O Benfica desloca-se até à Póvoa de Varzim, esta terça-feira, para discutir com o Varzim o acesso aos 'quartos' da Taça de Portugal, num duelo em que as águias terão em mente o sério aviso do próximo adversário, que já eliminou o Sporting.
As águias não atravessam um momento propriamente feliz desde a paragem do campeonato para o Mundial do Qatar e, em função dos poucos golos marcados, os poveiros alimentam a esperança de poderem ser novamente 'tomba-gigantes' na Prova Rainha do futebol português.
O Varzim chega a esta altura da época com fortes probabilidades de lutar até ao fim pelo regresso à II Liga e moral não faltará para jogar nova eliminatória frente a um 'grande' de Portugal, desta vez no seu estádio, ao contrário do que aconteceu com o Sporting, num encontro realizado em Barcelos.
Por falar em Sporting, trata-se também do próximo adversário do Benfica para o campeonato, num sempre escaldante dérbi de Lisboa, pelo que os encarnados terão mesmo de estar focados em passar à próxima fase da prova para não voltarem a ceder.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45, será ajuizado por Manuel Oliveira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Tiago Margarido
Favoritismo do outro lado: "O Benfica é favorito, mas temos as nossas possibilidades e vamos amarrar-nos a essa percentagem, tentando explorar as debilidades de um Benfica fortíssimo. Temos sempre a esperança de conseguir passar, tal como o fizemos com o Sporting".
Análise ao adversário: "Analisámos o Benfica de forma profunda, sabemos que é uma equipa fortíssima, mas também tem algumas lacunas que pretendemos explorar, nomeadamente no contra-ataque, vamos tentar provocar muito essa situação de jogo".
Paixão dos adeptos: "A simbiose entre clube e cidade está mais viva do que nunca. Esperamos um estádio lotado, e com grande apoio dos varzinistas e dos poveiros, pretendemos dignificar esse apoio com uma vitória".
Roger Schmidt
Projeção da eliminatória: "Espero um jogo típico de Taça. Estamos na ronda com os 16 finalistas. É um clube da Liga 3, mas tem estado bem. Têm qualidade e mostraram espírito nesta competição. Ganharam os últimos três jogos da Taça. São muito bons a defender, sempre com muitos jogadores atrás da linha da bola e a conceder poucos espaços. É uma situação que já tivemos em vários jogos. Não vamos desvaloriza-los. Esperamos um jogo difícil. Queremos seguir para os quartos de final e fazer de tudo para vencer a Taça de Portugal. Amanhã é uma nova oportunidade para mostrar a nossa motivação para isso".
Mudanças a pensar no dérbi?: "Não temos uma segunda equipa, todos fazem parte do plantel principal. Percebo o que está a dizer, mas não vai haver qualquer problema para recuperar entre os jogos. Já estamos habituados a isso. Estamos muito motivados, levamos a Taça muito a sério e vamos entrar com a abordagem certa. Podemos fazer algumas alterações, mas estamos concentrados em vencer amanhã e não estamos a pensar nas próximas semanas nem no jogo da I Liga, apesar de ser um dérbi contra o Sporting. Estamos completamente concentrados no jogo com o Varzim".
Regresso de Enzo?: "Já o disse na conferência de imprensa da semana passada. O assunto do Enzo está encerrado, não há mais nada. É um jogador nosso. Está numa boa posição, feliz, a treinar bem, faz parte da equipa. É um jogador-chave. Está tudo dito".
Últimos resultados
Varzim: E-D-V-E-V
Benfica: V-V-E-D-V
Últimos onzes
Varzim: Ricardo Nunes; Tito Júnior, João Faria, João Sidónio, Tiago Cerveira; Gonçalo Ferreira, Jorge Vilela, Rúben Gonçalves; Paulo Moreira, Léo Teixeira e Rui Areias
Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, António Silva, Álex Grimaldo; Chiquinho, Florentino Luís, João Mário; Fredrik Aursnes, Julian Draxler; Gonçalo Ramos
Ausências
Varzim: (-)
Benfica: (-)
Leia Também: Schmidt: "Enzo Fernández está feliz. O assunto está encerrado"