O programa Match of the Day da BBC está em risco de não ir para o ar. Através das redes sociais, Alan Shearer e Ian Wright, antigas estrelas do futebol inglês e atuais comentadores na estação, anunciaram que não vão apresentar-se no programa de sábado.
Em causa está o afastamento de Gary Lineker, antigo internacional inglês e também comentador da BBC, por conta de comentários considerados inapropriados. O antigo jogador comparou a política de imigração inglesa à da Alemanha nazi.
"A BBC esteve em extensas discussões com o Gary e a sua equipa nos últimos dias. Dissemos que consideramos a sua recente atividade nas redes sociais uma violação dos nossos princípios. A BBC decidiu que ele deixará de apresentar o Match of the Day até que tenhamos uma posição clara e acordada sobre o uso que ele faz das redes sociais", disse uma fonte da BBC ao Daily Mail.
Ian Wright foi o primeiro a reagir, afirmando não marcar presença no programa por "solidariedade" com o colega.
"Toda a gente sabe o que o Match of the Day significa para mim, mas eu disse à BBC que não o farei amanhã. Solidariedade", escreveu no Twitter.
Alan Shearer seguiu-se, anunciando o mesmo.
"Informei a BBC de que não vou aparecer no Match of the Day da noite de amanhã", disse.
Tudo aconteceu no dia 7 de março, quando Gary Lineker usou o Twitter para comentar negativamente a política de imigração inglesa.
"Meu Deus, isto é para lá de horrível. Não existe um grande fluxo de refugiados. Acolhemos muito menos refugiados do que a maioria dos países da Europa. Isto é uma política de enorme crueldade direcionada às pessoas mais vulneráveis, de uma maneira que não se distancia muito daquelas usadas pelos alemães nos anos 30. Sou eu que estou mal?", disse.
Everybody knows what Match of the Day means to me, but I’ve told the BBC I won’t be doing it tomorrow. Solidarity.
— Ian Wright (@IanWright0) March 10, 2023
I have informed the BBC that I won’t be appearing on MOTD tomorrow night.
— Alan Shearer (@alanshearer) March 10, 2023
Leia Também: "O número de treinadores negros no futebol é chocante"