João Mário bisa, ferros salvam. Benfica sofre mas vence em Vizela 

Médio português foi novamente decisivo e permite às águias continuar no topo da tabela classificativa com uma margem confortável perante o rival FC Porto.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
25/02/2023 22:26 ‧ 25/02/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Benfica sofreu, mas venceu, este sábado, na deslocação a Vizela (2-0), em jogo da 22.ª jornada da I Liga. As águias isolaram-se, assim, ainda mais, na liderança... à condição, uma vez que o FC Porto só entra em ação nesta ronda amanhã, domingo. 

Num jogo em que o resultado foi bem melhor do que a exibição, a equipa de Roger Schmidt vai deixar o Norte do país com mais três pontos, somando agora um total de 59, graças aos golos de João Mário (38' e 90'+2) e aos ferros da baliza de Odysseas. 

Feitas as contas, o Benfica fica agora com uma vantagem provisória de oito pontos para o FC Porto, que recebe o Gil Vicente dentro de menos de 24 horas, no Estádio do Dragão. 

Filme do jogo

O frio em Vizela era muito, mas depressa ambiente aqueceu no relvado. As duas equipas entraram com vontade de atacar a baliza desde o primeiro minuto e foram-se assistindo a algumas oportunidades perdidas nas duas grandes áreas.

Aos 18 minutos Nicolás Otamendi entrou com tudo sobre Osmajic, que se tentava enquadrar com a baliza do Benfica, e os jogadores do Vizela ficaram a pedir expulsão direta para o capitão do Benfica. Nuno Almeida assim não o entendeu, mostrou o cartão amarelo ao argentino e o jogo prosseguiu, com dupla oportunidade de golo para a equipa da casa. Num primeiro momento, Kiko Bondoso permitiu que o seu remate fosse travado, ao passo que Nuno Moreira, que tinha tudo para meter a bola no fundo da baliza pouco depois, teve pontaria desafinada e atirou a bola... para a bancada. 

O Vizela até parecia mais perto de marcar, mas foi o Benfica quem desfez o nulo no marcador. Numa jogada de contra ataque, Gonçalo Guedes lançou a bola para David Neres que assistiu, com toda a calma, para João Mário (38') rematar sem hipóteses para Buntic. 

Ao intervalo a vantagem era, assim, encarnada após uns primeiros 45 minutos de elevado ritmo em Vizela. 

Na segunda parte foi mesmo o Vizela quem entrou melhor, e com vontade de restabelecer a igualdade no marcador o quanto antes. O Benfica, por sua vez, ia-se encolhendo no campo, baixando linhas e apostando cada vez mais nos lances de contra ataque. 

Nota, também, para novo lance polémico envolvendo Osmajic, desta feita na grande área. O avançado do Vizela ficou a queixar-se de uma eventual falta de Alexander Bah, os colegas contestaram junto do árbitro Nuno Almeida que, em comunicação direta com o VAR, deu sinal para o jogo prosseguir sem a marcação da grande penalidade pedida pelos homens da casa. 

Por seu turno, Roger Schmidt não gostava do que estava a ver nos segundos 45 minutos e depressa tomou medidas drásticas, tirando Guedes para meter Chiquinho, com a clara intensão de reforçar o corredor central e impedir as iniciativas vizelenses. 

Ainda assim, a equipa de Tulipa continuava a causar muitas dificuldades às águias, ficando à beira do empate aos 65 minutos. Samu cruzou, Osmajic acertou na barra após um ligeiro desvio e Kiki Bondoso, na recarga, acertou novamente novamente no ferro.  

O relógio andava, não parava e o Vizela continuava a pressionar o Benfica com sucessivos lances de perigo junto da baliza à guarda de Odysseas. No entanto, a formação do norte acabou traída por Anderson, que viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos, aos 87 minutos, aliviando, assim, a pressão exercida sobre os encarnados. 

Ainda antes do apito final, João Mário (90'+2) voltaria a marcar, desta vez através da marca de grande penalidade, após Grimaldo ser derrubado por Lacava. 

O Benfica sofreu, mas acabaria mesmo por vencer em Vizela, somando a sexta vitória consecutiva no campeonato. As águias prosseguem no topo da tabela classificativa a 12 jornadas do final do campeonato. 

Por seu turno, o Vizela, que bem pode queixar-se da falta de sorte (ou da pontaria a mais), fica com o 10.º lugar em risco, onde mora com 26 pontos, até ao final da presente ronda. 

Momento do jogo: Os dois remates seguidos aos ferros do Benfica, aos 65 minutos, acabaram por abalar psicologicamente a equipa da casa. A estrelinha do sorte esteve do lados dos visitantes.

Equipas iniciais 

ONZE DO VIZELA: Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso; Claudemir, Guzzo, Samu; Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Osmajic. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, António Silva, Otamendi, Bah; Florentino, Aursnes, Neres, João Mário, Guedes e Gonçalo Ramos. 

Antevisão

O Benfica tenta este sábado, na visita ao Vizela, consolidar a liderança ao mesmo tempo que arrecada a sexta vitória seguida no campeonato, em jogo da 22.ª jornada Os encarnados chegam a este duelo depois de um triunfo suado sobre o Boavista e sabendo que as deslocações em Vizela significam sempre triunfos tangenciais. 

A equipa de Tulipa ocupa, por esta altura, um tranquilo 10.º lugar na tabela classificativa, a 13 pontos da linha de água, o que faz antever uma abordagem sem receio do adversário. 

Na mente das duas equipas está, também, o jogo da primeira volta, na Luz, onde o Benfica apenas agarrou a vitória (2-1) aos 90+11 minutos, com uma grande penalidade convertida por João Mário.

O pontapé de saída está agendado para as 20h30 deste sábado e poderá acompanhar todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Vizela-Benfica: Novo teste à liderança encarnada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Cristiano Ronaldo

Primeiro-ministro felicita Cristiano Ronaldo em dia de 40.º aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas