"Eu já trato de ti, ó animal". Caldas acusa árbitro de racismo

Clube da Liga 3 emitiu comunicado onde enumerou todos os acontecimentos da partida frente ao Atlético.

Notícia

© Reprodução Facebook Caldas Sport Clube

Notícias ao Minuto
20/01/2025 07:42 ‧ 20/01/2025 por Notícias ao Minuto

Desporto

Liga 3

O Caldas emitiu, na noite de segunda-feira, um comunicado no qual acusa o árbitro João Pinho de ter utilizado um comentário racista ao dirigir-se ao jogador colombiano Yordy Marcelo em pleno jogo diante do Atlético (1-1). O clube da Liga 3 garante mesmo que o árbitro utilizou a expressão "eu já trato de ti, ó animal". 

 

"Durante o jogo de hoje, o nosso atleta Yordy Marcelo foi chamado de animal em tom pejorativo pelo árbitro da partida, João Pinho, da AF de Aveiro - "eu já trato de ti, ó animal". No final da partida, já na zona dos balneários, o atleta colombiano, cordial e calmamente, ao cruzar-se com o quarto árbitro, pediu-lhe que dissesse ao seu colega que "não se chama animal a ninguém", reforçando que "eu não ofendo ninguém, não faço mal a ninguém e respeito toda a gente". O Yordy foi, na sequência desse momento, informado de expulsão pelo árbitro João Pinho", pode ler-se na nota oficial do Caldas, antes do clube anunciar que já fez queixa na PSP das Caldas da Rainha.

"A Direção do Caldas SC comunica aos seus sócios, adeptos e simpatizantes que foi de imediato comunicada a ocorrência à PSP das Caldas da Rainha, presente no recinto desportivo, e referenciada a situação no relatório de jogo. Pela ofensa proferida ao nosso atleta pautada por uma postura que consideramos inadequada por parte de um elemento da equipa de arbitragem, avançaremos com uma exposição à Federação Portuguesa de Futebol", vincou o clube, que fez questão, ainda, de reforçar que não coloca em causa as decisões do árbitro ao longo da partida. 

"Reforçar que não colocamos em causa as decisões de jogo, os critérios ou as perspectivas das leis de jogo. Queremos apenas que seja reposta a justiça pelo Yordy, pelo desporto e pelo respeito, ética e integridade que caracterizam o Caldas SC há mais de cem anos", concluiu a direção do Caldas. 

Recorde-se que o treinador José Vala havia dado conta, horas antes, do caso e prometera ir até às últimas consequências para defender o seu jogador. 

"Foi com um jogador estrangeiro nosso. Colombiano, não merece isto. Está aqui há muitos anos, que representa este símbolo do Caldas com muito orgulho, e não ficava bem comigo mesmo se não denunciasse. Portanto, eu não acabo a mentir. Estou pronto para fazer o que for preciso. E estou pronto também para, se a Federação quiser castigar, estar aí para isso", garantiu o treinador do Caldas. 

Leia Também: Treinador do Caldas denuncia ato de racismo do quarto árbitro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Inglaterra

John Terry termina Maratona de Londres a coxear e a sangrar do mamilo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Árvore cai em cima de Tesla e a própria marca destaca uma característica

Tesla

Árvore cai em cima de Tesla e a própria marca destaca uma característica

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas