O Benfica venceu nesta sexta-feira o Portimonense por 1-0, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. As águias reencontraram o caminho das vitórias em casa, depois da escorregadela frente ao Sp. Braga, ainda que a exibição tenha ficado aquém do esperado.
Aos nove minutos, João Mário abriu as contas de grande penalidade. Nakamura ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu travar o golo. Aos 19 minutos, nova grande penalidade para o Benfica. Desta vez, Aursnes, chamado a converter, viu o guardião nipónico defender o remate.
Na segunda parte, o Portimonense tentou crescer no encontro e empatar o jogo. No entanto, não conseguiu contrariar a muralha encarnada com os jogadores que teve em campo. A equipa de Schmidt limitou-se a gerir a vantagem, ainda que tenha tentado várias vezes bater Nakamura.
Com este resultado, o Benfica reconquista, ainda que de forma provisória, os seis pontos de vantagem para o Sp. Braga. Já o Portimonense segue no oitavo lugar com 19 pontos, os mesmos que Rio Ave, Desp. Chaves e Arouca.
Filme do jogo
2023 trouxe de novo a vitória ao reino das águias. O Benfica, que tinha perdido antes do fecho do ano frente ao Sp. Braga, reencontrou o caminho dos triunfos, mas sem grande ânimo ao redor. Com o risco de perder a grande vantagem que foi alimentando na tabela da I Liga, a equipa de Roger Schmidt, imbuída de um sentido de responsabilidade, não entrou em jogo com a força que se esperava.
A derrota frente ao Sp. Braga acabou abafada pela novela Enzo Fernández, sem pressão acumulada para os restantes jogadores. Ainda assim, percebeu-se que o rumo teria de ser retomado. Com poucas alterações, sobretudo no ataque, o Benfica entrou em campo bastante ofensivo no jogo perante um Portimonense sempre na expectativa.
Nos primeiros minutos de jogo, os encarnados foram com tudo para cima da equipa algarvia, tomando as rédeas do encontro. Logo aos nove minutos, depois de várias oportunidades, surgiu o primeiro golo do jogo. Gonçalo Ramos foi lançado no ataque e Nakamura, sem mãos a medir, atirou o avançado ao chão. Na marca dos 11 metros, ainda adivinhou o lado, mas não travou o golo de João Mário. A equipa tranquilizou, mas não deixou de empurrar o adversário para trás.
A força ofensiva das águias na primeira parte ficou confirmada pelos 12 remates feitos, ao passo que o Portimonense fez apenas um em 45 minutos. A partida poderia ter ido decidida para o intervalo, não fosse a grande defesa de Nakamura em resposta a nova grande penalidade. Schmidt mandou trocar o marcador, mas não teve a mesma sorte. O guardião nipónico fechou as trancas da porta de casa e deixou a partida completamente em aberto.
A segunda parte, passou na Luz um dos episódios mais aterradores da novela. Apesar de nunca perder o controlo do jogo, o Benfica não mostrou a acutilância ofensiva que devia. Por cima do marcador, mas apenas por um golo, as águias remataram em 20 minutos tantas vezes quantas as que rematou na primeira parte.
O Portimonense foi atrevido, deixou o Benfica crescer e trabalhou a sua estratégia favorita: o contra-ataque. Ainda assim, o ataque alvinegro não esteve à altura, com Sapara em mau plano, sem a capacidade necessária para marcar a diferença no jogo da sua equipa.
Com Nakamura muito confiante na baliza, a equipa só tinha de arriscar e foi o que foi fazendo aos poucos. O Benfica, que parecia relembrar-se de vez em quando do desastre de Braga, foi perdendo as pilhas e a força mental, mostrando muito pouca assertividade nos lances ofensivos que foi tendo.
É uma vitória, mas das suadas. O Benfica é mais líder, como era antes de perder na última jornada da I Liga, mas de forma provisória. Em vésperas do dérbi, com um jogo da Taça de Portugal pelo meio, os encarnados deram sinal mais... ou menos.
Momento do jogo: O golo de João Mário, de grande penalidade, que decidiu o jogo. Deixou o Benfica na frente do encontro, tranquilizou a equipa e atrapalhou a tarefa do Portimonense.
Onzes iniciais
Benfica: Vlachodimos; Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo; Aursnes, João Mário, Florentino; Chiquinho, Draxler, Gonçalo Ramos.
Portimonense: Nakamura; Mouffi, Ouattara, Pedrão, Relvas, Seck; Diaby, Estrela, Klismahn; Sapara, Yago Cariello.
Antevisão
O Benfica vai receber nesta sexta-feira o Portimonense em jogo da 15.ª jornada da I Liga. As águias vai regressar aos relvados depois do 'murro no estômago' da última ronda, frente ao Sp. Braga.
Ao fim de 29 jogos, a era de Schmidt conheceu o seu primeiro desaire. Com a derrota na casa dos minhotos. O Benfica perdeu três pontos importantes na corrida pelo título, vendo os rivais mais perto do que antes.
O Portimonense não atravessa o melhor momento da época, com quatro derrotas em cinco jogos. Contudo, tem hipótese de subir ao sétimo lugar, deixando para trás o Rio Ave e colocando pressão no Vitória SC à porta da Europa.
O Benfica-Portimonense tem apito inicial marcado para as 19 horas desta sexta-feira, no Estádio da Luz, e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Portimonense: Obrigatório responder a um tropeço inconveniente