O FC Porto prepara-se para defrontar o Vitória SC, no sábado, em Guimarães, numa deslocação que, apesar de ser tradicionalmente difícil, até tem 'arrancado' sorrisos aos dragões. Para recordar o último grande tombo no Estádio D. Afonso Henriques, é preciso recuar sete anos, numa altura em que o treinador dos vimaranenses era... Sérgio Conceição.
Um triunfo pela margem mínima (1-0), no dia 17 de janeiro de 2016, acabou por ser suficiente para que o emblema de Guimarães 'quebrasse um enguiço' de 11 anos sem bater os azuis e brancos no 'Castelo', num jogo envolto em grande polémica, ainda bem antes de começar. Mas já lá vamos.
Desde então, a história foi outra. Nas últimas seis deslocações, o FC Porto venceu cinco duelos e apenas não saiu de Guimarães a sorrir por uma ocasião (0-0). Ainda assim, nota para o facto de praticamente todos os triunfos terem sido pela margem mínima (0-1 em 2017/18, 1-2 em 2019/20, 2-3 em 2020/21 e 0-1 em 2021/22), com exceção do jogo de 2016/17 (0-2).
7.ª vitória consecutiva do FC Porto sobre o Vitória SC
— Playmaker (@playmaker_PT) April 10, 2022
Na Cidade Berço, esta foi a 3.ª vitória consecutiva do FC Porto, a 4.ª nas 5 últimas épocas pic.twitter.com/CSQ7TKXZ7Q
A polémica... e a resposta
A verdade é que o contexto em que decorreu a partida não poderia ter sido recheado de mais polémica. Dias antes do jogo, o nome de Sérgio Conceição começou a ser fortemente associado ao comando técnico dos dragões para suceder Julen Lopetegui, ainda que a mudança para o emblema da cidade Invicta tenha sido prontamente negada.
A forte ligação de Sérgio Conceição ao FC Porto, pela passagem pelos azuis e brancos enquanto futebolista, levou a que se montasse todo um enredo em torno de um eventual triunfo dos dragões, bem antes do jogo começar, porém, a resposta... foi dada dentro de campo e, depois, fora dele.
"Os meus pais são analfabetos, mas sempre me passaram princípios fantásticos. Esses princípios têm a ver com dignidade e honestidade. Esta semana sofri com isso tudo, porque sou pai de cinco filhos, tenho irmãos e família. É só isto que quero dizer", afirmou Sérgio Conceição logo após o jogo, tendo deixado a flash-interview visivelmente emocionado.
Atual treinador do FC Porto passou pelo Vitória SC em 2015/16 e terá protagonizado o momento mais alto do clube nessa temporada, precisamente, no triunfo frente aos dragões.© Getty Images
Recorde-se que, nesse duelo que abriu a segunda volta, Bouba Saré aproveitou um erro madrugador de Casillas e, logo aos quatro minutos, apontou aquele que seria o primeiro e único golo do encontro, marcado pela grande exibição do então jovem guardião Miguel Silva a travar todas as investidas do conjunto orientado pelo interino Rui Barros, antecedendo a entrada de José Peseiro na semana seguinte à do polémico jogo.
Curiosamente, André André vestia a camisola do FC Porto nessa temporada, precisamente uns meses após a saída do Vitória SC. O duelo deste sábado marca, assim, o reencontro de algumas personalidades com os antigos clubes e poderá acompanhar as incidências da partida, a partir das 20h30, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Ex-Vitória SC 'avisa' FC Porto: "Vão ter uma grande batalha..."
Leia Também: Três ausentes na preparação do FC Porto para jogo em Guimarães