Onze metros traduzidos em três pontos: As notas do Benfica-Portimonense

As águias acabaram a soluçar na primeira partida de 2023, que venceram à boleia de uma grande penalidade. Com um dérbi à porta, Schmidt pode respirar de alívio com mais um triunfo e maior vantagem na liderança da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
07/01/2023 08:01 ‧ 07/01/2023 por Tiago Antunes

Desporto

Análise

O Benfica retomou o rumo das vitórias na sexta-feira ao derrotar o Portimonense por 1-0. Nem de perto nem de longe a melhor exibição da temporada, mas o suficiente para somar três pontos preciosos.

João Mário encarregou-se de marcar o único golo encontro para uma equipa que se mostrou apática em certos momentos. Quando tomou a iniciativa, ou não acertou no alvo ou esbarrou numa grande muralha chamada Nakamura.

O guardião nipónico acabou por fazer as maravilhas no Estádio da Luz com uma exibição perto de exímia. A equipa de Roger Schmidt acabou a soluçar e sem remédio para o trabalho do adversário, que travou a maioria dos remates feitos pelo Benfica.

Os três pontos conquistados pelo Benfica acabaram revelar-se uma tradução à letra de um remate dos 11 metros. Com o dérbi à porta, Schmidt terá trabalho pela frente para reerguer a equipa.

Posto isto, vamos às notas.

A figura

Nakamura merece todo o destaque neste encontro. Com 13 defesas em toda a partida, o nipónico obrigou o Benfica a festejar a derrota mais magra da época em casa. A exibição, que começou manchada pela grande penalidade causada, acabou embelezada com um outro penálti defendido e uma série de defesas de destaque. Vale frisar que, até este jogo, era preciso recuar até 2020/21 para se ver a última grande penalidade defendida pelo Portimonense na I Liga.

A surpresa

Chiquinho entrou no onze inicial e deixou boa marca na vaga de Enzo Fernández. O médio, que normalmente adota posições mais ofensivas, deu esse espaço a Aursnes para jogar ao lado de Florentino Luís. Apesar de ter diferentes qualidade, mostrou rapidez na transição e acertou nos posicionamentos. Fora do contexto das taças, ao qual já se habituou, Chiquinho mostrou que tem qualidade para ser opção para o Benfica nos maiores jogos da temporada.

A desilusão

Draxler voltou a desiludir. Mais uma moeda, mais uma volta no carrossel e mais um jogo sem brilho. O alemão entrou lento no jogo e nunca conseguiu igualar o ritmo dos colegas, falhou uma série de passes e não se colou ao ataque, ocupando sempre uma posição mais recuada que não era a sua. Draxler tem qualidade reconhecida, mas tarda a dar resposta com a camisola do Benfica.

Os treinadores

Roger Schmidt

A gestão emocional da equipa esteve no ponto, mas forças terceiras mexeram com a equipa. A derrota frente ao Sp. Braga ainda assombrou os jogadores encarnados em momentos do jogo, principalmente com a grande penalidade falhada por Aursnes. Schmidt demorou a mexer na equipa, forçou os jogadores com que começou o jogo na tentativa de retirar frutos. Acabou por ter de mexer quando as pilhas esgotaram. A equipa apresentou-se em 2023 em sub-rendimento, tal como acabou 2022, mas ainda tem margem para recuperar a forma antes de defrontar o Sporting.

Paulo Sérgio

A estratégia do Portimonense na Luz foi a mesma usada em qualquer outro jogo grande. Com uma linha de três defesas vincada em vários momentos do jogo, os alvinegros tentaram ferir o Benfica nos contra-ataques, para os quais alinharam com avançados rápidos. Paulo Sérgio acabou por não ter a força que pretendia ao ver Sapara passar ao lado da partida e Yago Cariello pouco capaz de pegar no jogo desde trás e ultrapassar a linha defensiva do Benfica. Valeu muito a exibição de Nakamura, mas há mais valor por trás desta equipa, que, apesar do momento decrescente, ainda tem os lugares europeus à vista.

O árbitro

Vítor Ferreira assinalou três grandes penalidade, acertou duas por 'culpa' própria. A terceira, assinalada pelo assistente, acabou por ser bem anulada com recurso ao VAR. Partida segura do juiz de Barcelos.

Leia Também: Benfica digere 'passas do Algarve' e recupera forças antes do dérbi

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

La Liga

Rui Silva despediu-se do Real Betis com este emocionante vídeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas