Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 24º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

João Mário bisa, ferros salvam. Benfica sofre mas vence em Vizela 

Médio português foi novamente decisivo e permite às águias continuar no topo da tabela classificativa com uma margem confortável perante o rival FC Porto.

João Mário bisa, ferros salvam. Benfica sofre mas vence em Vizela 
Notícias ao Minuto

22:26 - 25/02/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica sofreu, mas venceu, este sábado, na deslocação a Vizela (2-0), em jogo da 22.ª jornada da I Liga. As águias isolaram-se, assim, ainda mais, na liderança... à condição, uma vez que o FC Porto só entra em ação nesta ronda amanhã, domingo. 

Num jogo em que o resultado foi bem melhor do que a exibição, a equipa de Roger Schmidt vai deixar o Norte do país com mais três pontos, somando agora um total de 59, graças aos golos de João Mário (38' e 90'+2) e aos ferros da baliza de Odysseas. 

Feitas as contas, o Benfica fica agora com uma vantagem provisória de oito pontos para o FC Porto, que recebe o Gil Vicente dentro de menos de 24 horas, no Estádio do Dragão. 

Filme do jogo

O frio em Vizela era muito, mas depressa ambiente aqueceu no relvado. As duas equipas entraram com vontade de atacar a baliza desde o primeiro minuto e foram-se assistindo a algumas oportunidades perdidas nas duas grandes áreas.

Aos 18 minutos Nicolás Otamendi entrou com tudo sobre Osmajic, que se tentava enquadrar com a baliza do Benfica, e os jogadores do Vizela ficaram a pedir expulsão direta para o capitão do Benfica. Nuno Almeida assim não o entendeu, mostrou o cartão amarelo ao argentino e o jogo prosseguiu, com dupla oportunidade de golo para a equipa da casa. Num primeiro momento, Kiko Bondoso permitiu que o seu remate fosse travado, ao passo que Nuno Moreira, que tinha tudo para meter a bola no fundo da baliza pouco depois, teve pontaria desafinada e atirou a bola... para a bancada. 

O Vizela até parecia mais perto de marcar, mas foi o Benfica quem desfez o nulo no marcador. Numa jogada de contra ataque, Gonçalo Guedes lançou a bola para David Neres que assistiu, com toda a calma, para João Mário (38') rematar sem hipóteses para Buntic. 

Ao intervalo a vantagem era, assim, encarnada após uns primeiros 45 minutos de elevado ritmo em Vizela. 

Na segunda parte foi mesmo o Vizela quem entrou melhor, e com vontade de restabelecer a igualdade no marcador o quanto antes. O Benfica, por sua vez, ia-se encolhendo no campo, baixando linhas e apostando cada vez mais nos lances de contra ataque. 

Nota, também, para novo lance polémico envolvendo Osmajic, desta feita na grande área. O avançado do Vizela ficou a queixar-se de uma eventual falta de Alexander Bah, os colegas contestaram junto do árbitro Nuno Almeida que, em comunicação direta com o VAR, deu sinal para o jogo prosseguir sem a marcação da grande penalidade pedida pelos homens da casa. 

Por seu turno, Roger Schmidt não gostava do que estava a ver nos segundos 45 minutos e depressa tomou medidas drásticas, tirando Guedes para meter Chiquinho, com a clara intensão de reforçar o corredor central e impedir as iniciativas vizelenses. 

Ainda assim, a equipa de Tulipa continuava a causar muitas dificuldades às águias, ficando à beira do empate aos 65 minutos. Samu cruzou, Osmajic acertou na barra após um ligeiro desvio e Kiki Bondoso, na recarga, acertou novamente novamente no ferro.  

O relógio andava, não parava e o Vizela continuava a pressionar o Benfica com sucessivos lances de perigo junto da baliza à guarda de Odysseas. No entanto, a formação do norte acabou traída por Anderson, que viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos, aos 87 minutos, aliviando, assim, a pressão exercida sobre os encarnados. 

Ainda antes do apito final, João Mário (90'+2) voltaria a marcar, desta vez através da marca de grande penalidade, após Grimaldo ser derrubado por Lacava. 

O Benfica sofreu, mas acabaria mesmo por vencer em Vizela, somando a sexta vitória consecutiva no campeonato. As águias prosseguem no topo da tabela classificativa a 12 jornadas do final do campeonato. 

Por seu turno, o Vizela, que bem pode queixar-se da falta de sorte (ou da pontaria a mais), fica com o 10.º lugar em risco, onde mora com 26 pontos, até ao final da presente ronda. 

Momento do jogo: Os dois remates seguidos aos ferros do Benfica, aos 65 minutos, acabaram por abalar psicologicamente a equipa da casa. A estrelinha do sorte esteve do lados dos visitantes.

Equipas iniciais 

ONZE DO VIZELA: Buntic; Igor Julião, Bruno Wilson, Anderson, Kiki Afonso; Claudemir, Guzzo, Samu; Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Osmajic. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Grimaldo, António Silva, Otamendi, Bah; Florentino, Aursnes, Neres, João Mário, Guedes e Gonçalo Ramos. 

Antevisão

O Benfica tenta este sábado, na visita ao Vizela, consolidar a liderança ao mesmo tempo que arrecada a sexta vitória seguida no campeonato, em jogo da 22.ª jornada Os encarnados chegam a este duelo depois de um triunfo suado sobre o Boavista e sabendo que as deslocações em Vizela significam sempre triunfos tangenciais. 

A equipa de Tulipa ocupa, por esta altura, um tranquilo 10.º lugar na tabela classificativa, a 13 pontos da linha de água, o que faz antever uma abordagem sem receio do adversário. 

Na mente das duas equipas está, também, o jogo da primeira volta, na Luz, onde o Benfica apenas agarrou a vitória (2-1) aos 90+11 minutos, com uma grande penalidade convertida por João Mário.

O pontapé de saída está agendado para as 20h30 deste sábado e poderá acompanhar todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Vizela-Benfica: Novo teste à liderança encarnada

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório