O Benfica garantiu a passagem aos 'quartos' da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao bater o Varzim (0-2), num estádio em que apenas tinha vencido por uma ocasião nas últimas nove deslocações. Grimaldo e Enzo Fernández lutaram contra a história e deixaram Schmidt a sorrir.
O defesa espanhol arrancou o jogo com um golaço de livre direto (4') e a verdade é que as águias não podiam ter pedido melhor início de partida. Até ao intervalo, os guarda-redes não foram colocados à prova e a partida seguiu para o descanso com a vantagem mínima da equipa de Schmidt.
Os poveiros, que já tinham eliminado o Sporting, foram em busca do empate e até ameaçaram mexer com o marcador, porém, a reação não foi esclarecedora o suficiente para evitar a eliminação e até foi o Benfica a sentenciar as dúvidas com o 0-2 final, graças a... Enzo Fernández.
Abrir com golaço...
Roger Schmidt optou por fazer algumas mudanças em relação ao onze apresentado diante do Portimonense, face à ausência do lesionado Rafa, num jogo que não poderia ter começado melhor para os encarnados.
Naquela que foi a principal ocasião do primeiro tempo, Grimaldo tentou a sua sorte na conversão de um livre direto, deixando Ricardo Nunes sem qualquer tipo de reação ao golo madrugador (4') na partida.
O defesa espanhol ainda ameaçou o bis pouco depois, mas também viu Rúben Gonçalves ficar perto do empate, com um cabeceamento a sair a centímetros do poste da baliza de Vlachodimos, já perto da meia hora de jogo.
Até ao intervalo, Enzo Fernández e Chiquinho ainda tentaram assustar em dois remates de longe, mas o jogo seguiu mesmo para o intervalo com a vantagem das águias pela margem mínima.
...e garantir com selo de campeão
Tiago Margarido fez dupla alteração ao intervalo, promovendo as entradas de Rui Areias e Hélder Barbosa, enquanto Roger Schmidt apenas substituiu David Neres por João Mário.
Os poveiros, que já tinham eliminado o Sporting na competição, foram em busca do empate e, de forma algo tímida, ainda conseguiram criar algum 'sururu' junto da baliza de Vlachodimos. Um dos principais lance surgiu sensivelmente a meio do segundo tempo, com um remate cruzado de Diogo Ramalho a obrigar o guardião a intervir para evitar o empate.
Na resposta, Chiquinho esteve perto de fazer o segundo do jogo, algo apenas travado pelos pés de Ricardo Nunes, assim como Gonçalo Ramos e Enzo Fernández. A verdade é que o segundo golo do emblema da Luz ficou mesmo reservado para o único campeão mundial em campo, ao sentenciar as dúvidas aos 78 minutos, após passe de Chiquinho.
Até ao apito final, o emblema da Póvoa de Varzim ainda tentou reduzir, sobretudo nos remates de Tito Júnior e de Rui Areias, mas a equipa que lidera o campeonato acabou mesmo por garantir a passagem com um triunfo por dois golos.
Desta forma, o Benfica junta-se ao Famalicão no lote de apurados para os 'quartos' da Prova-Rainha, ficando à espera do vencedor do escaldante duelo entre Sporting de Braga e Vitória SC, agendado para esta quarta-feira.
Momento do jogo: O golo de Enzo Fernández aos 78 minutos sentenciou todas as dúvidas, aparecendo na melhor altura para tranquilizar as águias na partida.
Há 55 anos que o 🦅Benfica não marcava tão cedo na Póvoa de Varzim:
— Playmaker (@playmaker_PT) January 10, 2023
2023 🇪🇸Grimaldo (4')
1968 🇵🇹Eusébio (1')
Foi o 2.º golo mais rápido do Benfica em casa do Varzim#TaçadePortugal #ProvaRainha #VSCSLB pic.twitter.com/ifytHC2OX4
Onzes
Varzim: Ricardo Nunes; Tito Júnior, João Faria, Bonilla, Bruno Bernardo; Tovar, Rúben Gonçalves, Paulo Moreira, Léo Teixeira, João Vasco; Onyeka.
Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Lucas Veríssimo, Morato, Álex Grimaldo; Fredrik Aursnes, Chiquinho, David Neres, Enzo Fernández, Julian Draxler; Gonçalo Ramos.
Antevisão
O Benfica desloca-se até à Póvoa de Varzim, esta terça-feira, para discutir com o Varzim o acesso aos 'quartos' da Taça de Portugal, num duelo em que as águias terão em mente o sério aviso do próximo adversário, que já eliminou o Sporting.
As águias não atravessam um momento propriamente feliz desde a paragem do campeonato para o Mundial do Qatar e, em função dos poucos golos marcados, os poveiros alimentam a esperança de poderem ser novamente 'tomba-gigantes' na Prova Rainha do futebol português.
O Varzim chega a esta altura da época com fortes probabilidades de lutar até ao fim pelo regresso à II Liga e moral não faltará para jogar nova eliminatória frente a um 'grande' de Portugal, desta vez no seu estádio, ao contrário do que aconteceu com o Sporting, num encontro realizado em Barcelos.
Por falar em Sporting, trata-se também do próximo adversário do Benfica para o campeonato, num sempre escaldante dérbi de Lisboa, pelo que os encarnados terão mesmo de estar focados em passar à próxima fase da prova para não voltarem a ceder.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45, será ajuizado por Manuel Oliveira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Varzim-Benfica: Queda do leão serve de aviso... ou nem por isso?