa como me apresentaram o projeto e a qualidade do plantel. Essa qualidade agora vai fazer-nos construir um jogo que tenha uma identidade de jogar pelos jogadores, e não por mim. Aquilo que temos que fazer é um jogo que os liga e seja consistente. Vamos tentar fazer isso, temos pouco tempo, mas temos uma experiência de curto espaço de tempo para agilizar essa forma de jogar", concluiu.
Vítor Pereira, recorde-se, esteve no centro da polémica no Corinthians ao afirmar que iria sair do clube no final da época por questões familiares. Meses depois de declarada essa saída, o técnico luso aceitou rumar ao Flamengo, novamente por um ano. Já no Brasil a tratar dos preparativos para a temporada, Vítor Pereira recebeu ainda nesta terça-feira o seu primeiro reforço.
Leia Também: Ex-Benfica deu as boas-vindas a Vítor Pereira no Flamengo