A última ronda trouxe mudanças, com o campeão FC Porto a ultrapassar na segunda posição o Sporting de Braga, goleado pelo Sporting (5-0), estando os 'dragões' a oito pontos do Benfica, e os arsenalistas agora a 10, mas ambos com menos um jogo.
Na jornada, o Benfica, ainda com Gonçalo Ramos, Rafa e Draxler em dúvida por lesão, é o primeiro a entrar em campo, frente à equipa sensação da Liga e que na primeira volta criou sérias dificuldades aos 'encarnados', que venceram pela margem mínima.
O Casa Pia, que é quinto classificado, parece atravessar uma fase de menor fulgor, embora tenha saído da primeira volta a 'roubar' pontos ao FC Porto (0-0 em casa) e Sporting de Braga (1-0 fora), perdendo com Benfica (1-0 em casa) e Sporting (3-1 fora).
FC Porto e Sporting de Braga entram em campo no domingo, com estados de espírito diferentes.
Os 'dragões' recebem o Vizela (oitavo) depois de terem ultrapassado o habitualmente difícil Marítimo (2-0), apesar de verem expulso o treinador Sérgio Conceição.
O treinador portista somou a sua 22.ª expulsão em Portugal, a 12.ª ao serviço do FC Porto e a terceira esta época, e deverá estar fora do banco no jogo de domingo com o Vizela (18:00), bem como o seu adjunto Vítor Bruno, também expulso.
Para o jogo, a equipa não terá, igualmente, Bernardo Folha, expulso com o segundo amarelo, o que conduziu depois nos Barreiros à expulsão de Sérgio Conceição, alegadamente por palavras à equipa de arbitragem.
O Sporting de Braga, mal refeito de nova goleada em Alvalade, após a saída de Vitinha, transferido para o Marselha, e com Ricardo Horta lesionado, joga também no domingo (15:30), em casa diante do Famalicão (15:30).
Os 'arsenalistas' têm mais cinco pontos do que o Sporting, quarto, e ainda estão em zona de qualificação, não direta, para a 'Champions', embora os 'leões' ainda tentem subir na classificação, a pouco mais de uma semana do clássico com o FC Porto, na 20.ª ronda.
Para já, a equipa de Rúben Amorim visita o Rio Ave -- sem vencer há cinco jogos -, em embate que encerra na segunda-feira a ronda (21:15), e no qual o Sporting não terá Coates, após cinco amarelos, mas poderá estrear os reforços Bellerín e Diamondé.
A 19.ª jornada, que antecede os quartos de final da Taça de Portugal, a meio da próxima semana, com os primodivisionários FC Porto, Famalicão, Casa Pia, Sporting de Braga e Benfica ainda em prova, decorre entre sábado e segunda-feira.
Em outros jogos, Desportivo de Chaves (10.º), Portimonense (13.º) e Santa Clara (16.º) procuram pôr termo a longas séries sem vencerem no campeonato, com as últimas vitórias na Liga a datarem ainda de novembro, antes da pausa para o Mundial.
Os três emblemas jogam em casa, com o Santa Clara a abrir a jornada no sábado a partir das 14:30 locais (15:30 em Lisboa) diante do Boavista (nono), o Desportivo de Chaves a receber no domingo o Marítimo (15:30), e o Portimonense o Paços de Ferreira na segunda-feira (19:00).
Leia Também: Já viu os 30 golos da 18.ª jornada? Aí estão eles
Leia Também: Com a camisola de Neno, Bruno Varela protagonizou a defesa da jornada