Notas do Sp. Braga-Benfica: 'São Matheus' agarrou último bilhete

Guardião brasileiro assinou defesa que garantiu a vitória dos minhotos no desempate por grandes penalidades.

Notícia

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
10/02/2023 07:51 ‧ 10/02/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Viveu-se na quinta-feira uma noite dramática em Braga. No que ao futebol diz respeito, é claro. O Sp. Braga conseguiu agarrar o último bilhete para as meias-finais da Taça de Portugal, depois de bater o Benfica, mas apenas no desempate por grandes penalidades. Sim, foram mais de 120 minutos de futebol no Municipal de Braga, onde não faltou emoção... e cartões. 

Gonçalo Guedes adiantou o Benfica na partida, com um golo aos 15 minutos, mas a expulsão de Bah, aos 31', mudou o rumo da história. O Braga marcou quatro minutos depois, por intermédio de Al Musrati, e depois, já se sabe, o jogo seguiu mesmo para prolongamento, antes de ser decidido através da sempre lotaria dos penáltis. 

No entanto, há quem diga que a sorte trabalha-se e nas grandes penalidades apenas um jogador em 10 não conseguiu meter a bola no fundo das redes. Foi Aursnes, que até tinha feito um jogo de alto nível. Matheus adivinhou o lado, defendeu e pouco depois Al Musrati bateu o penálti mais decisivo e abriu caminho para a fase seguinte.

O Benfica, uma vez mais, falha a possibilidade de conquistar a Taça de Portugal, ainda que seja o clube com mais provas rainhas arrecadadas. O Sp. Braga terá agora de afastar o Nacional, com quem vai jogar duas vezes, caso queira marcar presença na final do Jamor. 

Vamos aos protagonistas de uma noite longa. 

A figura 

Matheus Magalhães dispensa apresentações, mas na noite de ontem voltou a dar provas de que já é uma figura histórica do Sp. Braga. Defendeu a grande penalidade de Aursnes, que se revelou decisiva para as contas finais que apuraram os minhotos para a fase seguinte da Taça de Portugal. 

A desilusão 

Alexander Bah 'borrou a pintura' ao ser expulso num momento em que o Benfica estava em vantagem e tinha o jogo mais do que controlado. Em jogos de grande importância, este é aquele tipo de erro que pode custar caro. E custou. 

A surpresa 

Chiquinho não é Enzo Fernández, mas vai cumprindo com relativo sucesso aquilo que Roger Schmidt lhe pede. Ontem teve de defender mais do que o habitual, por conta da expulsão de Bah, e fê-lo com rigor, acumulando desarmes e mostrando critério na circulação de bola. Vai justificando a aposta do treinador. 

Os treinadores

Artur Jorge

Admitiu que a expulsão mudou o jogo, mas a verdade é que o Sp. Braga revelou dificuldades em entrar no bloco defensivo do Benfica, mesmo estando em vantagem numérica. O golo foi conseguido através de uma falha de Gilberto, e na segunda parte esperava-se maior criatividade. Ainda assim, a missão de seguir em frente foi alcançada. 

Roger Schmidt

O treinador do Benfica parecia ter a lição bem estudada, mas a expulsão à meia hora de jogo trocou-lhe as voltas. Reajustou a equipa ao intervalo, optando por um sistema de três centrais, mas a equipa ficou curta no momento ofensivo. Defensivamente, a exibição das águias foi quase imaculada. 

O árbitro

Noite atribulada para Tiago Martins. Decidiu bem na expulsão de Alexander Bah, após consultar as imagens do lance, mas o mesmo não se pode dizer da decisão que tomou na segunda parte, aquando Racic entrou com tudo sobre Aursnes e escapou com um amarelo. Não manteve o critério. O VAR Fábio Melo também não teve uma noite feliz. 

Leia Também: "É resultado do trabalho. Sacrificamo-nos, temos muita paixão pelo clube"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas