UEFA com mão pesada no 'Caso Negreira'. Barcelona alvo de investigação

Organismo fala de uma "potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto c/Lusa
23/03/2023 12:37 ‧ 23/03/2023 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto

La Liga

A UEFA emitiu, esta quinta-feira, um comunicado oficial no qual informa que abriu uma investigação contra o Barcelona na sequência do denominado Caso Negreira, em que os catalães têm estado envolvidos.

De acordo com a nota do Comité Ético e Disciplinar da UEFA, "os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado 'Caso Negreira'".

Recorde-se que o Ministério Público de Espanha já tinha feito chegar ao Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona uma denúncia formal contra o Barcelona por suposta corrupção, no seguimento daquele que é já chamado de 'Caso Negreira'.

Este processo engloba, ainda, os dois últimos presidentes blaugrana, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, os dirigentes Óscar Grau e Albert Soler, e, finalmente, o ex-vice-presidente do Comité Técnico de Árbitros, José María Enríques Negreira.

O atual presidente dos catalães, Joan Laporta, disse que as acusações de corrupção que recaem sobre o clube vão ter uma resposta forte da atual direção, alegando que os catalães estão a ser "vítimas" de uma campanha de desestabilização.

O caso surge na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que o antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por alegada assessoria ao clube, entre 2001 e 2018.

Este caso, no qual o clube catalão é indiciado do crime de corrupção em negócios na forma continuada, vai ser apenso a um outro, resultado de uma denúncia apresentada nas últimas semanas pelo antigo árbitro e atual videoárbitro Estrada Fernández contra Negreira e a empresa Dasnil 95, por corrupção desportiva.

Alegadas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.

De acordo com a justiça espanhola, o Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com José Negreira, de forma que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus jogos.

Nos últimos dias, a imprensa espanhola noticiou que o Barcelona poderá ficar fora da Liga dos Campeões na próxima temporada, uma possível consequência desportiva que a UEFA pode aplicar na sequência deste caso.

[Notícia atualizada às 13h55]

Leia Também: UEFA pondera expulsar o Barcelona da Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas