Jan Vertonghen disse 'adeus' ao Benfica no verão, um ano depois de chegar ao Estádio da Luz. A curta passagem do belga pelo encarnados, no entanto, terá deixado marca.
Vital Borkelmans privou várias vezes com Vertonghen na seleção da Bélgica. O ex-jogador do Club Brugge, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, revelou as conversas que manteve com o defesa central sobre o Benfica, avaliou o regresso do jogador à Bélgica e as condições que poderá dar aos encarnados em campo.
"Ele ama o Benfica, foi um sonho para ele. Dizia que era um grande clube, tudo estava bem organizado, a família estava feliz em Lisboa. Esse também é um ponto importante. O Jan tomou a decisão de voltar para a Bélgica, mas ele sabe o quão difícil é, nesta idade, voltar à Bélgica. Toda a gente espera muito dele", começou por dizer.
Com o tempo, Vertonghen foi mudando de posição até chegar ao centro da defesa. Vital revelou os planos para o jogador quando este chegou à seleção principal da Bélgica.
"Quando fui adjunto de Marc Wilmots na seleção, ele jogava a defesa lateral esquerdo. Agora, ele joga a defesa central do lado esquerdo, umas vezes em linhas de dois, outras vezes de três. Agora, joga com três atrás, mas no Benfica era sempre com dois. Mas é um bom jogador. Posso dizer que, quando tem a bola, faz passes fortes, é bom de cabeça, faz muitos golos. Para a Bélgica, é bom que jogadores destes voltem ao futebol nacional. A Liga fica mais forte, está no Anderlecht, que sofre algumas dificuldades, mas estão bem e ele é dos melhores de lá", disse ainda.
Vertonghen deixou o Benfica depois de perder espaço no onze inicial. De opção titular ao lado de Otamendi, o belga passou a suplente, dando lugar ao jovem António Silva. Vital Borkelmans avaliou a situação do jogador e ainda colocou Eden Hazard no meio do tema.
"Podes usá-lo sempre, ele é inteligente, joga em várias posições. Mas, por vezes, os treinadores podem ter outras ideias, ver outros jogadores, pensar em outros jogadores. Alguns jogadores aceitam ficar no banco à espera de uma oportunidade, como, por exemplo, Eden Hazard no Real Madrid, que fica sentado à espera. Isso não é para o Jan. Ele é um rapaz que gosta de jogar, é capitão do Anderlecht e vai jogar sempre. Pode jogar mais dois anos, eu parei aos 41 anos...", complementou.
Quem conhece igualmente o Estádio da Luz e o seu ambiente é Roman Yaremchuk. Vital deixou elogios ao ex-Benfica, mas acredita que o ucraniano poderá fazer melhor com a camisola do Club Brugge.
"Podemos sempre fazer melhor, mas acho que é preciso perceber quão difícil é tudo o que está a acontecer no país dele. Não é tão fácil jogar e pensar, ao mesmo tempo, nas famílias que vivem lá. Ele é um bom jogador, mas este não é o nível a que ele deve estar. Eu acredito nele, sei que ele pode jogar bem, vamos esperar que, no Estádio da Luz, ele possa marcar um golo por nós [Club Brugge]. Eu acredito mesmo nele, mas, por vezes, é preciso pensar no que vai na cabeça do jogador", rematou.