Sp. Braga e FC Porto empataram neste domingo sem golos, em jogo da jornada 25 da I Liga. No Clássico do Norte, houve espaço para emoção, mas nenhum para golos.
A primeira parte foi de domínio bracarense, tendo o FC Porto corrido atrás do prejuízo. Conceição até mexeu na equipa para tentar mudar o rumo do jogo, mas sem sucesso. Na segunda parte, mais do mesmo, mas novamente sem oportunidades materializadas em golos.
Com este resultado, quem sorri e festeja é o Benfica. O FC Porto chega aos 58 pontos, menos 10 que as águias, enquanto o Sp. Braga leva 56, menos 12. O Sporting sente os arsenalistas mais alcançáveis, sendo a diferença de seis pontos.
Filme do jogo
Tanto prometeu, nada aconteceu. Sp. Braga e FC Porto abraçaram-se e tropeçaram juntos na corrida na tabela, havendo um principal beneficiado no final da história.
Com a obrigação de responder à eliminação da Liga dos Campeões, os dragões entraram em campo com algumas figuras... sentadas no banco. Já os bracarenses, que vinham de uma vitória convincente contra o Vizela, colocaram a carne toda no assador na tentativa de 'vingar' o resultado da primeira volta.
A primeira parte foi de aflição para a equipa de Sérgio Conceição e nada do que se via nos primeiros minutos do encontro o faziam prever. A entrada dos dragões no encontro foi positiva, excêntrica, mas não foi continuada.
Até ao regresso aos balneários para o intervalo, a corrente do jogo esteve do lado do Sp. Braga. A equipa de Artur Jorge tentou de jogo corrido, de bola parada, mas nunca conseguiu chegar ao golo que poderia desatar o nó bem apertado no encontro. Diogo Costa teve de dobrar a atenção para evitar o golo, mesmo que a pontaria arsenalista não estivesse tão afinada como esteve em Vizela.
Sérgio Conceição não gostou de ficar por baixo na partida e pouco depois da meia hora de jogo decidiu mudar. Tirou Rodrigo Conceição e Grujic do campo, um por pouca importância na partida, outro pela condição física precária. Eustáquio e Galeno, que se esperavam no onze inicial, acabaram por entrar antes do intervalo e tentar mudar o rumo do encontro, sem sucesso.
No regresso das cabines, Zaidu veio com a restante equipa, enquanto Wendell viu o resto do jogo da bancada. Ainda assim, nada de novo para a equipa do FC Porto, que continuou longe de criar perigo. Por outro lado, os minhotos replicaram o que fizeram na primeira parte e deixaram os dragões com o coração nas mãos por mais que uma vez. À medida que o campeão nacional falhava, o ambiente no Municipal de Braga melhorava e os arsenalistas ganhavam fibra para mais e melhor.
Tanto se ameaçou e nada se fez. Evanilson falhou de forma escandalosa, Pizzi entrou e quase deixou a Pedreira em festa, mas esta não era noite de partir pedra em Braga.
Com tudo empatado e a zeros, a luta pelo segundo lugar fica na mesma. O FC Porto chega aos 58 pontos, não conseguindo dar a melhor resposta à eliminação da Liga dos Campeões, enquanto o Sp. Braga é terceiro com 56 pontos, a 12 do Benfica. O Sporting, que parecia fora de qualquer luta, vai assistindo a tudo enquanto se aproxima do pódio.
Momento do jogo: O falhanço de Evanilson. Foi a melhor oportunidade do FC Porto em todo o encontro, tendo sido desperdiçada de forma inacreditável. Contudo, o Sp. Braga não ficou atrás com Pizzi e Abel Ruiz.
Onzes iniciais
Sp. Braga: Matheus; Victor Gómez, Niakaté, Tormena, Sequeira; Al Musrati, André Horta, Bruma, Medeiros; Ricardo Horta, Abel Ruiz.
FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Marcano, Fábio Cardoso, Wendell; Grujic, Uribe, Otávio; Evanilson, Pepê, Taremi.
Antevisão
Sp. Braga e FC Porto vão medir forças neste domingo, em jogo da 25.ª jornada da I Liga. Minhotos e dragões estão em luta pelo segundo posto do campeonato, esperando-se um espetáculo de futebol naquele que será, ainda, o prato forte desta ronda.
Na primeira volta, o FC Porto deu corda ao sapato e bateu o Sp. Braga no Dragão por 4-1. Os dois emblemas chegam a este jogo em fases diferentes e com resultados diferentes. O FC Porto vem de três jogos intensos, com o último, frente ao Inter para a Liga dos Campeões, a deixar marca na equipa de Sérgio Conceição, dedicado a 100% na I Liga até ao final da época. Já o Sp. Braga, igualmente entregue à luta pelo campeonato, venceu o Vizela por 4-0, respondendo à derrota no dérbi minhoto, e procura dar resposta neste encontro.
O Sp. Braga-FC Porto joga-se a partir das 18 horas, no Estádio Municipal de Braga, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Joga-se o segundo lugar em Braga... e com muitos milhões à mistura