FC Porto regressa às vitórias em Chaves e mantém esperança no título

Dragões voltam a estar a oito pontos do líder Benfica.

Notícia

© Global Imagens

Francisco Amaral Santos
04/03/2023 22:30 ‧ 04/03/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O FC Porto sofreu mas venceu, este sábado, o Desportivo de Chaves (3-1), em jogo da 23.ª jornada da I Liga. Depois da derrota caseira na ronda anterior, e da vitória do líder Benfica há menos de 24 horas, os dragões precisavam de vencer para voltarem a estar a oito pontos do rival. 

Numa noite com quatro golos e duas expulsões, os atuais campeões nacionais acabaram por conseguir a vitória, ainda que com muito sofrimento à mistura, ao mesmo tempo que mantêm alguma esperança em renovar o título. 

Namaso (15'), Otávio (43') e Toni Martínez (90'+6) apontaram os golos do FC Porto em Chaves, ao passo que Steven Vitória (53'), de grande penalidade, apontou o tento de honra dos flavienses. 

Filme do jogo

A primeira parte foi animada e depressa surgiu o primeiro golo. Danny Namaso, que já havia sido titular contra o Gil Vicente, foi novamente aposta de Sérgio Conceição e respondeu com um belo lance individual, que permitiu ao FC Porto colocar-se em vantagem no marcador logo aos 15 minutos. 

O golo deixou os dragões mais tranquilos e obrigou a equipa da casa a correr atrás do prejuízo. O Chaves até poderia ter chegado ao empate pouco depois, não fosse a incrível defesa (mais uma) de Diogo Costa, após cabeceamento de Jô Batista. 

O FC Porto não se deixou, porém, intimidar e chegou mesmo ao segundo golo, ainda antes do intervalo. Otávio pegou na bola no corredor esquerdo, combinou com Stephen Eustáquio e atirou a contar aos 43 minutos, dilatando a vantagem no marcador. 

A segunda parte começou da pior maneira para o FC Porto. Marcano evitou um golo de Euller logo no reatar da partida, mas Zadiu derrubou João Mendes pouco depois, na grande área, e o árbitro Manuel Oliveira apontou de pronto para a marca de grande penalidade.

Steven Vitória avançou para a marca dos 11 metros e não tremeu na hora do duelo com Diogo Costa, reduzindo a desvantagem do Chaves aos 53 minutos. 

Sérgio Conceição não gostou da entrada da equipa no segundo tempo e depressa ajustou a mesma: Pepê rendeu Eustáquio aos 65 minutos. O FC Porto conseguiu equilibrar-se e viu o Chaves ficar reduzido a dez unidades poucos minutos depois. 

Otávio caiu após falta, o árbitro mostrou o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho a Bruno Langa. No entanto, após ser alertado pelo VAR, Manuel Oliveira reverteu a decisão e dirigiu a expulsão a Jô Batista, que também já tinha um amarelo, uma vez que fora o avançado quem havia feito falta sobre Otávio. 

A expulsão deixou, assim, o Desportivo de Chaves mais limitado talvez no melhor período e quando já pairava no ar um eventual empate na partida. 

O FC Porto aproveitou, por seu turno, a vantagem numérica para dilatar a vantagem, graças a um golo de Toni Martínez, mas o lance acabaria por ser anulado pelo VAR. O avançado espanhol estava em posição de fora de jogo por 21 centímetros. 

O Desportivo de Chaves, mesmo com 10 jogadores, tentava chegar ao empate, mas tudo se complicou, ainda mais, com mais uma... expulsão. João Mendes viu dois amarelos em dois minutos e não escapou ao consequente vermelho, deixando os flavienses com apenas nove unidades e sentenciando, de uma vez por todas, a partida. 

Ainda antes do apito final, Toni Martínez (90'+6) voltou a marcar, e desta vez contou mesmo, fechando-se assim a partida em Chaves. 

Feitas as contas, o FC Porto soma agora 54 pontos, volta a estar a oito do Benfica (62), e consolida o segundo lugar, deixando o Sp. Braga pressionado a vencer amanhã, domingo. Por seu turno, o Desportivo de Chaves continua com os mesmos 23 pontos, mas arrisca-se a perder o 13.º lugar ainda no decorrer desta jornada. 

Momento do jogo: A expulsão de Jô Batista acabou por tirar 'gás' à reação protagonizada pelo Chaves na segunda parte. Ainda assim, o FC Porto acaba por vencer com justiça. 

Equipas iniciais 

ONZE DO DESPORTIVO DE CHAVES: Rodrigo; Nélson Monte, Steven Vitória, Ponck; Bruno Langa, Guima, João Pedro, João Mendes, Euller; Juninho e Jô Batista. 

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Pepe, Marcano, Zaidu; Otávio, Grujic, Eustáquio; Namaso, Franco e Toni Martínez. 

Antevisão 

O FC Porto desloca-se a Chaves, este sábado, em jogo da 23.ª jornada da I Liga, para retomar o caminho das vitórias, após o tombo protagonizado na ronda anterior aos pés do Gil Vicente. Os dragões estão, ainda, pressionados pelo facto de o Benfica já ter vencido ontem e ter ampliado, de forma provisória, a vantagem na liderança isolada para 11 pontos. 

Com várias baixas dos dois lados, espera-se, ainda, um jogo intenso no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira a partir das 20h30. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Desportivo de Chaves e FC Porto no Desporto ao Minuto

Leia Também: Desportivo de Chaves-FC Porto: Dragões tentam responder após deslize

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Muito ódio". Jogador reage às agressões sofridas pela mulher no Porto

Adriana Müller

"Muito ódio". Jogador reage às agressões sofridas pela mulher no Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Dakar'2025: Acidente retira Sébastien Loeb da corrida

Rali Dakar

Dakar'2025: Acidente retira Sébastien Loeb da corrida

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas