"Chermiti? Golo pode dar moral, mas ausência de Paulinho é grande perda"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Augusto Inácio não tem dúvidas de que o jovem avançado tem um grande futuro pela frente. Ainda assim, destaca que a experiência e conhecimento de Paulinho vão fazer falta no Clássico de domingo.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
09/02/2023 07:57 ‧ 09/02/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Exclusivo

O Sporting recebe este domingo o FC Porto em Alvalade, num jogo válido para a 20.ª jornada do campeonato português, uma partida na qual poderá não contar com a sua principal referência ofensiva.

Paulinho cumpre o terceiro jogo de castigo depois do cartão vermelho que viu na final da Taça da Liga. Ainda assim, há a possibilidade do português ser opção no domingo, isto se for aceite a providência cautelar apresentada pelo avançado junto do Tribunal Arbitral do Desporto na quarta-feira.

Caso a mesma não seja aceite, Chermiti deverá ocupar a vaga do camisola 20 dos leões no Clássico de domingo. Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, Augusto Inácio diz não ter dúvidas de que o jovem estará preparado.

"Estamos a falar de um miúdo de 18 anos que teve uma oportunidade e que, na minha opinião, soube agarrá-la. No princípio, quando tinha poucos minutos para jogar, toda a gente dizia tinha opinião sobre o Chermiti. Mas eu precisava de vê-lo num jogo durante 90 minutos para perceber a consistência que ele tinha. Foi positivo no jogo com o Rio Ave, porque é um jogador diferenciado. Joga bem de costas para a baliza e nos apoios, quando não tem bola, luta muito para ganhá-la, salta bem no ar. É um ótimo jogador de equipa", começou por dizer o antigo internacional português.

"Fez um golo que lhe pode dar uma moral muito grande para esta partida. O Chermiti deu boas indicações e penso que temos ali um bom ponta de lança não só para o Sporting, mas também para o futebol português. Mas vamos ver a reação deste menino num jogo grande como é este contra o FC Porto. Acho que tem uma personalidade forte e vai encarar isto com normalidade. Espero que ele faça uma boa partida", acrescentou, reconhecendo, no entanto, que seria importante ter Paulinho para o jogo com os dragões.

"O Paulinho sai da equipa por uma questão disciplinar e estava num bom momento de forma. Se não estivesse castigado, jogaria. Neste tipo de encontros a experiência conta muito. O Paulinho já conhece melhor os jogadores do FC Porto e a forma como eles jogam. O Chermiti é um menino que está a querer aparecer e que está a dar tudo para continuar na equipa. Mas naturalmente que o Paulinho, devido à sua experiência e a tudo aquilo que representa dentro do campo, era uma mais-valia para o Sporting. Não sendo assim, vai jogar o Chermiti. Mas não deixa de ser uma perda para o Sporting não jogar com o Paulinho no Clássico", atirou Augusto Inácio.

Se no ataque há uma dúvida acerca da presença ou não de Paulinho no onze para o jogo de domingo, a baliza dos leões deverá ser entregue a Antonio Adán, que tem registado exibições intermitentes esta temporada. Depois de ter estado em evidência pela negativa na final da Taça da Liga, o espanhol teve boas exibições contra Sporting de Braga e, sobretudo, Rio Ave, duelo em que impediu um golo quase certo do vilacondense Boeteng.

Ainda assim, e apesar do espanhol estar num processo de recuperação de confiança, Augusto Inácio não tem dúvidas de que Diogo Costa entrará em campo muito mais motivado do que o rival de posição.

"O Adán fez uma grande temporada quando o Sporting foi campeão. O que é certo é que ele não tem estado num bom momento nesta temporada, para não falar da anterior. O FC Porto tem o Diogo Costa e que demonstra uma qualidade muito acima da média para a sua idade. É evidente que os guarda-redes estão ali para defender, mas parece-me que o Diogo Costa está mais confiante nesta altura. Mas já houve tempo para o Adán se redimir desde a final da Taça da Liga. Já jogou com o Sporting de Braga e em Vila do Conde, onde não sofreu golos e teve influencia no resultado por ter defendido aquela bola do Boateng quando o resultado estava 0-0. Se falarmos no momento de forma dos dois, diria que o Diogo Costa está melhor. Mas nestes jogos já se sabe que se algum deles tiver uma falha grave isso pode determinar o resultado final da partida", finalizou.

Leia Também: Amorim tornou fenómeno em talismã. Chermiti belisca recorde de CR7

Leia Também: "Vamos ver se a entrega do FC Porto chega para vencer em Alvalade"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto a 'ferro e fogo'. Pepê ataca Vítor Bruno: "Treinei sozinho"

Redes Sociais

FC Porto a 'ferro e fogo'. Pepê ataca Vítor Bruno: "Treinei sozinho"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Vitória SC1826
7Casa Pia1724
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Renault

Um verdadeiro 'parte pescoços'. Renault 5 será o fenómeno esperado?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas