Amorim tornou fenómeno em talismã. Chermiti belisca recorde de CR7

Avançado aproveitou da melhor forma a ausência por castigo de Paulinho, marcou golo da vitória diante do Rio Ave e está na linha da frente para ser titular no Clássico de domingo.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
08/02/2023 07:05 ‧ 08/02/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Sporting

Youssef Ramalho Chermiti é o nome do momento no Sporting. Depois de se ter estreado com a camisola dos leões aos 18 anos, em pleno dérbi com o Benfica, na Luz, o jovem avançado tem aproveitado da melhor maneira a ausência de Paulinho - que se encontra a cumprir três jogos de castigo - para se mostrar a Rúben Amorim e provar que merece um lugar por entre os eleitos do técnico leonino.

Filho de Noureddine Chermiti, antigo jogador de basquetebol tunisino (e com duas irmãs mais velhas que seguiram a modalidade), Chermiti, de 18 anos, nasceu na ilha açoriana de Santa Maria e rumou cedo a Alvalade, onde foi campeão de iniciados em 2019.

Destacando-se pela qualidade técnica que tinha e por um físico acima do normal para a idade, Chermiti viu a afirmação nos verde e brancos ser travada no verão passado. Convocado por Rúben Amorim para fazer a pré-temporada com a equipa principal, Chermiti contraiu uma pubalgia que o tirou de competição durante... seis meses.

Reintegração na equipa B até a um golo quase histórico

Depois de ter regressado à competição pela porta da equipa B, o avançado que tem feito as vezes de Paulinho, castigado, nunca saiu do radar do técnico Rúben Amorim, que o levou pela primeira vez para um jogo no dérbi contra o Benfica no passado dia 15 de janeiro.

O jovem avançado deu boas indicações neste encontro no Estádio da Luz e foi garantido lugar no banco de suplentes. Depois de ter saído dos suplentes nos duelos contra o Vizela e o Arouca, Chermiti viu-se a braços com a primeira prova de fogo da temporada. Sem a principal referência ofensiva que é Paulinho, o açoriano foi lançado a titular contra o Sporting de Braga, jogo no qual deu nas vistas, mas a noite mágica estava reservada para Vila do Conde. 

No duelo de segunda-feira contra o Rio Ave, o Sporting só fez um remate enquadrado com a baliza, a única vez que tal aconteceu nesta edição da I Liga, mas bastou um remate de Chermiti para que os leões conquistassem os três pontos e o avançado entrasse com o pé direito para a história por dois motivos: por ser o primeiro golo do atleta na equipa principal do Sporting, mas também por este golo fazer de Chermiti o segundo jogador mais novo do século a marcar fora de portas.

Segundo dados disponibilizados pela plataforma PlaymakerStats, o jovem, de 18 anos, tornou-se no segundo mais jovem de sempre a faturar na estreia a titular pelos leões, em jogos fora de casa. Com 18 anos e oito meses, o avançado formado em Alcochete superou Carlos Mané (19 anos e 11 meses) e ficou apenas atrás de... Cristiano Ronaldo. O atual jogador do Al Nassr celebrou o primeiro tento fora, com a camisola do Sporting, contra o Boavista, com 17 anos e 8 meses.

Renovação iminente

"É um dia muito especial para mim e já esperava por este momento há muito tempo, pois estive lesionado. Queremos continuar a somar pontos para atingir os objetivos e agora já pensamos no próximo jogo", atirou o avançado após se estrear de leão ao peito, ele que estará perto de renovar contrato.

Rúben Amorim fez pressão após o dérbi contra o Benfica e a verdade é que Chermiti está a um passo de renovar contrato com os leões. Depois de cinco jogos pela equipa principal dos leões, o jovem açoriano deverá rubricar nos próximos dias um novo contrato para lá de 2024.

Leia Também: Notas do Rio Ave-Sporting: Chermiti encontrou a foz num leito quase seco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

I Liga

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2969
2Benfica2969
3Sp. Braga2960
4FC Porto2959
5Vitória SC2948
6Santa Clara2946
7Famalicão2943
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense2935
11Rio Ave2932
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Farense2921
18Boavista2918
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Kia

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas