O Vitória SC recebeu e bateu, esta segunda-feira, o Sp. Braga (2-1) no fecho da 22.ª jornada da I Liga. Os vitorianos vingam, assim, a derrota imposta pelo rival que valeu a eliminação na Taça de Portugal, no início de janeiro, ao mesmo tempo que impedem o Braga de saltar para o segundo lugar da tabela classificativa.
A história do que se passou esta noite no D. Afonso Henriques inclui três golos e outras tantas expulsões.
Filme do jogo
Num jogo que contou com polémica do primeiro ao último minuto, a primeira parte foi a mais emotiva e contou com dois golos e uma... expulsão. Sikou Niakaté recebeu um cartão vermelho aos 29 minutos, num lance em que Luís Godinho também assinalou grande penalidade a favor da equipa da casa.
Tiago Silva (30') avançou para a marca dos onze metros e não tremeu, colocando a bola no fundo das redes à guarda de Matheus e deixando o D. Afonso Henriques ao rubro.
O Vitória aproveitou o embalo da vantagem - no marcador e numérica - para chegar ao segundo golo ainda antes do intervalo. André Amaro cruzou e Safira foi ao 'primeiro andar' para disparar um indefensável remate de cabeça, ampliando a vantagem vitoriana aos 41 minutos.
No início da segunda parte, novo momento de expulsão. Desta feita, do lado da equipa da casa. Tiago Silva derrubou Ricardo Horta aos 54 minutos, viu o segundo cartão amarelo e não escapou ao consequente vermelho, devolvendo a igualdade numérica em campo.
O Sp. Braga tentou esboçar uma reação e conseguiu mesmo chegar ao golo, através de Álvaro Djaló (88'). O tento à beira dos 90 minutos abriu espaço a uma ponta final de partida verdadeiramente alucinante e sempre com o resultado incerto, mas a vitória acabaria mesmo por sorrir... ao Vitória SC.
Nota, ainda, para nova expulsão antes do apito final. Djaló entrou aos 75 minutos, viu o primeiro amarelo aos 85', marcou aos 88' e foi expulso aos 90'+4.
Com este resultado, a equipa de Moreno Teixeira acumula agora um saldo de 37 pontos, consolidando o quinto lugar, que dá acesso à Liga Conferência. Por seu turno, o Sp. Braga desperdiça o deslize do FC Porto e a possibilidade de voltar a assumir o segundo lugar, mantendo-se com os mesmos 49 pontos com que entrou em campo esta noite.
Momento do jogo: A expulsão e o penálti aos 30 minutos foram um duro golpe para o Sp. Braga, que não teve mais força para dar a volta ao texto.
Classificação atualizada da I Liga após 22 jornadas
- Benfica, 59 pontos
- FC Porto 51 pontos
- Sp. Braga, 49 pontos
- Sporting, 44 pontos
- Vitória SC, 37 pontos
(...)
Equipas iniciais
ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; André Amaro, Ibrahima Bamba, Mikel Villanueva; Miguel Maga, Tiago Silva, Dani Silva, Afonso Freitas; Jota Silva, Safira e André Silva.
| 11 INICIAL - LINE UP
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) February 27, 2023
️ O 𝐗𝐈 𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐋 escolhido por Moreno Teixeira #AHistóriaDaMinhaVida #LigaPortugalbwin #VSCSCB pic.twitter.com/yM5DMMphUX
ONZE DO SP. BRAGA: Matheus; Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Sequeira; Rodrigo Gomes, Racic, Al Musrati, Ricardo Horta; Banza e Abel Ruiz.
| 11 INICIAL - LINE UP
— SC Braga (@SCBragaOficial) February 27, 2023
Uma Legião inteira vai a jogo #LigaPortugal | #VSCSCB pic.twitter.com/Zq3Thg7FDj
Antevisão
O Vitória SC recebe, esta segunda-feira, o Sp. Braga em jogo que encerra a 22.ª jornada da I Liga. Em pleno dérbi do Minho, conhecido por ser sempre emotivo e intenso, os arsenalistas visitam o maior rival depois de terem caído das competições europeias, mas de olho na janela de oportunidade que se abriu após a derrota do FC Porto.
Ou seja, o Sp. Braga pode saltar para o segundo lugar da tabela classificativa se esta noite vencer em Guimarães. aproveitando a surpreendente derrota dos portistas ontem, frente ao Gil Vicente. No entanto, o Vitória SC também não quer perder terreno na luta pela Europa e precisa de vencer para não permitir a aproximação do Arouca.
Siga, a partir das 21h15, todas as incidências desta partida em direto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sp. Braga tenta 'assalto' ao segundo lugar em casa do rival Vitória