O FC Porto sofreu mas venceu, este sábado, o Desportivo de Chaves (3-1), em jogo da 23.ª jornada da I Liga. Depois da derrota caseira na ronda anterior, e da vitória do líder Benfica há menos de 24 horas, os dragões precisavam de vencer para voltarem a estar a oito pontos do rival.
Numa noite com quatro golos e duas expulsões, os atuais campeões nacionais acabaram por conseguir a vitória, ainda que com muito sofrimento à mistura, ao mesmo tempo que mantêm alguma esperança em renovar o título.
Namaso (15'), Otávio (43') e Toni Martínez (90'+6) apontaram os golos do FC Porto em Chaves, ao passo que Steven Vitória (53'), de grande penalidade, apontou o tento de honra dos flavienses.
Filme do jogo
A primeira parte foi animada e depressa surgiu o primeiro golo. Danny Namaso, que já havia sido titular contra o Gil Vicente, foi novamente aposta de Sérgio Conceição e respondeu com um belo lance individual, que permitiu ao FC Porto colocar-se em vantagem no marcador logo aos 15 minutos.
O golo deixou os dragões mais tranquilos e obrigou a equipa da casa a correr atrás do prejuízo. O Chaves até poderia ter chegado ao empate pouco depois, não fosse a incrível defesa (mais uma) de Diogo Costa, após cabeceamento de Jô Batista.
O FC Porto não se deixou, porém, intimidar e chegou mesmo ao segundo golo, ainda antes do intervalo. Otávio pegou na bola no corredor esquerdo, combinou com Stephen Eustáquio e atirou a contar aos 43 minutos, dilatando a vantagem no marcador.
🇵🇹 @otaviomonteiroo marcou o 4.º golo esta temporada pelo FC Porto, marcou o 2.º golo fora de casa: Portimonense e Chaves.
— Playmaker (@playmaker_PT) March 4, 2023
Há 7 épocas que o médio português não marcava 4 golos numa edição da 🇵🇹Liga Portuguesa. Marcou o 25.º golo em 207 jogos. pic.twitter.com/rrJfTzDhvj
A segunda parte começou da pior maneira para o FC Porto. Marcano evitou um golo de Euller logo no reatar da partida, mas Zadiu derrubou João Mendes pouco depois, na grande área, e o árbitro Manuel Oliveira apontou de pronto para a marca de grande penalidade.
Steven Vitória avançou para a marca dos 11 metros e não tremeu na hora do duelo com Diogo Costa, reduzindo a desvantagem do Chaves aos 53 minutos.
Sérgio Conceição não gostou da entrada da equipa no segundo tempo e depressa ajustou a mesma: Pepê rendeu Eustáquio aos 65 minutos. O FC Porto conseguiu equilibrar-se e viu o Chaves ficar reduzido a dez unidades poucos minutos depois.
Otávio caiu após falta, o árbitro mostrou o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho a Bruno Langa. No entanto, após ser alertado pelo VAR, Manuel Oliveira reverteu a decisão e dirigiu a expulsão a Jô Batista, que também já tinha um amarelo, uma vez que fora o avançado quem havia feito falta sobre Otávio.
A expulsão deixou, assim, o Desportivo de Chaves mais limitado talvez no melhor período e quando já pairava no ar um eventual empate na partida.
O FC Porto aproveitou, por seu turno, a vantagem numérica para dilatar a vantagem, graças a um golo de Toni Martínez, mas o lance acabaria por ser anulado pelo VAR. O avançado espanhol estava em posição de fora de jogo por 21 centímetros.
O Desportivo de Chaves, mesmo com 10 jogadores, tentava chegar ao empate, mas tudo se complicou, ainda mais, com mais uma... expulsão. João Mendes viu dois amarelos em dois minutos e não escapou ao consequente vermelho, deixando os flavienses com apenas nove unidades e sentenciando, de uma vez por todas, a partida.
Ainda antes do apito final, Toni Martínez (90'+6) voltou a marcar, e desta vez contou mesmo, fechando-se assim a partida em Chaves.
Feitas as contas, o FC Porto soma agora 54 pontos, volta a estar a oito do Benfica (62), e consolida o segundo lugar, deixando o Sp. Braga pressionado a vencer amanhã, domingo. Por seu turno, o Desportivo de Chaves continua com os mesmos 23 pontos, mas arrisca-se a perder o 13.º lugar ainda no decorrer desta jornada.
Momento do jogo: A expulsão de Jô Batista acabou por tirar 'gás' à reação protagonizada pelo Chaves na segunda parte. Ainda assim, o FC Porto acaba por vencer com justiça.
Equipas iniciais
ONZE DO DESPORTIVO DE CHAVES: Rodrigo; Nélson Monte, Steven Vitória, Ponck; Bruno Langa, Guima, João Pedro, João Mendes, Euller; Juninho e Jô Batista.
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Pepe, Marcano, Zaidu; Otávio, Grujic, Eustáquio; Namaso, Franco e Toni Martínez.
Antevisão
O FC Porto desloca-se a Chaves, este sábado, em jogo da 23.ª jornada da I Liga, para retomar o caminho das vitórias, após o tombo protagonizado na ronda anterior aos pés do Gil Vicente. Os dragões estão, ainda, pressionados pelo facto de o Benfica já ter vencido ontem e ter ampliado, de forma provisória, a vantagem na liderança isolada para 11 pontos.
Com várias baixas dos dois lados, espera-se, ainda, um jogo intenso no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira a partir das 20h30.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Desportivo de Chaves e FC Porto no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Desportivo de Chaves-FC Porto: Dragões tentam responder após deslize