O FC Porto desloca-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC este sábado, naquela que é uma das deslocações tradicionalmente mais difíceis para os dragões, em jogos em que a euforia dos adeptos, o equilíbrio competitivo e a crença acabam por ser imagem de marca, independentemente dos momentos que as duas equipas atravessem.
Em conversa com o Desporto ao Minuto, Pêpê Rodrigues desvalorizou a importância das fases distintas que vimaranenses e dragões atravessam e enalteceu o papel dos adeptos do emblema de Guimarães, com um grande nível de emoção bem presente do início ao fim do desafio.
Além disso, o médio de 27 anos abordou aquela que foi a última vez que o Vitória SC 'tirou' pontos ao FC Porto (0-0), em fevereiro de 2019, recordando mesmo a estratégia utilizada para contrariar as ideias de Sérgio Conceição, meses depois do surpreendente triunfo no Dragão (3-2), em resposta a uma desvantagem de dois golos.
"Em Guimarães, os jogos são todos competitivos, sobretudo pela massa adepta que o Vitória SC tem, que é um ponto a favor do clube, além da qualidade individual e coletiva que têm", referiu, antes de salientar as "dificuldades" com que os azuis e brancos se vão cruzar: "Os adeptos [do Vitória SC] galvanizam muito a equipa, pelo que acredito que será um bom jogo. O FC Porto vai ter muitas dificuldades para conseguir ganhar em Guimarães", começou por dizer.
Momentos distintos não impedem "o equilíbrio"
Se, por um lado, o FC Porto chega a Guimarães num grande momento de forma, com exceção para o empate diante do Casa Pia (0-0 no Jamor), por outro, o Vitória SC atravessa a pior fase da época (sete jogos consecutivos sem triunfos), com destaque para a derrota em Braga (2-3), na Taça de Portugal, num jogo em que os vimaranenses estiveram a ganhar por dois golos até aos 80 minutos.
Apesar da desilusão, Pêpê Rodrigues, atualmente a representar os turcos do Ankaragücü, destacou a exibição do antigo clube frente ao rival, servindo de alerta para o próximo adversário. "Vi o que aconteceu no jogo em Braga. Se o formos a analisar de forma mais fria, rapidamente percebemos que foi um encontro atípico. Se o jogo se repetisse mais dez vezes, o Vitória SC ia ganhar essas dez, pela exibição que fez".
"A realidade é que o [Sporting de] Braga não teve grandes ocasiões de golo até fazer o 1-2 e o Vitória SC até teve oportunidades para fazer o terceiro. São coisas que acontecem no futebol. O Sporting de Braga conseguiu virar o jogo em cinco ou seis minutos, mas penso que não foi pela qualidade do jogo em si. Não foram superiores. O Vitória SC não está num momento fácil porque não ganha, mas do que vi, em termos de exibição, foi uma equipa muito competente em Braga", acrescentou.
Vitória SC já não vence há mais de dois meses. A última vez aconteceu frente ao Marítimo (1-0), antes da paragem do campeonato para o Mundial do Qatar.© Global Imagens
"O Vitória SC tem grandes jogadores. Claro que tem muitos atletas novos e isso nota-se em alguns momentos do jogo. Com um bocadinho mais de experiência, poderiam ganhar jogos que empataram, ou empatar jogos que perderam. Faz parte do crescimento. Cada jogo é um jogo. É sempre diferente. Acredito que este encontro com o FC Porto será de grande motivação para os jogadores do Vitória SC e o público estará em grande número a apoiá-los", frisou.
O médio português passou pelo emblema de Guimarães entre 2018 e 2020, tendo disputado quatro jogos frente ao FC Porto, com o registo de três derrotas e um empate, pelo que não hesitou em realçar que se tratam de "jogos muito equilibrados", independentemente dos momentos distintos das duas equipas.
"O Vitória SC entra em todos os jogos para ganhar, nunca para empatar. O FC Porto até pode ter mais vitórias, principalmente pelo poderio financeiro que tem por comparação ao Vitória SC, mas foram sempre encontros muito equilibrados, em que o FC Porto ganhou quase sempre pela margem mínima. Isso diz muito dos duelos entre as duas equipas", enalteceu.
A chave do último 'travão' ao FC Porto
Presente na última vez que o Vitória SC conseguiu travar o FC Porto (0-0), em março de 2019, Pêpê Rodrigues tratou de avaliar a forma como Sérgio Conceição coloca as suas equipas a jogar e realçou a chave utilizada para arrancar pontos frente aos azuis e brancos.
"As equipas de Sérgio Conceição são muito dinâmicas. Nem sempre jogam futebol bonito, mas procuram rapidamente a baliza adversária. Creio que a chave passa por retirar um pouco essa ansiedade em torno da baliza e ter algum controlo do jogo. Saber pausá-lo. Eles são muito fortes na reação a uma perda de bola. Caso o Vitória SC a consiga retirar da zona de pressão, depois terá muitos espaços para atacar e criar dificuldades ao FC Porto. Passa muito por ter a bola em posse. Recuperá-la, tirar da zona de pressão e ter tempos longos de posse. Pode ser uma grande vantagem", vincou.
Desafiado a destacar algumas referências dos dois clubes, o médio de 27 anos, que atualmente joga nos turcos do Ankaragücü, não hesitou em realçar vários nomes, sobretudo aqueles que são sinónimo... de experiência.
"O jogo do FC Porto passa muito pelo Otávio. É ele que, muitas vezes, faz o primeiro passe e desbloqueia. Individualmente, o FC Porto tem jogadores muito fortes. O Galeno, no um para um, é muito rápido e pode desequilibrar. Há ainda o Taremi, que faz golos de todos os feitios (risos). É uma equipa recheada de bons valores, mas destaco esses três. Para mim, são os jogadores que mais desequilíbrios podem criar", afirmou.
Pêpê Rodrigues representou o Vitória SC entre 2018 e 2020, altura em que saiu para o Olympiacos, tendo chegado a Guimarães inicialmente a título de empréstimo pelo Benfica.© Global Imagens
"O Vitória SC tem jogadores com alguma experiência, como o André André, o Tiago [Silva], o Rúben Lameiras, o Jorge [Fernandes] e o [Bruno] Varela. Aqui ou ali é normal que, às vezes, se note mais o lado da juventude que vai aparecendo e crescendo. O Vitória SC, com isso, também vai crescer", atirou, antes de falar do trabalho de Moreno e dos "objetivos" a cumprir: "De realçar que o Moreno está a fazer um grande trabalho. Os resultados mais recentes não têm sido tão bons. A falta da tal experiência de alguns jogadores faz com que não se consiga um ou três pontos. Acredito que o Vitória SC irá fazer um bom campeonato e alcançar os objetivos a que se propôs no início da época".
Timing determinante para manter perseguição?
A deslocação do FC Porto a Guimarães, agendada para este sábado, surge no fecho da primeira volta do campeonato, numa altura em que os dragões seguem a cinco pontos do líder Benfica e a um do Sporting de Braga, que se encontra na segunda posição.
Apesar de ter escorregado recentemente frente ao Casa Pia (0-0), o FC Porto conseguiu encurtar a desvantagem de oito para cinco pontos, beneficiando dos tropeções do Benfica diante do Sporting de Braga (3-0) e do Sporting (2-2), pelo que a visita ao reduto do atual sexto classificado pode ter um peso crucial, na perspetiva do médio português.
"Claro que o FC Porto vai querer ganhar, sobretudo para tentar encurtar essas distâncias para o líder. Só que o Vitória SC também tem os seus objetivos e, como toda a gente sabe, é uma equipa muito forte a jogar em casa. O resultado é incerto", atirou.
"O FC Porto pode acreditar. Ainda falta uma volta inteira. São muitos pontos em disputa. Estão cinco pontos atrás e na segunda volta podem recuperá-los. É uma maratona. É cada vez mais difícil ganhar jogos e, na reta final do campeonato, parece haver sempre uma dificuldade acrescida em conseguir pontos. As equipas começam a olhar ainda mais para os seus objetivos, seja a lutar por um lugar na Europa ou pela manutenção, pelo que todos precisam de pontos. Pode haver uma ou outra escorregadela", acrescentou.
No entanto, o foco está no momento atual e, nesse sentido, Pêpê Rodrigues frisou que a fase de confiança poderá ser 'abalada' em função do resultado alcançado pelo FC Porto em Guimarães.
"Para já, o FC Porto vai ter uma grande batalha em Guimarães, contra o Vitória SC, pelo que será um jogo muito importante para as aspirações ao título do FC Porto porque reaproximou-se agora do Benfica. É uma equipa que está num momento de confiança. Se agora não conseguir manter esse momento e não ganhar [em Guimarães], a confiança pode baixar e acabar por ser fatal", concluiu.
Recorde-se que o jogo entre Vitória SC e FC Porto está agendado para este sábado, a partir das 20h30 (horário de Portugal Continental), logo após o jogo do rival e líder Benfica nos Açores, diante do Santa Clara.
A última derrota do FC Porto aconteceu há três meses, frente ao rival Benfica (0-1). Desde então, os dragões registaram 11 triunfos e três empates.© Getty Images
Leia Também: Surf no meio dos tubarões? "A maior aventura da minha vida"