Dragão mole em Pedreira vasta, tanto bate que... mais o Benfica afasta

Clássico do Norte teve ação, mas não teve golo. Líder da I Liga é o principal beneficiado.

Notícia

© Getty Images

Tiago Antunes
19/03/2023 19:56 ‧ 19/03/2023 por Tiago Antunes

Desporto

I Liga

Sp. Braga e FC Porto empataram neste domingo sem golos, em jogo da jornada 25 da I Liga. No Clássico do Norte, houve espaço para emoção, mas nenhum para golos.

A primeira parte foi de domínio bracarense, tendo o FC Porto corrido atrás do prejuízo. Conceição até mexeu na equipa para tentar mudar o rumo do jogo, mas sem sucesso. Na segunda parte, mais do mesmo, mas novamente sem oportunidades materializadas em golos.

Com este resultado, quem sorri e festeja é o Benfica. O FC Porto chega aos 58 pontos, menos 10 que as águias, enquanto o Sp. Braga leva 56, menos 12. O Sporting sente os arsenalistas mais alcançáveis, sendo a diferença de seis pontos.

Filme do jogo

Tanto prometeu, nada aconteceu. Sp. Braga e FC Porto abraçaram-se e tropeçaram juntos na corrida na tabela, havendo um principal beneficiado no final da história.

Com a obrigação de responder à eliminação da Liga dos Campeões, os dragões entraram em campo com algumas figuras... sentadas no banco. Já os bracarenses, que vinham de uma vitória convincente contra o Vizela, colocaram a carne toda no assador na tentativa de 'vingar' o resultado da primeira volta. 

A primeira parte foi de aflição para a equipa de Sérgio Conceição e nada do que se via nos primeiros minutos do encontro o faziam prever. A entrada dos dragões no encontro foi positiva, excêntrica, mas não foi continuada.

Até ao regresso aos balneários para o intervalo, a corrente do jogo esteve do lado do Sp. Braga. A equipa de Artur Jorge tentou de jogo corrido, de bola parada, mas nunca conseguiu chegar ao golo que poderia desatar o nó bem apertado no encontro. Diogo Costa teve de dobrar a atenção para evitar o golo, mesmo que a pontaria arsenalista não estivesse tão afinada como esteve em Vizela.

Sérgio Conceição não gostou de ficar por baixo na partida e pouco depois da meia hora de jogo decidiu mudar. Tirou Rodrigo Conceição e Grujic do campo, um por pouca importância na partida, outro pela condição física precária. Eustáquio e Galeno, que se esperavam no onze inicial, acabaram por entrar antes do intervalo e tentar mudar o rumo do encontro, sem sucesso.

No regresso das cabines, Zaidu veio com a restante equipa, enquanto Wendell viu o resto do jogo da bancada. Ainda assim, nada de novo para a equipa do FC Porto, que continuou longe de criar perigo. Por outro lado, os minhotos replicaram o que fizeram na primeira parte e deixaram os dragões com o coração nas mãos por mais que uma vez. À medida que o campeão nacional falhava, o ambiente no Municipal de Braga melhorava e os arsenalistas ganhavam fibra para mais e melhor.

Tanto se ameaçou e nada se fez. Evanilson falhou de forma escandalosa, Pizzi entrou e quase deixou a Pedreira em festa, mas esta não era noite de partir pedra em Braga.

Com tudo empatado e a zeros, a luta pelo segundo lugar fica na mesma. O FC Porto chega aos 58 pontos, não conseguindo dar a melhor resposta à eliminação da Liga dos Campeões, enquanto o Sp. Braga é terceiro com 56 pontos, a 12 do Benfica. O Sporting, que parecia fora de qualquer luta, vai assistindo a tudo enquanto se aproxima do pódio.

Momento do jogo: O falhanço de Evanilson. Foi a melhor oportunidade do FC Porto em todo o encontro, tendo sido desperdiçada de forma inacreditável. Contudo, o Sp. Braga não ficou atrás com Pizzi e Abel Ruiz.

Onzes iniciais

Sp. Braga: Matheus; Victor Gómez, Niakaté, Tormena, Sequeira; Al Musrati, André Horta, Bruma, Medeiros; Ricardo Horta, Abel Ruiz.

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Marcano, Fábio Cardoso, Wendell; Grujic, Uribe, Otávio; Evanilson, Pepê, Taremi.

Antevisão

Sp. Braga e FC Porto vão medir forças neste domingo, em jogo da 25.ª jornada da I Liga. Minhotos e dragões estão em luta pelo segundo posto do campeonato, esperando-se um espetáculo de futebol naquele que será, ainda, o prato forte desta ronda.

Na primeira volta, o FC Porto deu corda ao sapato e bateu o Sp. Braga no Dragão por 4-1. Os dois emblemas chegam a este jogo em fases diferentes e com resultados diferentes. O FC Porto vem de três jogos intensos, com o último, frente ao Inter para a Liga dos Campeões, a deixar marca na equipa de Sérgio Conceição, dedicado a 100% na I Liga até ao final da época. Já o Sp. Braga, igualmente entregue à luta pelo campeonato, venceu o Vizela por 4-0, respondendo à derrota no dérbi minhoto, e procura dar resposta neste encontro.

O Sp. Braga-FC Porto joga-se a partir das 18 horas, no Estádio Municipal de Braga, e poderá acompanhar a par e passo as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Joga-se o segundo lugar em Braga... e com muitos milhões à mistura

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Redes Sociais

Momento trágico. Vítor Gomes, do Rio Ave, perde pai no dia de aniversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Cinema

Filmes de natal... para amantes de automóveis. Eis cinco sugestões

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas