Sporting-FC Porto: Repetir a história ou afastar 'fantasmas'?

Leões têm um histórico de confortos muito favorável numa competição que os dragões nunca conseguiram 'levar o caneco' para a cidade Invicta.

Notícia

© Liga Portugal

Miguel Simões
28/01/2023 08:09 ‧ 28/01/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Chegou o dia. Sporting e FC Porto disputam, este sábado, a final da Taça da Liga, em Leiria, num duelo em que a história até está do lado dos leões, pelo que os dragões tentaram afastar os 'fantasmas'.

O emblema da cidade Invicta já esteve presente em quatro finais e acabou sempre derrotado (diante de Benfica, Sporting e ainda duas vezes frente ao Sporting de Braga), pelo que deseja que, à quinta tentiva, seja de vez.

Pela frente, os dragões têm um adversário que, em cinco jogos na prova, sorriu sempre. Os leões - que arrecadaram os últimos dois troféus e já venceram um total de quatro edições - bateram os azuis e brancos por duas ocasiões (4-1 nas 'meias' de 2009/10 e 2-1 nas 'meias' de 2020/21) e empataram nas outras três, duas delas com o sorriso final nas grandes penalidades ('meias' de 2017/18 e final de 2018/19).

Com mais 24 horas de descanso por comparação ao FC Porto, a formação de Rúben Amorim chega ao derradeiro duelo da prova com um registo 100% vitorioso, após uma fase de grupos com 13 golos marcados (6-0 na receção ao Feirense, 0-2 no reduto do Rio Ave e 5-0 contra o Marítimo) e nenhum sofrido, uma goleada diante do Sporting de Braga (5-0) e o mais recente triunfo suado frente ao Arouca (1-2) na 'final four'.

Já o conjunto de Sérgio Conceição arrancou a prova com um empate diante do Mafra (2-2), mas rapidamente se impôs em Chaves (0-2) e na receção ao Vizela (4-0), eliminando depois o Gil Vicente (2-0) e 'derrubando' o Académico de Viseu (3-0) na 'final four'.

O que nos reservará o grande duelo este sábado? À quinta é de vez para o FC Porto ou repete-se a história para o lado do Sporting?

O Clássico tem apito inicial agendado para as 19h45 (horário de Portugal Continental), em Leiria, será ajuizado por João Pinheiro e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Pontos fortes do FC Porto: "Têm vários. No FC Porto destaco o Taremi, que faz muitos golos. O Otávio também, pela alma que dá a equipa. E ainda o Pepe, para lá do futebol, dá algo diferente à equipa. O Conceição poderia fazer descansar os três, não acredito que o faça. Mas tudo depende, pela agressividade que o FC Porto mete, assim como o Matheus Uribe. Há jogadores especiais  que constroem aquela base que eu digo ser fundamental para serem campeãs. É a espinha dorsal do FC Porto".

Estratégia para evitar derrota: "Acima de tudo, não voltar a sofrer três golos (risos). Tivemos bons momentos com a bola, mas fomos pouco agressivos a chegar à área. Lembro-me que o Edwards jogou a avançado, mas faltou agressividade. O primeiro golo, a chegar ao intervalo, foi como foi. Depois houve aquela mão do Porro. Mostrei os bons momentos que tivemos à equipa. Temos de ser mais agressivos, isso é o mais importante. Quando toda a gente acredita, estamos mais perto de vencer o jogo".

Taça da Liga salva a época?: "Não chega. Não podemos ter esse argumento. No ano passado foi escasso. Esta época, mesmo conquistando um título, será escasso. É essa a ideia que quero passar. Há muita coisa que nos coloca em perigo. Quero que eles sintam isso. Estaremos mais perto de vencer se tivermos esta mentalidade. Não se salva nada. Temos de continuar a ganhar jogos atrás de jogos".

Sérgio Conceição

Estratégia para a final: “Marcar mais golos que o Sporting. Vamos defrontar de um Sporting, que apesar de ser a mesma equipa, tem nuances diferentes. O nosso foco continua a ser nossa equipa, percebendo que do outro lado está uma equipa de altíssimo nível. Será um jogo de grau dificuldade muito alto. As pessoas amanhã não vão olhar tanto para a beleza do encontro. E o que queremos amanhã é ganhar um título”. 

Tempo de descanso mais curto: “Isto não está relacionado com o Sporting. Eles agora tiveram mais um dia de descanso, mas já antes tiveram em situação inversa. Agora, claro que é importante ter mais 24 horas e um dia de descanso e recuperação faz a diferença, agora não será uma desculpa a usar no final do encontro”.

Treino de penáltis?: "Tudo é importante, mas posso confidenciar que não treinei. Num dia, treinei penáltis muitas vezes e isso faz parte das unidades de treino, mas acho que na véspera de um jogo, quem bate bem, se falhar pode ir com um pensamento para o jogo que é de evitar. Não é na véspera de uma final que se treina penáltis, isso vai-se treinando".

Últimos resultados

Sporting: V-V-E-D-V

FC Porto: V-V-V-V-E

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán; Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Manuel Ugarte, Nuno Santos; Marcus Edwards, Pedro Gonçalves e Paulinho

FC Porto: Cláudio Ramos; João Mário, Pepe, Iván Marcano, Wendell; Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Otávio; Gabriel Veron, Pepê e Danny Namaso

Ausências

Sporting: Luís Neto e Daniel Bragança (lesionados)

FC Porto: Grujic e Francisco Meixedo (lesionados)

Leia Também: Um fantasma sem fim? FC Porto em busca da última peça do puzzle português

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Cristiano Ronaldo

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas