IPDJ alarga inquérito a ex-presidente após denúncias em sede parlamentar

O inquérito ao ex-presidente da Federação Portuguesa de Judo Jorge Fernandes foi hoje "alargado" pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), à luz de novos factos trazidos à comissão parlamentar.

Notícia

© Lusa

Lusa
16/03/2023 19:19 ‧ 16/03/2023 por Lusa

Desporto

Judo

"O IPDJ, em virtude de novos factos divulgados, e alegações que envolvem a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e o presidente destituído da direção, esclarece que o inquérito que já decorre neste Instituto terá o seu âmbito alargado", informou hoje o organismo do Estado.

Em causa estão os acontecimentos tornados públicos na terça-feira, na Comissão parlamentar de inquérito requerida pelo Bloco de Esquerda, em relação ao conflito vivido no judo, no qual a judoca Telma Monteiro denunciou que Jorge Fernandes, destituído do cargo, continuava a utilizar recursos da Federação (FPJ).

Na ocasião, Telma Monteiro, que se encontrava a prestar esclarecimentos em sede parlamentar, acompanhada pelos também judocas Rochele Nunes, Patrícia Sampaio, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes, revelou aos deputados que Jorge Fernandes acabara de chegar à Assembleia da República no automóvel da FPJ.

Uma situação que o ex-presidente, ouvido na segunda parte da audição, confirmou, dizendo estar devidamente autorizado pela Federação, motivando nesse mesmo dia a estupefação do presidente do IPDJ, Vítor Pataco, e já na quarta-feira, também em sede parlamentar, do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

"Aquilo que ouvimos ontem [terça-feira] foi um conjunto de denúncias que podem configurar usurpação de poderes e abuso de confiança por parte do ex-presidente da Federação de judo, com a conivência da atual direção da FPJ. E ouvimos também denúncias acerca da ausência de um departamento técnico no seio da federação, revelando que o ex-presidente exercia funções para além das funções da presidência, exercia funções técnicas. Inevitavelmente, darão lugar a um novo inquérito, que terá de ser célere e conclusivo", disse então o SEJD.

No mesmo dia em que foram ouvidos os judocas, Jorge Fernandes também prestou declarações aos deputados, na reunião imediatamente a seguir, e não só confirmou ter-se deslocado até à AR no carro da FPJ, como apresentou vários dados das despesas da preparação olímpica dos atletas, admitindo ter tido acesso a esses dados, mas, justificando também, que os mesmos são públicos.

As audições de terça e quarta-feira, requeridas por vários grupos parlamentares seguiram-se à crise que 'estalou' em agosto de 2022, com um grupo de judocas, entre os quais Telma Monteiro, a denunciarem um clima de opressão e um ambiente tóxico, dirigindo fortes críticas ao ex-presidente.

Mais tarde, num inquérito aberto pelo IPDJ, após queixa da Associação de Judo de Castelo Branco, Jorge Fernandes perdeu o mandato por incompatibilidades ao abrigo do artigo 51 do Regime Jurídico das Federações Desportivas, sendo destituído em dezembro.

O dirigente recandidatou-se ao cargo, juntamente com os órgãos sociais -- após ofício do IPDJ a indicar que deveria proceder-se a uma eleição global -, mas o Tribunal de Loures, após providência cautelar da Associação de Castelo Branco, desconvocou essas mesmas eleições, determinando que as mesmas deveriam realizar-se apenas para o cargo de presidente, estando agora marcadas para 29 de abril.

Em paralelo, continua a decorrer um inquérito em relação às convocatórias da seleção, extraído ainda do primeiro e que é agora alargado pelo IPDJ, à luz das denúncias feitas em sede parlamentar, bem como uma auditoria à Federação.

"Perante a gravidade desses factos e alegações, designadamente das declarações proferidas nas recentes audições da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, dos atletas (...) e do presidente destituído (...), o IPDJ, no estrito cumprimento da sua função fiscalizadora, atuará junto da FPJ e retirará as devidas consequências do processo em curso", acrescenta o organismo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

FC Porto

Craque reconhece craque. Falcao rendido a Rodrigo Mora

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica2969
3FC Porto3062
4Sp. Braga2960
5Vitória SC2948
6Santa Clara3047
7Famalicão3043
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Fórmula 1

Rumores crescem. Schumacher vê Verstappen noutra equipa em 2026

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas